4 opções de remédios para impingem

Os remédios mais indicados para impingem são antifúngicos como cetoconazol, fluconazol, amorolfina ou clotrimazol, que podem ser encontrados na forma de pomadas, comprimidos, shampoos ou esmaltes e devem ser usados de acordo com a orientação do médico.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Impingem, ou impinge, é um termo popular para micoses de pele conhecidas como tinea, que podem afetar partes do corpo como pés, virilha, unhas, tronco ou couro cabeludo e causar sintomas como manchas vermelhas, arredondadas e em formato de anel, descamação e coceira na pele.

Leia também: Impingem: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/impingem

Em caso de suspeita de impingem, é recomendado consultar um dermatologista, que é o médico mais indicado para orientar o seu tratamento e indicar quais os remédios mais adequados para cada caso e como usá-los corretamente.

Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios

Os remédios mais indicados para impingem incluem:

1. Pomadas

As pomadas para impingem possuem ação antifúngica e ajudam a eliminar o fungo e aliviar os sintomas. Estes remédios existem também na forma de loções ou soluções para serem aplicadas na pele e, normalmente, são indicados quando as lesões são pequenas e localizadas.

Algumas pomadas indicadas para impingem são:

  • Clotrimazol 1% creme ou solução (Canesten ou Clotrimix);
  • Cetoconazol 2% creme (NIzoral ou Cetonax);
  • Miconazol 2% creme, solução, loção ou pó (Vodol);
  • Terbinafina 1% creme ou solução (Lamisilate ou Funtyl).

Estas pomadas normalmente devem ser aplicadas sobre as lesões na pele 1 a 2 vezes por dia, por pelo menos 2 semanas, devendo ser sempre usadas de acordo com as orientações do médico.

É importante manter o tratamento até ao fim, mesmo que ocorram melhora dos sintomas em 1 a 2 semanas, para evitar o reaparecimento da infecção.

2. Comprimidos

Antifúngicos na forma de comprimidos normalmente são indicados pelo médico quando a impingem afeta uma área da pele muito grande, atinge o couro cabeludo ou não melhora apenas com o uso de pomadas.

Nestes casos, o dermatologista pode recomendar o uso de medicamentos, como:

  • Fluconazol 150 mg cápsulas (Zoltec ou Triazol);
  • Itraconazol 100 mg cápsulas (Sporanox ou Itraspor);
  • Terbinafina 250 mg comprimidos ou cápsulas (Zior ou Funtyl).

O tratamento da impingem com medicamentos orais deve ser feito somente com a orientação de um dermatologista ou clínico geral e a sua duração normalmente varia de 1 a 4 semanas, dependendo do medicamento indicado.

3. Shampoo

Especialmente nos casos de impingem no couro cabeludo, o dermatologista também pode indicar o uso de shampoos antifúngicos para complementar o tratamento com medicamentos orais. Um exemplo de shampoo é o Nizoral, que contém cetoconazol 2%.

O shampoo contribui para aliviar rapidamente sintomas da impingem, como coceira ou descamação da pele, e pode ajudar a diminuir a sua transmissão.

4. Esmalte

Esmaltes com antifúngicos podem ser indicados pelo dermatologista para o tratamento de impingem nas unhas, também chamada de onicomicose ou tinha ungueal. Nestes casos, algumas vezes o seu uso pode ser indicado em conjunto com o tratamento oral.

Leia também: Onicomicose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/onicomicose

Alguns exemplos de esmaltes antifúngicos para unhas são:

  • Amorolfina 50 mg/mL (Loceryl ou Onicoryl);
  • Ciclopirox 80 mg/mL (Fungirox ou Micolamina).

O esmalte deve ser aplicado nas unhas afetadas das mãos ou dos pés uma a duas vezes por semana e a duração do tratamento pode variar de cerca de 6 meses, para as unhas das mãos, até 12 meses, para as unhas dos pés.