Alguns remédios para virose, como o paracetamol, o ibuprofeno ou a metoclopramida, ajudam a aliviar os sintomas, como febre, dor no muscular, náuseas ou mal estar geral, por exemplo.
As viroses são infecções causadas por vírus, como gripe, resfriado ou gastroenterite, que são doenças autolimitadas, em que o próprio sistema imunológico se encarrega de combater o vírus, curando a doença em 3 a 10 dias.
Os remédios para virose podem ajudar a aliviar os sintomas, e devem ser orientados pelo clínico geral, e fazer parte do tratamento com repouso, hidratação oral adequada e alimentação leve. Veja como é feito o tratamento da virose.
Remédios de farmácia para virose
Os principais remédios para virose são:
1. Paracetamol
O paracetamol é um analgésico que ajuda a aliviar os sintomas de dor de cabeça, dor muscular ou mal estar geral causado por viroses, como gripes ou resfriados, por exemplo.
Além disso, esse remédio também tem ação antitérmica que ajuda a baixar a febre em adultos ou crianças, pois age reduzindo a produção de substâncias específicas no corpo, responsáveis por causar a febre. Saiba como tomar o paracetamol corretamente.
O paracetamol não deve ser usado por pessoas que tenham problemas no fígado, como a insuficiência hepática, ou que fazem uso abusivo ou constante de bebidas alcoólicas.
2. Dipirona
A dipirona é outro remédio com ação analgésica e antitérmica que pode ser indicado para baixar febre, aliviar o mal estar e a dor no corpo provocadas por viroses, como gripes e resfriados, por exemplo.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimidos, xarope ou supositórios, e deve ser usado apenas com indicação médica. Veja como tomar a dipirona.
A dipirona não deve ser usada por pessoas que tenham a função da medula óssea prejudicada, doenças relacionadas com a produção das células sanguínea ou que sejam alérgicas à dipirona ou outros remédios para febre ou dor, como ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina ou naproxeno, por exemplo.
3. Ibuprofeno
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide indicado para aliviar os sintomas de viroses, como dor muscular, febre, dor de cabeça, mal estar geral ou dor de garganta que podem ocorrer devido ao resfriado comum ou gripes.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimidos, cápsulas gelatinosas ou suspensão oral, e deve ser usado com indicação médica. Saiba como tomar o ibuprofeno.
O ibuprofeno não deve ser usado em casos de dengue, úlcera no estômago, sangramento gastrintestinal ou insuficiência do fígado, rins ou coração, e também não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e crianças com menos de 6 meses de idade.
O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos de idade só deve ser feito sob orientação do pediatra.
4. Ácido acetilsalicílico
O ácido acetilsalicílico é outro anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para baixar febre e aliviar a dor no corpo causadas por viroses, como gripes ou resfriados. Confira outras indicações do ácido acetilsalicílico.
Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos com os nomes Aspirina ou AAS, por exemplo, e não deve ser usado por pessoas que tenham dengue, tendências à sangramentos, úlcera no estômago ou no intestino, asma, insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave, ou que estejam usando anticoagulantes orais.
O ácido acetilsalicílico não deve ser usado durante a gravidez, a menos que recomendado pelo médico. Para crianças com menos de 12 anos, o uso do ácido acetilsalicílico infantil também só deve ser feito com indicação do pediatra.
5. Soluções de reidratação oral
As soluções de reidratação oral ajudam a repor líquidos e sais minerais que são perdidos devido a diarreia aguda ou vômitos, causados por viroses, como a gastroenterite, evitando a desidratação. Confira todos os sintomas de desidratação.
Alguns exemplos de soluções que podem ser indicadas para reidratação oral são o Floralyte, Hidrafix, Rehidrat ou Pedialyte, por exemplo.
Além disso, o soro caseiro também é uma ótima opção para reidratação oral. Saiba como preparar o soro caseiro.
Nos casos de desidratação grave, pode ser indicado pelo médico internamento hospitalar para receber soro na veia.
6. Probióticos
Os probióticos também podem ser indicados em caso de gastroenterite, pois ajudam a reequilibrar a microbiota intestinal, promovendo o alívio da diarreia causada por viroses.
Alguns exemplos de probióticos são Florax ou Floratil, por exemplo. Conheça mais sobre os probióticos.
É importante ressaltar que o uso de probióticos para a diarreia aguda deve ser combinada com sais de reidratação oral de acordo com a indicação médica.
7. Metoclopramida
A metoclopramida é antiemético que pode ser indicado para aliviar as náuseas e vômitos causados por viroses, tendo um início de ação rápido, de cerca 30 a 60 minutos após tomar por via oral.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, gotas ou solução oral, e deve ser usado somente com indicação médica. Saiba como tomar a metoclopramida.
A metoclopramida não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano de idade, por pessoas que tenham hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrointestinal, epilepsia, feocromocitoma, doença de Parkinson ou distúrbio do movimento.
Durante a gravidez ou amamentação, a metoclopramida só deve ser usada se indicado pelo médico.
8. Oseltamivir
O oseltamivir (Tamiflu) é indicado para o tratamento da gripe causada pelos vírus influenza A e B, incluindo do vírus influenza A H1N1, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade. Saiba identificar os sintomas do H1N1.
Esse remédio, assim como o zanamivir (Relenza), tem ação específica para combater os esses vírus, e seu uso deve ser feito somente se indicado pelo médico.
É importante ressaltar, que o oseltamivir não substitui a vacina da gripe. Entenda melhor o que é a vacina da gripe e quando tomar.
Remédios para virose infantil
Os remédios para virose infantil são o paracetamol (Tylenol bebê ou criança), a dipirona infantil (Novalgina infantil) e o ibuprofeno (Alivium infantil), pois ajudam a aliviar os sintomas de febre, dor muscular e mal estar.
Estes remédios só devem ser tomados com indicação do pediatra, que deve calcular a dose de acordo com a idade e o peso corporal da criança.
Além disso, existem sais de reidratação oral infantil que podem ser indicados pelo pediatra para evitar a desidratação causadas por vômitos ou diarreia.
É importante levar a criança ou o bebê ao pediatra sempre que apresentar sintomas de virose, pois o sistema imunológico ainda não está completamente maduro, e assim, ter uma avaliação detalhada e, se necessário, indicado o uso de remédios para aliviar os sintomas.
Remédios para virose na gravidez
O remédio mais indicado para aliviar os sintomas da virose na gravidez, é o paracetamol, que é considerado o remédio que tem menos risco para o bebê.
No entanto, deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. Saiba como usar o paracetamol na gravidez.
Além disso, outro remédio que pode ser indicado pelo obstetra para tratar a gripe influenza A H1N1 na gravidez é o oseltamivir, para evitar complicações para a mulher e o bebê. Esse remédio só deve ser usado com indicação médica após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e os potenciais riscos para o bebê.
Quando ir ao médico
É importante consultar o clínico geral no seguintes casos:
- Febre alta;
- Febre por mais de 24 horas, acompanhada de vômitos
- Vômitos ou diarreia intensos;
- Diarreia com sangue;
- Dificuldade para respirar;
- Sintomas de desidratação.
No caso de bebês, crianças, idosos e gestantes, ou pessoas com doenças crônicas, deve-se sempre consultar o médico, pois possuem maior risco de desidratação ou complicações.
Marque uma consulta com um clínico geral na região mais próxima: