Rinossinusite: o que é, sintomas, causas e tratamento

A rinossinusite é a inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais que causa sintomas como dor de cabeça, nariz entupido, espirros frequentes, tosse, dor e pressão no ouvido e no rosto, e secreção nasal.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A rinossinusite pode acontecer devido a infecção por vírus ou bactérias, sendo também mais frequente de acontecer em pessoas que possuem alergias frequentes, pólipos nasais e hipertrofia das adenoides, por exemplo.

É importante consultar o otorrinolaringologista quando os sintomas de rinossinusite são frequentes ou não melhoram com o tempo, pois assim o médico pode indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos antibióticos e/ ou corticoides, além da realização de lavagem nasal.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de rinossinusite são:

  • Dor de cabeça;
  • Nariz entupido;
  • Espirros;
  • Olho lacrimejando, vermelho e coçando;
  • Secreção nasal, que pode ser transparente, amarelada ou esverdeada;
  • Tosse;
  • Febre, em alguns casos;
  • Sensação de dor e pressão no rosto;
  • Alteração no olfato;
  • Dor e pressão no ouvido.

Na presença de sinais e sintomas de rinossinusite, é importante que o médico seja consultado, principalmente quando os sintomas não melhoram ao longo do tempo. Dessa forma, é possível que seja feito o diagnóstico, identificada a causa da alteração e, assim, seja iniciado o melhor tratamento.

Como é feito o diagnóstico

A rinossinusite é diagnosticada pelo otorrinolaringologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.

Marque uma consulta com o otorrinolaringologista mais próximo para avaliar mais detalhadamente os sintomas:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Em alguns casos, principalmente quando os sintomas são duradouros ou acontecem com frequência, o médico pode indicar a realização de exames complementares, como raio-X da face, tomografia computadorizada e nasofibroscopia, ou nasofibrolaringoscopia, que é um exame que permite avaliar de forma mais detalhada a cavidade nasal.

Leia também: Nasofibroscopia: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/nasofibroscopia

Classificação da rinossinusite

De acordo com a duração dos sintomas, a rinossinusite pode ser classificada em:

  • Aguda, em que os sintomas duram até 4 semanas;
  • Recorrente, em que existem mais de 3 episódios de rinossinusite aguda por ano;
  • Crônica, em que os sintomas duram mais de 12 semanas.

Identificar o tipo de rinossinusite é importante para que o otorrinolaringologista indique o tratamento mais adequado.

Causas de rinossinusite

A rinossinusite acontece, na maioria dos casos, como consequência de uma infecção por bactérias ou vírus, como no caso da gripe e do resfriado, que provocam inflamação da mucosa do nariz e os seios paranasais, levando ao aparecimento dos sintomas.

No entanto, a rinossinusite pode acontecer também mais facilmente em pessoas que possuem pólipos nasais, hipertrofia das adenoides e tem alergias frequentes.

Como é feito o tratamento

O tratamento para rinossinusite deve ser orientado pelo otorrinolaringologista de acordo com a causa da inflamação, podendo ser indicado o uso de antibióticos, nos casos em que acontece devido a infecção por bactérias, e medicamentos analgésicos e/ ou corticoides para promover o alívio dos sintomas e diminuição da inflamação.

Além disso, é recomendado beber bastante líquidos, para fluidificar as secreções, e fazer lavagem nasal com soro fisiológico. Saiba como fazer a lavagem nasal.

Nos casos mais graves de rinossinusite, em que a inflamação está relacionada com a presença de pólipos ou alterações anatômicas, pode ser indicado pelo médico a realização de cirurgia para corrigir a alteração.