9 remédios para infecção intestinal (antibióticos, analgésicos e opções caseiras)

Os remédios para infecção intestinal são principalmente analgésicos, antiespasmódicos ou antieméticos, que ajudam a aliviar os sintomas como cólicas intestinais, dor de barriga, náuseas, vômitos ou  febre, por exemplo.

Além disso, quando os sintomas são persistentes e/ou muito intensos, o gastroenterologista, clínico geral ou pediatra pode recomendar o uso de antibióticos ou antiparasitários de acordo com o microrganismo responsável pela infecção.

O uso de remédios para infecção intestinal deve ser feito com orientação médica e associado a medidas caseiras, como repouso, hidratação e alimentação leve e de fácil digestão, para favorecer a recuperação.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 3

9 remédios para infecção intestinal

Os principais remédios para infecção intestinal são:

1. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico que pode ser indicado pelo médico para ajudar a aliviar a febre e aliviar a dor de barriga e mal estar geral, causados por infecções intestinais.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, solução em gotas ou xarope, e deve ser usado com orientação do gastroenterologista ou clínico geral.

O paracetamol não deve ser usado por pessoas que tenham problemas no fígado, como a insuficiência hepática, ou que fazem uso excessivo ou constante de bebidas alcoólicas.

Como usar: a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg, 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 8 comprimidos de paracetamol 500 mg, em doses divididas. Veja como usar o paracetamol corretamente.

2. Dipirona

A dipirona é outro analgésico que pode ser indicado para aliviar os sintomas de febre e dor de barriga, causados infecções intestinais causadas por vírus ou bactérias.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimido ou xarope, e não deve ser usado por grávidas, bebês com menos de 3 meses de idade ou que pesam menos de 5 Kg e para pessoas que têm alergia à dipirona ou outros remédios para dor ou febre.

Como usar: a dose recomendada para adultos e adolescentes com mais de 15 anos é de 20 a 40 gotas de dipirona 500 mg/mL em dose única. A dose diária não deve ultrapassar 40 gotas, até no máximo 4 vezes por dia. Saiba como tomar a dipirona

3. Escopolamina

A escopolamina é um antiespasmódico pode que pode ajudar a diminuir as contrações e espasmos dos músculos do intestino, aliviando a cólica causada por infecções intestinais.

Esse remédio pode ser encontrado com o nome Buscopam simples, podendo também estar associado a dipirona, com os nomes Buscopam composto ou Atrovex, por exemplo.

A escopolamina ou escopolamina + dipirona não devem ser usadas por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com dilatação ou estreitamento do intestino, ou crianças que estejam com diarreia aguda ou persistente.

Como usar: a dose do Buscopan simples que contém apenas 10 mg de escopolamina, para adultos ou crianças com mais de 6 anos, é de 10 a 40 gotas, de 3 a 5 vezes por dia, ou 1 a 2 comprimidos, de 3 a 5 vezes por dia, conforme orientação médica. Veja também como tomar o Buscopan Composto.

4. Hioscina

A hioscina é um antiespasmódico e analgésico que pode ser indicado para aliviar as cólicas intestinais causadas por infecções no intestino.

Esse remédio normalmente é encontrado em associação com escopolamina, dipirona e homatropina, com o nome comercial Tropinal, na forma de gotas ou comprimidos.

A hioscina não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham asma induzida pelo uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, glaucoma, insuficiência hepática ou renal, ou problemas sanguíneos.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos de Tropinal, até 3 vezes por dia, conforme orientação médica.

5. Metoclopramida

A metoclopramida é um antiemético que pode ser indicado pelo médico para ajudar a aliviar as náuseas e vômitos provocados pela infecção intestinal.

Esse remédio deve ser usado somente com indicação médica, sendo encontrado na forma de comprimidos, gotas ou solução oral.

A metoclopramida é contraindicada para crianças com menos de 1 ano de idade ou para pessoas que tenham hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrointestinal, epilepsia, feocromocitoma, doença de Parkinson ou distúrbio do movimento.

Durante a gravidez ou amamentação, a metoclopramida só deve ser usada se indicado pelo médico.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de metoclopramida 10mg, até 3 vezes por dia. Veja também como tomar a metoclopramida gotas e solução oral.

6. Saccharomyces boulardii

Saccharomyces boulardii é um probiótico que pode ser indicado pelo gastroenterologista para ajudar a combater a diarreia causada por infecção intestinal bacteriana por Clostridium difficile, uso de antibióticos ou quimioterapia.

Esse probiótico ajuda a restaurar a microbiota intestinal e a fortalecer o sistema imunológico.

Saccharomyces boulardii pode ser encontrado com os nomes Floratil e o Repoflor. Veja como tomar os probióticos.

Como usar: as doses normalmente recomendadas para adultos, são de 1 a 2 cápsulas, 2 vezes por dia, conforme orientação do médico. Para crianças, as doses deve ser orientadas pelo pediatra de acordo com a idade e o peso da criança.

Conheça mais sobre os probióticos no vídeo a seguir:

PROBIÓTICOS para um INTESTINO SAUDÁVEL

06:14 | 210.882 visualizações

7. Amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico que pode ser indicado pelo gastroenterologista nos casos de infecções intestinais graves causadas por bactérias.

Assim, esse antibiótico pode ser usado nos casos gastroenterites bacterianas causadas por E. coli, Salmonella sp., Campylobacter sp. ou Shigella sp., por exemplo.

A amoxicilina é encontrada na forma de comprimidos ou suspensão para uso oral e não deve ser usada por pessoas que tenham alergia as penicilinas ou cefalosporinas.

Durante a gravidez ou amamentação, esse remédio só deve ser usado se indicado pelo médico.

Como usar: a dose normalmente recomendada da amoxicilina para adultos é de 500 mg via oral, 3 vezes ao dia, ou 875 mg, 2 vezes ao dia, por 5 a 10 dias de tratamento. 

8. Azitromicina

A azitromicina é outro antibiótico que pode ser indicado para infecções intestinais causada por bactérias, como Salmonella sp., Campilobacter jejuni, Vibrio cholerae ou Shigella sp., por exemplo.

No entanto, o uso da azitromicina, assim como outros antibióticos, só deve ser feito quando os sintomas são intensos devido à grande quantidade de toxinas bacterianas circulantes, e deve ser usada somente com indicação médica.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos é de 1 comprimido de azitromicina 500 mg, 1 vez por dia, tomado sempre no mesmo horário, durante 3 dias, ou conforme orientação médica.

Leia também: 6 antibióticos para infecção intestinal (e como usar) tuasaude.com/antibioticos-para-infeccao-intestinal

9. Nitazoxanida

A nitazoxanida é um antiparasitário que pode ser indicado pelo médico para infecções intestinais que causam diarreia aguda, como giardíase ou amebíase.

Além disso, esse remédio também pode ser indicado para infecções intestinais causadas por vírus, como rotavírus ou norovírus, por exemplo.

A nitazoxanida pode ser encontrado na forma de comprimidos ou pó para suspensão oral, com os nomes Annita, Irosê, Mínti, Tanisea ou Asox.

Esse remédio não deve ser usado por pessoas com diabetes, insuficiência hepática, insuficiência renal ou que tenham alergia à nitazoxanida. O xarope não deve ser usado por menores de 1 ano e os comprimidos por crianças com menso de 12 anos.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 500 mg, 2 vezes ao dia, durante 3 dias.

No caso de crianças com mais de 1 ano, deve-se usar a suspensão oral (xarope) e as doses devem ser indicadas pelo pediatra de acordo com o peso corporal da criança. Saiba como usar o xarope de nitazoxanida.

Leia também: O que fazer na infecção intestinal: 6 tratamentos recomendados tuasaude.com/tratamento-para-infeccao-intestinal

Remédios caseiros para infecção intestinal

Os remédios caseiros para infecção intestinal têm como objetivo repor os minerais perdidos devido à diarreia intensa e os vômitos, além de promover a hidratação. 

Por esta razão, a reidratação oral é muito importante, podendo ser feita com soluções obtidas na farmácia ou com um soro caseiro que pode ser preparado em casa.

Além disso, para aliviar a dor e diminuir a diarreia podem-se tomar águas saborizadas, que também evitam a desidratação.

Outras opções são os chás com propriedade anti-inflamatória, antiespasmódica, antimicrobiana e digestiva que podem ser preparados facilmente em casa, como um chá de hortelã-pimenta, a água de gengibre e a água com limão por exemplo. Veja como preparar os remédios caseiros para infecção intestinal.

Vídeos relacionados

COMO FAZER SORO CASEIRO

02:34 | 3.126.428 visualizações

PROBIÓTICOS para um INTESTINO SAUDÁVEL

06:14 | 210.882 visualizações

Como PARAR a DIARREIA mais rápido

17:10 | 1.373.945 visualizações