Ritonavir é um antirretroviral indicado para o tratamento da infecção pelo HIV em adultos ou crianças, usado em associação com outros antirretrovirais, para impedir a replicação do vírus do HIV no corpo.
Esse remédio é fornecido gratuitamente pelo SUS na forma de comprimido de 100 mg de ritonavir, que pode também ser encontrado em associação com o lopinavir, com o nome comercial Kaletra.
O ritonavir não cura o HIV, mas impede sua replicação, evitando o surgimento da AIDS, devendo ser usado com indicação do infectologista, e com consultas médicas regulares para avaliar a carga viral.
Para que serve
O ritonavir é indicado para o tratamento da infecção pelo vírus HIV em adultos ou crianças com mais de 1 mês de vida, desde que sejam capazes de engolir o comprimido, sendo associado à outros antirretrovirais.
Já o lopinavir + ritonavir pode ser usado a partir dos 6 meses, na forma de solução oral ou comprimidos.
O uso dos antirretrovirais deve ser feito com indicação do infectologista e com acompanhamento médico regular e exames de sangue que medem a carga viral.
Se deseja o acompanhamento de um infectologista, marque uma consulta na região mais próxima:
Como usar
O ritonavir deve ser tomado por via oral e seguindo as recomendações do infectologista.
1. Ritonavir 100 mg comprimido
O ritonavir comprimido de 100 mg deve ser tomado inteiro, sem partir, esmagar ou mastigar, e de preferência tomado junto com uma refeição.
A posologia do ritonavir varia com a idade, e inclui:
- Adultos: a dose inicial recomendada é de 300 mg (3 comprimidos), 2 vezes por dia, durante 3 dias. Essa dose deve ser aumentada pelo médico em incrementos de 100 mg por dose, até atingir a dose máxima de 600 mg (6 comprimidos), 2 vezes por dia, durante um período de tempo que não deve ser superior a 14 dias. A dose máxima diária é de 1200 mg por dia;
- Crianças com mais de 1 mês de vida, capazes de engolir o comprimido: a dose inicial recomendada é de 250 mg por metro quadrado de superfície corporal, 2 vezes por dia, e aumentada pelo médico em intervalos de 2 a 3 dias em incrementos de 50 mg por metro quadrado de superfície corporal, 2 vezes por dia, até alcançar a dose de 350 a 400 mg por metro quadrado de superfície corporal, 2 vezes por dia.
O ritonavir geralmente é utilizado junto com outros medicamentos para o HIV, já que potencia os seus efeitos. Saiba mais sobre o HIV e a AIDS.
As doses poderão variar de acordo com cada pessoa, por isso, é muito importante seguir todas as orientações do infectologista.
2. Ritonavir + lopinavir solução oral
O ritonavir 20 mg/mL + lopinavir 80 mg/mL pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 meses de vida, e tomado junto com uma refeição.
A posologia do ritonavir + lopinavir variam com a idade que inclui:
- Adultos: a dose normalmente recomendada é de 5 mL da solução, que corresponde a 400 mg de lopinavir e 100 mg de ritonavir, 2 vezes por dia. Essa dose pode ser modificada pelo médico quando seu uso é associado a outros antirretrovirais como efavirenz, nevirapina, amprenavir ou nelfinavir;
- Crianças com mais de 6 meses até 12 anos: as doses da solução oral de ritonavir + lopinavir devem ser calculadas pelo médico de acordo com a idade e peso ou superfície corporal da criança.
A solução de ritonavir + lopinavir contém álcool e propilenoglicol na sua composição, devendo ser usada com orientação médica por crianças para evitar intoxicação por essas substâncias.
3. Ritonavir + lopinavir comprimido
O lopinavir 200 mg + ritonavir 50 mg na forma de comprimido também pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 meses que sejam capazes de engolir o comprimido, que pode ser tomado antes ou após uma refeição.
A posologia do comprimido de ritonavir + lopinavir é:
- Adultos: a dose normalmente recomendada é de 2 comprimidos de 200mg/50mg (lopinavir/ritonavir), 2 vezes por dia. Nos casos de tratamentos anteriores ou menos de três mutações associadas ao lopinavir, o médico pode recomendar a dose de 4 comprimidos de 200mg/50mg (lopinavir/ritonavir), 2 vez por dia;
- Crianças com mais de 6 meses, capazes de engolir o comprimido: as doses devem ser calculadas pelo médico de acordo com a superfície corporal da criança.
O uso do comprimido de lopinavir + ritonavir pode ser feito em associação com outros remédios para o tratamento do HIV, nas doses recomendadas pelo infectologista.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do ritonavir são alterações no exame de sangue, urticária, dor de cabeça, tonturas, insônia, ansiedade, confusão, visão embaçada, alteração da pressão arterial, dor abdominal, náuseas, diarreia, excesso de gases, acne e dor nas articulações.
Além disso, o ritonavir também reduz a absorção de alguns anticoncepcionais orais e, por isso, caso se esteja a fazer tratamento com este medicamento é muito importante utilizar outro método contraceptivo para evitar uma possível gravidez indesejada.
Quem não deve tomar
O ritonavir não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula.
Além disso, o ritonavir também pode interagir com o efeito de vários tipos de medicamentos e, dessa forma, o seu uso deve ser sempre orientado e avaliado por um médico.