O que é:
O reumatismo no sangue, como é popularmente conhecida da febre reumática, é uma doença que causa inflamação das articulações e, em alguns casos, coração e sistema nervoso, e que é normalmente consequência de infecção pela bactéria do tipo estreptococo que não foi devidamente tratada.
Devido à inflamação e infecção, é possível notar sintomas como dor e inflamação nas articulações, assim como febre e cansaço. Além disso, o reumatismo no sangue, pode ainda afetar o sistema nervoso e até mesmo as válvulas cardíacas, prejudicando o funcionamento do coração.
É importante que o reumatismo no sangue seja identificado e tratado de acordo com a orientação do infectologista ou clínico geral para garantir a eliminação da bactéria, o que pode ser feito com antibióticos, anti-inflamatórios ou corticoides.
Principais sintomas
Os principais sintomas de reumatismo no sangue são:
- Dor e inchaço na articulação;
- Fraqueza muscular;
- Febre acima de 38º C;
- Pequenos nódulos debaixo da pele, mais comuns em punhos, cotovelos ou joelhos;
- Dor no peito;
- Manchas vermelhas no tronco ou braços, que pioram quando se fica no sol.
Caso exista comprometimento cardíaco, pode haver ainda cansaço e aumento dos batimentos cardíacos. No caso de comprometimento cerebral, pode haver também alterações motoras e convulsão. Confira outros sintomas de reumatismo no sangue.
Possíveis causas
A causa mais comum de reumatismo no sangue é a infecção de garganta causada pela bactéria Streptococcus pyogenes que não foi devidamente identificada e tratada. Inicialmente, o corpo combate a infecção, no entanto, ao mesmo tempo, os anticorpos começam a atacar as articulações saudáveis do corpo, mas ainda não se sabe a causa exata para isso.
Alguns estudos indicam que o reumatismo no sangue pode ser favorecido por fatores genéticos, de forma que as toxinas produzidas pela bactéria poderiam ativar os genes e desencadear a febre reumática.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do reumatismo no sangue deve ser feito pelo infectologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além do resultado de exames laboratoriais e de imagem.
Assim, para confirmar o diagnóstico o médico deve indicar a realização de eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, como o hemograma, VHS e o ASLO, por exemplo. Saiba para que serve e como é feito o exame ASLO.
Como é feito o tratamento
O tratamento para reumatismo no sangue deve ser orientado pelo médico e tem como objetivo promover a eliminação da bactéria responsável pelo reumatismo e aliviar os sintomas. Assim, pode ser recomendado pelo médico:
- Antibióticos, como Penicilina Benzatina: ajudam a eliminar as bactérias restantes;
- Anti-inflamatórios, como Naproxeno: aliviam a inflamação e a dor das articulações e também podem aliviar a febre;
- Anticonvulsivantes, como Carbamazepina ou Ácido Valproico: diminuem o surgimento de movimentos involuntários;
- Ácido acetilsalicílico (AAS): diminui a inflamação das articulações e da doença cardíaca;
- Corticoides, como Prednisona: melhoram o comprometimento cardíaco.
Além disso, é importante manter repouso quando a dor nas articulações for muito intensa e beber muita água para ajudar no funcionamento do sistema imune. Entenda melhor como é feito o tratamento.