O que é:
O Roacutan é um medicamento indicado para o tratamento da acne, já que é composto por isotretinoína, uma substância que age reduzindo a atividade e diminuindo o tamanho das glândulas produtoras de sebo, promovendo a melhora da saúde e aparência da pele.
De forma geral, o Roacutan é recomendado pelo dermatologista para as espinhas que não melhoram após outros tipos de tratamento, sendo que os primeiros resultados podem ser observados cerca de 8 a 16 semanas após o início do uso do medicamento.
O Roacutan pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas de 10 ou 20 mg, e apenas deve ser utilizado com indicação do dermatologista, sendo vendido com prescrição e retenção de receita pela farmácia. Além disso, mulheres com menos de 55 anos devem apresentar o termo de conhecimento de risco e consentimento pós informação, pois o Roacutan pode causar malformações no feto, se usado durante a gestação ou caso aconteça uma gravidez durante o tratamento.
Para que serve
O Roacutan é indicado para o tratamento da acne grave e casos de acne que não melhoraram com outros tratamentos, como antibióticos, pomadas e cremes para espinhas ou adoção de novos hábitos de higiene da pele. O desaparecimento da acne ocorre geralmente em 16 a 24 semanas de tratamento.
Confira uma lista de tratamentos que podem ser indicados pelo médico antes de usar o Roacutan.
O Roacutan afina o nariz?
O roacutan não afina o nariz, no entanto, como age promovendo uma renovação celular, a pele pode ficar mais fina, tendo-se a impressão de que o nariz está mais fino.
Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia [1], nos casos de rinofima, que é uma condição inflamatória das glândulas sebáceas no nariz que leva à formação de massas ou caroços no nariz, o Roacutan ajuda a diminuir a inflamação dessas glândulas, reduzindo seu tamanho, e fazendo com que o nariz volte à sua forma original, dando a sensação de afinamento do nariz.
É importante ressaltar que o Roacutan é indicado somente para o tratamento da acne grave e deve ser usado somente com orientação do dermatologista.
Como usar
A cápsula de Roacutan deve ser tomada por via oral, com um copo de água, durante as refeições, nos horários estabelecidos pelo dermatologista. No entanto, se esquecer de tomar a dose em um dia, deve-se pular essa dose e tomar somente a dose prescrita normalmente no dia seguinte, não devendo ser dobrada a dose.
As doses do Roacutan variam de acordo com a gravidade do problema a tratar. Na maioria dos casos, a dose inicial recomendada é de 0,5 a 1 mg por Kg de peso corporal e, em alguns casos, o médico pode aumentar a dose até 2 mg por Kg de peso corporal por dia.
A duração do tratamento varia em função da dose diária e da melhora completa da acne, que geralmente ocorre em 16 a 24 semanas de tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Roacutan são:
- Pele, olhos e nariz ressecados;
- Dificuldade para enxergar à noite;
- Conjuntivite;
- Inflamação da pálpebra;
- Diarreia;
- Náusea e/ou vômito;
- Dor de cabeça;
- Dor nas costas;
- Dor muscular ou nas articulações;
- Nariz entupido;
- Espirros frequentes;
- Dor de garganta.
Durante os 7 a 10 primeiros dias do tratamento com Roacutan, pode ocorrer piora da acne, mas que geralmente não necessita de mudança na dose do remédio e que melhoram com a continuação do tratamento.
Além disso, embora sejam raras, o Roacutan pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária, febre, queimação nos olhos, descamação ou formação de bolhas vermelhas ou roxas na pele. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
O Roacutan pode causar depressão?
Um dos efeitos colaterais que tem sido relatado durante o tratamento com Roacutan é a depressão que pode ser percebida quando a pessoa apresenta sintomas como mudanças repentinas de humor ou de comportamento, crises de choro, sentimento de baixa auto-estima, perda de interesse por atividades que gostava de fazer antes do tratamento, dificuldade para dormir, pensamento em se machucar ou pensamento sobre suicídio.
A depressão durante o uso de Roacutan pode ocorrer principalmente em pessoas que já tiveram depressão anteriormente e, por isso, deve-se informar ao médico a presença desses sintomas para que seja reavaliado o tratamento ou para que a pessoa seja encaminhada para um psiquiatra ou psicólogo.
Quem não deve tomar
O Roacutan não deve ser utilizado por crianças com menos de 12 anos, mulheres em amamentação, por pessoas que tenham insuficiência hepática, colesterol ou triglicerídeos altos, excesso de vitamina A, ou por pessoas que estejam em tratamento com tetraciclinas.
Além disso, o Roacutan não deve ser utilizado por pessoas que tenham alergia à isotretinoína, soja ou parabenos, que são os conservantes utilizados nas cápsulas desse remédio.
O Roacutan não deve ser tomado durante a gravidez pois pode causar defeitos graves no no rosto, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto, mesmo com apenas uma dose do remédio. Além disso, o uso do Roacutan pode causar aborto espontâneo, parto prematuro ou morte do bebê. Nunca se deve usar o Roacutan se a mulher estiver grávida ou se planeja uma gravidez.
Por isso, o dermatologista deve pedir um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento com o Roacutan e, recomendar o uso de dois métodos contraceptivos durante o tratamento, além de informar sobre os riscos do uso da isotretinoína na gravidez, sendo necessário que a mulher assine um termo de que recebeu as orientações médicas. Esses testes de gravidez também devem ser feitos durante o tratamento e 5 semanas após terminar o uso do Roacutan.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento com Roacutan, alguns cuidados são importantes como:
- Aplicar um hidratante ou protetor labial com frequência;
- Tomar banho com água morna e no menor tempo possível para evitar ressecamento da pele;
- Aplicar protetor solar FPS 30 ou superior que não contenha óleo, mesmo em dias nublados, para evitar queimadura solar, pois a pele fica mais sensível ao sol durante o tratamento;
- Evitar o uso de esfoliantes no rosto e no corpo para reduzir a irritação da pele;
- Evitar tratamentos a laser ou dermoabrasão durante o tratamento e até 5 a 6 meses após terminar o uso do Roacutan, pois esse remédio pode alterar a cicatrização da pele;
- Evitar fazer depilação com cera durante e pelo menos 6 meses após o tratamento, para evitar a formação de cicatriz ou dermatite na pele;
- Beber pelo menos 8 copos de água durante o dia;
- Aplicar gotas de soro fisiológico nas narinas ou passar uma fina camada de vaselina nas bordas internas do nariz, caso a pessoa apresente ressecamento das narinas;
- Evitar o uso de lentes de contato, no caso de ressecamento dos olhos;
- Usar lágrimas artificiais, conforme indicado pelo médico;
- Evitar fazer atividades físicas pesadas pois podem piorar o efeito colateral de dor nas articulações ou nos músculos;
- Utilizar dois tipos de métodos contraceptivos eficazes que devem ser iniciados 1 mês antes de começar o tratamento, e ser utilizados durante o tratamento e pelo menos 1 mês depois de terminar o uso do Roacutan.
Além disso, deve-se fazer os exames de sangue como hemograma, colesterol, triglicerídeos e glicose, solicitados pelo médico durante o tratamento, e evitar doar sangue durante e até 1 mês após o término do tratamento.
É importante seguir todas as recomendações médicas para aliviar os efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com Roacutan.