Alguns remédios para rinite alérgica, principalmente os antialérgicos, como os anti-histamínicos ou os corticoides, ajudam a aliviar os sintomas da rinite alérgica como nariz entupido ou escorrendo, coceira no nariz e nos olhos ou espirros constantes, e podem ser usados na forma de spray, gotas ou comprimidos.
Esses remédios devem ser usados com indicação do clínico geral ou alergologista que podem indicar o melhor tratamento de forma individualizada, de acordo com a idade, causas da rinite e gravidade dos sintomas. Veja as principais causas de rinite alérgica.
Além dos remédios para rinite, o tratamento pode ainda ser complementado com remédios caseiros, como inalação com óleo essencial de eucalipto ou tomando chá de gengibre e alho, por exemplo, para ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente.
Principais remédios
Algumas opções de remédios que podem ser usados para aliviar os sintomas e combater a rinite alérgica são:
1. Soluções salinas
As soluções salinas em gotas ou em spray, contém cloreto de sódio 0,9%, um tipo de sal, e água estéril, que auxilia na higiene nasal, ajudando a eliminar as substâncias irritantes e os alérgenos. Além disso, também contribuem para a fluidificar a secreção nasal, aliviando a sensação de nariz entupido e escorrendo.
Alguns exemplos de soluções salinas que podem ser utilizadas para lavagem nasal são Salsep spray, Rinosoro, Sorine SSP ou Maresis baby, e podem ser comprados em farmácias ou drogarias sem receita médica.
Outra forma de utilizar as soluções salinas para desentupir o nariz e aliviar os sintomas da rinite alérgica, é lavar o nariz com soro fisiológico, porque através da força da gravidade o soro entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto, eliminando as secreções. Veja como fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz.
2. Anti-histamínicos
Os anti-histamínicos são remédios antialérgicos que ajudam a aliviar os sintomas de coceira no nariz ou olhos, nariz escorrendo ou espirros constantes, pois agem bloqueando a ação da histamina, que é a substância produzida pelo corpo responsável pela resposta alérgica.
Os anti-histamínicos que podem ser usados por via oral, normalmente indicados pelo médico são:
- Maleato de dexclorfeniramina comprimidos, drágeas ou xarope (Polaramine ou Histamin);
- Loratadina comprimido, xarope ou gotas (Claritin ou Loratamed);
- Desloratadina comprimido, xarope ou gotas (Desalex, Esalerg ou Sigmaliv);
- Fexofenadina comprimido ou xarope (Allegra ou Altiva);
- Cetirizina cápsula, comprimido ou gotas (Reactine ou Zyrtec);
- Hidroxizina xarope ou comprimido (Hixizine ou Pergo);
- Levocetirizina gotas ou comprimido (Zyxem ou Rizi).
- Bilastina comprimidos ou solução oral (Alektos);
- Prometazina comprimidos (Fenergan ou Profergan).
Além dos anti-histamínicos orais, o médico também pode indicar o uso de sprays nasais com anti-histamínicos, como a azelastina ou o maleato de dimetindeno, por exemplo, aplicados na mucosa do nariz, de 2 a 3 vezes ao dia, para ajudar a aliviar os sintomas da rinite alérgica mais rapidamente como corrimento, congestão nasal e espirros.
Os anti-histamínicos devem ser usados somente com indicação médica, e não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, a menos que recomendados pelo médico.
3. Descongestionantes
Os descongestionantes orais como a pseudoefedrina atuam causando vasoconstrição e consequente diminuição no fluxo sanguíneo na mucosa nasal, reduzindo a entrada de fluidos no nariz, garganta e seios da face, diminuindo a inflamação das membranas nasais e a produção de muco. Saiba como usar a pseudoefedrina.
Os descongestionantes em spray ou em gotas, como a oximetazolina e a fenilefrina são utilizados localmente, no nariz, e também provocam vasoconstrição, levando a um efeito descongestionante rápido.
No entanto, o uso excessivo desses sprays descongestionantes podem causar congestão nasal rebote, que é quando a mucosa nasal aumenta a produção de muco por perceber que a secreção diminui, e assim, o desconforto da rinite alérgica pode piorar. Veja a lista completa de descongestionantes nasais.
Leia também: Efeito rebote: o que é, sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/efeito-rebote4. Corticoides
Os corticoides na forma de spray nasal, como a beclometasona, fluticasona, mometasona ou budesonida, agem reduzindo a inflamação e o inchaço da mucosa nasal, aliviando os sintomas da rinite, especialmente quando utilizados regularmente.
Geralmente, os corticoides em spray nasal são os remédios mais indicados para a rinite alérgica pois aliviam rapidamente os sintomas da rinite e têm poucos efeitos colaterais quando comparados aos corticoides orais, além de serem considerados mais eficazes do que os anti-histamínicos.
Esses corticoides só devem ser usados com orientação e indicação médica, com doses bem determinadas e pelo tempo indicado pelo médico, de forma individualizada.
5. Antileucotrienos
Os antileucotrienos, como o montelucaste, agem diminuindo a inflamação da mucosa nasal, aliviando os sintomas da rinite alérgica, como obstrução nasal, espirros, coceira e nariz entupido ou escorrendo. Confira outros remédios para desentupir o nariz.
O montelucaste pode ser usado na forma de comprimido por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade, ou na forma de granulado, por adultos e crianças com mais de 6 meses, sendo que a dose e o tempo de tratamento variam com a idade e gravidade dos sintomas da rinite alérgica, devendo seu uso ser feito sempre com orientação médica.
Os antileucotrienos podem ser encontrados com os nomes comerciais Montelair, Ária ou Piemonte, por exemplo, e não devem ser usados na gravidez ou amamentação, a menos que indicado pelo médico.
Remédios para rinite alérgica infantil
Os remédios para rinite alérgica infantil devem ser indicados pelo pediatra de acordo com a idade da criança e a gravidade dos sintomas.
Geralmente, os anti-histamínicos prescritos pelo médico são em xarope e os descongestionantes mais adequados devem ser prescritos em gotas para não agredir a mucosa nasal. Veja os principais tratamentos para rinite infantil.
As doses dos remédios para rinite alérgica infantil devem ser indicadas pelo pediatra, bem como o tempo de tratamento.
Opções de remédios caseiros para rinite alérgica
Uma boa forma de complementar o tratamento médico para a rinite alérgica, é tomar um chá de gengibre com alho ou fazer uma inalação com óleo essencial de eucalipto, pois ajudam a diminuir a inflamação das vias respiratórias. Saiba como preparar os remédios naturais para rinite alérgica.
O uso destes, ou de qualquer outro remédio natural, não deve substituir os remédios indicados pelo médico, sendo apenas uma forma de ajudar a aliviar mais rapidamente os sintomas.
Além disso, outras medidas naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da rinite alérgica ou a evitar novas crises são limpar o máximo possível o ambiente, fazer a limpeza das narinas e evitar ao máximo o contato com os alérgenos. Caso essas medidas não tenham o resultado esperado, deve-se procurar um médico para indicar o melhor tratamento e evitar a automedicação. Saiba quais os riscos da automedicação.