A prisão de ventre pode ser combatida com medidas simples, como prática de atividade física e alimentação adequada, que deve ser rica em fibras, já que assim é possível estimular os movimentos intestinais, aumentar o volume das fezes e promover a sua eliminação.
No entanto, quando a prática de exercício e a alimentação não são suficientes para combater a prisão de ventre, o médico pode indicar o uso de alguns remédios de farmácia, além de alguns remédios caseiros para complementar o tratamento.
Porém, o uso de qualquer remédio para prisão de ventre, incluindo os remédios naturais, é sempre arriscado e só deve ser feito em último caso, porque o organismo pode-se habituar os remédios, deixando de funcionar por si só. Desta forma, o recomendado para tratar e prevenir a prisão de ventre é consumir todos os dias legumes, verduras, frutas, sementes ricas em fibras como a chia, beber cerca de 2 litros de água por dia e praticar exercício físico regularmente. Saiba o que fazer para controlar a prisão de ventre.
1. Remédios para prisão de ventre
Os remédios para prisão de ventre normalmente são indicados quando o consumo de alimentos ricos em fibras e a prática de atividade física não são suficientes para estimular o funcionamento do intestino. Alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico são:
- Lacto purga;
- Dulcolax;
- Lactuliv;
- Minilax;
- Almeida Prado 46;
- Naturetti;
- FiberMais;
- Laxol.
Esses remédios ajudam a aumentar o volume da fezes e estimular os movimentos intestinais, facilitando a saída das fezes e promovendo o esvaziamento rápido do intestino.
No caso de medicamentos naturais, como o Almeida Prado, Naturetti, FiberMais e o Laxol, os efeitos colaterais são menores. É importante que esses remédios sejam utilizados conforme orientação do médico e somente quando houver necessidade.
2. Remédios caseiros
Os remédios caseiros para prisão de ventre são aqueles que possuem propriedades laxantes e são ricos em fibras, como a vitamina de mamão com laranja e o chá de ruibarbo, por exemplo. Esses remédios são normalmente indicados com o objetivo de complementar o tratamento indicado pelo médico. Confira algumas opções de remédios caseiros para prisão de ventre.
Além desses remédios caseiros, é fundamental beber pelo menos 2 litros de água por dia e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes e cereais, além de praticar atividade física de forma regular.
Veja no vídeo a segui mais dicas do que fazer para combater o intestino preso: