O que é:
O reumatologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças inflamatórias, autoimunes, degenerativas ou genéticas que, além de afetarem ossos, ligamentos, músculos ou tendões, também podem atingir órgãos como coração, olhos, pele e pulmões.
Por isso, o reumatologista é o médico indicado para diagnosticar e tratar doenças, como reumatismo, artrose, gota, febre reumática e lúpus, melhorando a qualidade de vida da pessoa.
É recomendado consultar o reumatologista sempre que apresentar sintomas que podem indicar inflamação nas articulações, como dor, inchaço, vermelhidão e sensação de calor nas articulações, cansaço, febre e dificuldades para se movimentar.
Que problemas cuida o reumatologista
O reumatologista é responsável por diagnosticar e cuidar de problemas como:
- Artrose, que é uma doença degenerativa que pode surgir devido ao desgaste natural das articulações, idade, realização de movimentos repetitivos, traumatismos e excesso de peso, por exemplo;
- Gota, que é caracterizada pelo excesso de ácido úrico no sangue, inflamando as articulações;
- Febre reumática, uma doença autoimune que causa inflamação de vários tecidos do corpo, resultando em dor nas articulações, problemas cardíacos e fraqueza, por exemplo;
- Lúpus eritematoso, que é uma doença autoimune onde as células de defesa atacam as células saudáveis do corpo, causando inflamação nas articulações, coração e pulmões;
- Artrite, uma inflamação nas articulações que pode ser causada pelo excesso de peso, idade ou fatores genéticos, por exemplo;
- Tendinite, uma inflamação nos tendões que pode ser causada pelo envelhecimento, esforços ou movimentos repetitivos.
Além disso, o reumatologista também ajuda no diagnóstico e tratamento da osteoporose, da fibromialgia, da esclerose e da artrite psoriática, que é um tipo de artrite que causa inchaço, dor e dificuldade em movimentar as articulações. Conheça melhor os sintomas da artrite psoriática.
Diferença entre reumatologista e ortopedista
O ortopedista é o médico cirurgião especialista no diagnóstico e tratamento de lesões causadas por traumas nos ossos e articulações, como quedas, torções, fraturas e rompimentos de ligamentos, doenças osteomusculares, artroses e discopatias da coluna, por exemplo.
Já o reumatologista é responsável por diagnosticar e tratar doenças inflamatórias, autoimunes, degenerativas, metabólicas ou genéticas, que afetam ossos, articulações, ligamentos, músculos ou tendões. No entanto, o reumatologista não pode realizar cirurgias.
Quando marcar consulta
É recomendado marcar uma consulta com o reumatologista sempre que existirem sinais e sintomas que podem indicar inflamações nas articulações, como:
- Cansaço;
- Febre;
- Dor, calor, inchaço e vermelhidão nas articulações;
- Dificuldade para se movimentar;
- Pernas inchadas;
- Manchas vermelhas na pele;
- Dor no peito e tosse;
- Mal estar.
Na presença desses sintomas, o reumatologista fará uma avaliação do histórico de saúde e familiar, e do estado geral de saúde da pessoa.
Além disso, o reumatologista também poderá solicitar alguns exames complementares para ajudar a diagnosticar os possíveis problemas reumatológicos, incluindo exames de sangue e exames de imagem, como raio-X, ultrassonografia e ressonância magnética.