Os remédios para intoxicação alimentar, como os sais de reidratação oral, a metoclopramida ou a escopolamina, ajudam a aliviar os sintomas de náuseas, vômitos ou diarreia, e a prevenir a desidratação.
Em alguns casos, o médico também pode indicar o uso de probióticos, como o Saccharomyces boulardii para regular a microbiota intestinal, ou antibióticos nos casos mais graves, quando a intoxicação alimentar é causada por bactérias.
Leia também: Intoxicação alimentar: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-da-intoxicacao-alimentarO tratamento da intoxicação alimentar deve ser feito com orientação do pediatra, clínico geral ou gastroenterologista, que pode indicar o remédio mais adequado de acordo com os sintomas, uma vez que não existe um medicamento específico, já que o corpo é capaz de eliminar naturalmente as toxinas e microrganismos.
7 remédios para intoxicação alimentar
Os principais remédios indicados na intoxicação alimentar são:
1. Sais de reidratação oral
Os sais de reidratação oral ajudam a repor eletrólitos perdidos devido aos vômitos ou diarreia causados pela intoxicação alimentar. Confira todos os sintomas de desidratação.
Essas soluções podem ser encontradas com os nomes comerciais Floralyte, Hidrafix, Rehidrat ou Pedialyte, por exemplo, e devem ser usados com orientação médica.
Além disso, outra opção de reidratação oral é fazer o soro caseiro. Saiba como preparar o soro caseiro.
Nos casos de desidratação grave, pode ser indicado pelo médico internamento hospitalar para receber soro na veia.
2. Carvão vegetal ativado
O carvão vegetal ativado pode ser indicado no tratamento de intoxicação alimentar porque é capaz de absorver as toxinas responsáveis pelos sintomas, reduzir a absorção gastrointestinal das toxinas e favorecer a sua eliminação.
A dose recomendada é de 1 cápsula, 2 vezes ao dia, mas caso o médico prescreva outros medicamentos, o carvão vegetal não deve ser ingerido, pois pode comprometer a absorção dos mesmos. Veja mais detalhes sobre como usar o carvão vegetal.
3. Metoclopramida
A metoclopramida é um antiemético que pode ser indicado pelo médico para ajudar a aliviar as náuseas e vômitos provocados pela intoxicação alimentar.
Esse remédio deve ser usado somente com indicação médica, sendo encontrado na forma de comprimidos, gotas ou solução oral. Saiba como tomar a metoclopramida.
A metoclopramida é contraindicada para crianças com menos de 1 ano de idade ou para pessoas que tenham hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrointestinal, epilepsia, feocromocitoma, doença de Parkinson ou distúrbio do movimento.
Durante a gravidez ou amamentação, a metoclopramida só deve ser usada se indicado pelo médico.
Leia também: 4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa tuasaude.com/intoxicacao-alimentar-o-que-fazer4. Escopolamina
A escopolamina, ou butilbrometo de escopolamina, é um anticolinérgico indicado para aliviar as cólicas intestinais ou dor no estômago causadas pela intoxicação alimentar.
Esse remédio age diminuindo as contrações ou espasmos do estômago e intestinos, reduzindo a sensação de náusea e cólicas intestinais. Saiba como tomar a escopolamina.
A escopolamina deve ser usada com indicação médica, pois não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou pessoas com glaucoma.
5. Saccharomyces boulardii
O Saccharomyces boulardii é um probiótico que pode ser indicado pelo médico para ajudar a combater a diarreia aguda causada pela intoxicação alimentar.
O uso desse probiótico pode ser encontrado com os nomes Floratil e o Repoflor, por exemplo, e tem como objetivo de restaurar a microbiota intestinal, ajudando a diminuir os sintomas e fortalecer o sistema imunológico. Veja como tomar os probióticos.
Conheça mais sobre os probióticos no vídeo a seguir:
PROBIÓTICOS para um INTESTINO SAUDÁVEL
06:14 | 205.971 visualizações6. Azitromicina
A azitromicina é um antibiótico que pode ser indicado para intoxicação alimentar causada por bactérias, como Salmonella sp., por exemplo.
No entanto, o uso da azitromicina, assim como outros antibióticos, só deve ser feito quando os sintomas são intensos devido à grande quantidade de toxinas bacterianas circulantes, e deve ser usada somente com indicação médica.
Além da azitromicina, outros antibióticos que podem ser indicados pelo médico são metronidazol, clindamicina, tetraciclina ou ciprofloxacino, por exemplo, o que varia de acordo com o tipo de bactéria que causou a intoxicação alimentar.
Leia também: Como parar a diarreia mais rápido: 8 dicas eficazes tuasaude.com/como-parar-a-diarreia-mais-rapido7. Nitazoxanida
A nitazoxanida é um antiparasitário que pode ser indicado nos casos de diarreia aguda causada intoxicação alimentar devido a protozoários, como nos casos de giardíase ou amebíase.
Além disso, esse remédio também tem ação contra vírus, como rotavírus ou norovírus, que podem causar intoxicação alimentar, e por isso, também pode ser indicado nesses casos.
A nitazoxanida pode ser encontrado na forma de comprimidos ou pó para suspensão oral, com os nomes Annita, Irosê, Mínti, Tanisea ou Asox, e deve ser usada somente com indicação médica.
Opções de remédios naturais
Um ótimo remédio natural para intoxicação alimentar é beber o chá de amoreira e camomila, pois possui ação antidiarreica, reguladora intestinal, bactericida e calmante, ajudando a eliminar os microrganismos responsáveis pela intoxicação alimentar e a aliviar os episódios de diarreia.
Outro excelente remédio natural para intoxicação alimentar é chupar ou mastigar um pedaço de gengibre, pois o gengibre é antiemético, ajudando a reduzir as náuseas e os vômitos. Veja como preparar os remédios naturais para intoxicação alimentar.
Leia também: O que comer durante a intoxicação alimentar tuasaude.com/o-que-comer-para-tratar-a-intoxicacao-alimentar