Reumatismo: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

O reumatismo é um conjunto de doenças reumáticas que geralmente atinge os músculos, os ligamentos, os ossos, os tendões e as articulações, causando sintomas como dor, inchaço e rigidez na articulação ou no membro afetado.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Reumatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Existem diferentes tipos de reumatismo, como artrite reumatoide, artrose, lúpus, fibromialgia, gota e tendinite, que podem ser causados por alguma inflamação ou por uma resposta autoimune errada, onde o sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo.

Na presença de sintomas indicativos de reumatismo, é importante consultar o reumatologista para que seja identificado o tipo desta condição e recomendado o tratamento adequado, que pode incluir o uso de medicamentos, fisioterapia e cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de reumatismo

Os sintomas de reumatismo variam de acordo com o tipo a doença, e podem incluir:

  • Dor ou rigidez nas articulações;
  • Vermelhidão, calor ou inchaço na articulação ou no membro afetado;
  • Dificuldade para realizar movimentos;
  • Dor no membro afetado;
  • Falta de força muscular;
  • Cansaço excessivo.

Os sintomas de reumatismo podem surgir a qualquer hora do dia, mas são mais comuns ao acordar e tendem a melhorar com o calor.

Leia também: 7 principais sintomas de reumatismo nos ossos tuasaude.com/sintomas-de-reumatismo-nos-ossos

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do reumatismo é feito pelo reumatologista através do exame clínico e avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa.

Marque uma consulta com um reumatologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode pedir exames de sangue, como marcadores de inflamação ou anticorpos e exames de imagem como raio X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

Tipos de reumatismo

Os principais tipos de reumatismo são:

Além disso, outros tipos de reumatismo incluem espondilite anquilosante, dor miofascial, polimialgia reumática, Síndrome de Sjögren, polimiosite, artrite juvenil idiopática, artrite infecciosa, esclerodermia e artrite psoriásica.

Reumatismo em crianças

O reumatismo em crianças pode surgir em qualquer idade e os principais tipos são: artrite juvenil idiopática, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia juvenil e dermatomiosite juvenil.

Além dos sintomas comuns desta doença, as crianças com reumatismo também podem ficar assustadas e confusas com a dor, apresentar isolamento social e ansiedade.

Possíveis causas

As causas do reumatismo ainda não são completamente conhecidas. No entanto, podem ocorrer devido a uma condição inflamatória e, em alguns casos pode ser autoimune, em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam as células saudáveis do corpo.

Alguns fatores que parecem contribuir para o desenvolvimento do reumatismo são: fatores genéticos, história familiar de reumatismo, infecções por vírus ou bactérias, doenças metabólicas ou desgaste das articulações.

Como é feito o tratamento

Conforme o tipo desta doença, o tratamento do reumatismo inclui:

1. Remédio para reumatismo

Alguns remédios que o médico pode indicar para reumatismo são como analgésicos, anti-inflamatórios ou corticoides para ajudar a diminuir a dor, a rigidez e o desconforto.

Além disso, os remédios imunossupressores ou agentes biológicos, também podem ser prescritos pelo médico para controlar a doença.

Leia também: 6 opções de medicamentos para reumatismo tuasaude.com/remedios-para-reumatismo

2. Fisioterapia

A fisioterapia é muito importante no tratamento do reumatismo e inclui o uso de aparelhos, bolsas quentes, exercícios, técnicas de mobilização articular e fortalecimento dos músculos.

A fisioterapia ajuda a aliviar a dor, prevenir deformidades das articulações ou membro afetado e a melhorar a movimentação no dia a dia.

3. Cirurgia

A cirurgia pode ser recomendada pelo médico para reparar ou substituir uma articulação, por exemplo.

Além disso, a cirurgia também pode ser indicada quando os outros tipos de tratamento não melhoram os sintomas do reumatismo.

4. Remédios caseiros para reumatismo

Remédios caseiros, como chá de urtiga, de salgueiro branco e tintura de arnica, têm ação anti-inflamatória e analgésica, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pelo reumatismo.

No entanto, os remédios caseiros não devem substituir o tratamento com os medicamentos, devendo, assim, ser usados para complementar o tratamento recomendado pelo médico.

Leia também: 9 Remédios caseiros para reumatismo (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-reumatismo

5. Dieta

Para complementar o tratamento do reumatismo, é aconselhado também fazer uma dieta anti-inflamatória com alimentos, como atum, alho, frutas vermelhas e vegetais verde-escuros, que ajudam a diminuir a inflamação e fortalecer o sistema imunológico no longo prazo. Saiba como fazer uma dieta anti-inflamatória.

Reumatismo tem cura?

O reumatismo pode ter cura, quando é causado por uma inflamação aguda, como nos casos de bursite, dor miofascial e tendinite, por exemplo.

Já no caso de condições autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e espondilite anquilosante, o reumatismo não tem cura.

Leia também: Reumatismo tem cura? 6 opções de tratamento tuasaude.com/tratamento-para-reumatismo-nos-ossos

Vídeos relacionados

7 alimentos anti-inflamatórios que você precisa usar

24:55 | 1.013.491 visualizações

ARTRITE: exercícios para aliviar a dor

04:49 | 272.264 visualizações

O fim da TENDINITE em 7 minutos | Tati & Marcelle

07:23 | 1.578.623 visualizações