Alguns remédios para dor de cabeça, como o ibuprofeno, o paracetamol ou a dipirona, podem ser usados nos casos de dor de cabeça leve a moderada, causada por fatores como gripes, excesso de estresse ou cansaço, por exemplo.
Além disso, no caso de dor de cabeça forte ou enxaqueca, existem opções de remédios que podem ser indicados pelo médico, como o sumatriptano ou o mesilato de diidroergotamina, pois promovem um estreitamento dos vasos sanguíneos cerebrais e o bloqueio da dor.
O tratamento da dor de cabeça deve sempre ser orientado pelo neurologista ou clínico geral, que pode indicar o melhor remédio de forma individualizada de acordo com a idade, o tipo de dor de cabeça e sua gravidade. Confira os principais tipos de dor de cabeça.
6 remédios para dor de cabeça
Os principais remédios para dor de cabeça que podem ser indicados pelo médico são:
1. Paracetamol
O paracetamol (Tylenol) é um analgésico indicado para dor de cabeça leve a moderada e pode ser encontrado na forma de comprimidos ou de solução em gotas.
Além disso, o paracetamol pode ser encontrado associado à cafeína que ajuda a aumentar a absorção do paracetamol, tendo um efeito analgésico mais rápido.
O paracetamol, quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas, pode afetar gravemente o fígado, causar hepatite medicamentosa e colocar a vida em risco. Saiba identificar os sintomas de hepatite medicamentosa.
Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos de paracetamol 500 mg, 3 a 4 vezes ao dia, antes ou após as refeições. A dose máxima por dia é de 8 comprimidos de paracetamol 500 mg.
2. Dipirona
A dipirona (Novalgina) é outro analgésico indicado para dor de cabeça ou crises de enxaqueca com ou sem aura, pois que age inibindo a produção de substâncias no cérebro responsáveis pela dor, como as ciclo-oxigenases.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimido ou xarope, e também pode estar associado à cafeína.
A dipirona é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes, ou por pessoas que tenham a função da medula óssea prejudicada.
Como usar: a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 15 anos é de 1 a 2 comprimidos de dipirona 500 mg, até 4 vezes ao dia.
3. Ibuprofeno
O ibuprofeno (Advil, Ibupril) é um anti-inflamatório não esteroide indicado para o alívio da dor de cabeça que age reduzindo a produção de substâncias que causam a inflamação e também atua como analgésico.
Este anti-inflamatório pode ser encontrado na forma de comprimido, cápsulas ou gotas, e não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e por bebês menores de 6 meses de idade.
O ibuprofeno não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao ibuprofeno e em casos de dengue, gastrite, úlcera gástrica, sangramento gastrintestinal, asma ou rinite.
Como usar: dose recomendada para adultos é de 1 ou 2 comprimidos de 200 mg, de 8 em 8 horas, após as refeições. A dose máxima por dia é 3.200 mg que corresponde até 5 comprimidos de 200 mg por dia.
Leia também: Paracetamol ou Ibuprofeno: qual é melhor tomar? tuasaude.com/quando-tomar-paracetamol-ou-ibuprofeno4. Ácido acetilsalicílico
O ácido acetilsalicílico (Aspirina ou AAS) é outro anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para dor de cabeça e pode ser encontrado na forma de comprimidos de 500 mg.
Esse remédio não deve ser usado por grávidas, crianças com menos de 12 anos ou por pessoas com dengue, problemas no estômago ou no intestino, como gastrite, colite, úlcera ou sangramentos.
Além disso, pessoas que usam regularmente a aspirina como anticoagulante ou a varfarina não devem tomar a o ácido acetilsalicílico para o tratamento da dor de cabeça.
Como usar: dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg a cada 4 a 8 horas. A dose diária máxima por dia é de 8 comprimidos de 500 mg.
O ácido acetilsalicílico também pode ser encontrado associado ao paracetamol e cafeína, com o nome comercial Doril Enxaqueca.
Leia também: 12 melhores chás para dor de cabeça (comprovados!) tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-dor-de-cabeca5. Sumatriptano
O sumatriptano é um remédio indicado para dor de cabeça causada por crises agudas de enxaqueca, com ou sem aura.
Esse remédio provoca um estreitamento dos vasos sanguíneos cerebrais e bloqueando a dor, sendo encontrado na forma de comprimidos, com os nomes comerciais Sumax, Sutriptan ou Imigran, por exemplo.
O sumatriptano não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas, ou por pessoas que tenham pressão alta ou doença vascular cerebral, coronária ou de vasos sanguíneos periféricos.
Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimidos de sumatriptano 50 mg, em dose única, tomado assim que surgem os primeiros sintomas de crise de enxaqueca.
Outros remédios da classe dos triptanos que podem ser indicados pelo médico são o naratriptano (Naramig), zolmitriptano (Zomig) ou rizatriptano (Maxalt), por exemplo.
Leia também: 13 remédios para enxaqueca tuasaude.com/remedio-para-enxaqueca6. Mesilato de diidroergotamina
O mesilato de diidroergotamina pode ser indicado para aliviar a dor de cabeça forte ou as crises agudas de enxaqueca em adultos, e geralmente é encontrado associado a analgésicos, como a dipirona, e cafeína.
Alguns exemplos de remédios contendo o mesilato de diidroergotamina são o Cefaliv, Migraliv ou Enxak.
Esses remédios não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com um grave comprometimento do fígado e do rim, pressão alta não controlada, doenças vasculares periféricas, histórico de infarto agudo do miocárdio, angina pectoris e outras doenças cardíacas.
Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos de Enxaq, assim que surgem os primeiros sintomas de enxaqueca. Se a dor de cabeça não melhorar, pode-se tomar 1 comprimido de Enxaq a cada 30 minutos, até no máximo de 6 comprimidos por dia.
Leia também: Cefaliv: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/cefalivRemédio para dor de cabeça na gravidez
Para mulheres grávidas, o remédio para dor de cabeça que geralmente é indicado é o paracetamol, que apesar de não prejudicar o bebê, o seu uso só deve ser feito se indicado pelo obstetra.
Durante a gestação, o melhor é recorrer a opções naturais e caseiras, em alternativa aos medicamentos, porque muitos deles podem passar para o bebê, podendo prejudicar o seu desenvolvimento. Veja um ótimo remédio caseiro para dor de cabeça na gravidez.