Rouquidão: o que é, sintomas, causas e tratamento

Rouquidão é uma alteração da voz que indica um funcionamento anormal das cordas vocais, que normalmente é causada pelo uso excessivo da voz, inalação de ar frio ou pelo hábito de fumar, mas também pode indicar lesão nos nervos ou câncer de laringe.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além de afetar a tonalidade ou altura da voz, a rouquidão também pode ser identificada por meio de outros sintomas, como perda de fôlego ou esforço excessivo para falar e dificuldade para entender a própria voz.

Em caso de rouquidão, é importante consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, especialmente se a rouquidão não melhora ou surgem sintomas como perda de peso ou engasgos. O tratamento depende da sua causa e pode envolver medidas como parar de fumar, medicamentos antialérgicos ou antiácidos e cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de rouquidão

Os principais sintomas de rouquidão são:

  • Alteração na tonalidade ou timbre da voz;
  • Voz muito baixa ou fraca;
  • Esforço para falar;
  • Dificuldade para entender a própria voz; 
  • Perda do fôlego ao conversar.

Dependendo da causa, também podem estar presentes outros sintomas, como tosse, dor de garganta, sensação de queimação no pescoço, engasgos e dificuldade para engolir alimentos, sendo importante a sua identificação para indicar o tratamento mais adequado.

Rouquidão pode ser sintoma de COVID-19?

Embora a rouquidão não seja um sintoma muito frequente da COVID-19, algumas pessoas podem ter alterações na voz. É mais comum surgirem outros sintomas como tosse, perda do olfato ou paladar, por exemplo. Confira os principais sintomas de COVID-19.

O que causa rouquidão

As principais causas de rouquidão são:

1. Uso excessivo da voz

O uso excessivo da voz pode causar fadiga das cordas vocais, provocando rouquidão. É mais comum em pessoas que gritam, falam muito alto ou limpam a garganta com frequência.

2. Inalação de ar frio ou fumaça

A inalação de fumaça ou ar frio, por exemplo, pode provocar a contração de músculos da laringe e inflamação das cordas vocais, causando rouquidão, que normalmente é transitória. Veja mais sintomas de inflamação das cordas vocais.

3. Envelhecimento

A rouquidão é comum em pessoas mais velhas, especialmente após os 65 anos, devido a uma atrofia natural das cordas vocais, que é comum de surgir com o envelhecimento e que pode prejudicar a produção da voz. 

4. Tabagismo

O tabagismo também pode causar rouquidão, devido à irritação da laringe pela fumaça do cigarro. Além disso, quando em excesso, o tabaco pode levar ao aparecimento de  sintomas como tosse e cansaço, que podem ser indicativos de DPOC ou bronquite crônica. Conheça outras doenças causadas pelo cigarro.

5. Infecções respiratórias

É comum a rouquidão ser causada por infecções respiratórias, como gripes e resfriados, devido à irritação das cordas vocais. Neste caso, a rouquidão tende a surgir rapidamente e ser temporária, além de ser comum existirem outros sintomas como febre e tosse. Confira outros sintomas de infecções respiratórias.

6. Alergias

A rouquidão causada por alergias respiratórias tende a surgir após o contato com poeira, mofo ou pólen, por exemplo, e tende a desaparecer ao se evitar o contato com os possíveis causadores. Veja o que pode causar uma alergias respiratórias e o que fazer.

7. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico, quando muito frequente, pode causar rouquidão e outros sintomas como tosse e dor no peito. Nestes casos, é também comum sentir queimação na garganta, especialmente ao se deitar após as refeições. Veja os principais sintomas de refluxo gastroesofágico.

8. Nódulo nas cordas vocais

O desenvolvimento de nódulos nas cordas vocais pode afetar a produção da voz, causando rouquidão, especialmente em pessoas que fazem uso excessivo e frequente da voz, como professores e pessoas que cantam. Entenda melhor o que é o nódulo nas cordas vocais.

9. Cirurgias no tórax ou pescoço

Algumas cirurgias, especialmente as que envolvem o tórax ou pescoço, podem provocar rouquidão, caso tenham lesionado nervos importantes para a produção da voz. Neste caso, a rouquidão tende a surgir logo após a cirurgia e ser persistente.

10. Câncer de laringe

Embora seja raro, o câncer de laringe tende a prejudicar o funcionamento das cordas vocais, causando rouquidão. Além disso, normalmente também estão presentes outros sintomas, como engasgos, perda de peso e dificuldade para engolir. Conheça outros sintomas do câncer de laringe.

O que pode ser rouquidão e tosse?

Quando surge rouquidão e tosse junto geralmente é sinal de:

  • Inalação de fumaça;
  • Infecções respiratórias, como gripes e resfriados;
  • Tabagismo, especialmente em caso de bronquite crônica;
  • Alergias respiratórias;
  • Refluxo gastroesofágico.

Além disso, sintomas como tosse e rouquidão também podem ser indicativos de câncer de laringe, sendo importante consultar o otorrinolaringologista, especialmente pessoas mais velhas que fumam e em caso de sintomas como perda de peso ou engasgos.   

Como confirmar o diagnóstico

A rouquidão é inicialmente identificada pelas alterações na voz e o diagnóstico normalmente é confirmado pelo otorrinolaringologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas presentes, o histórico de saúde da pessoa e os seus hábitos.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, também podem ser indicados outros exames como a nasolaringoscopia, que permite observar o interior do nariz, faringe e laringe por meio de um aparelho, para identificar a causa da rouquidão.  

Como é feito o tratamento

O tratamento da rouquidão depende da sua causa, mas pode envolver:

1. Cuidados gerais

Alguns cuidados, como fazer repouso das cordas vocais, parar de fumar, proteger-se contra o frio e evitar ambientes com fumaça, podem ser indicados, especialmente quando a rouquidão é causada pela inalação de ar frio ou fumaça, por exemplo.

Além disso, para complementar o tratamento da rouquidão, também podem ser indicadas medidas como beber bastantes líquidos e evitar bebidas que irritam a garganta, como álcool ou café. Veja mais dicas para tratar a rouquidão.

2. Fonoaudiologia

Algumas vezes, podem ser recomendadas sessões de fonoaudiologia no tratamento da rouquidão, especialmente quando é persistente e não tem indicação de cirurgia, podendo ajudar na recuperação da voz.

Confira algumas dicas da fonoaudióloga sobre como tratar a rouquidão no vídeo:

Como tratar a ROUQUIDÃO

10:01 | 427.105 visualizações

3. Medicamentos

Dependendo da causa da rouquidão, podem ser indicados alguns medicamentos, como corticoides nasais e antialérgicos, em caso de alergias, e antiácidos, para refluxo gastroesofágico, por exemplo. Veja todas as opções de remédios para rouquidão.

4. Injeção de botox

A injeção de botox também pode ser indicada em alguns casos de rouquidão, como quando existe paralisia das cordas vocais ou contração excessiva dos músculos da laringe. Entenda para que serve a injeção de botox.

5. Cirurgia

A cirurgia geralmente é indicada em caso de câncer de laringe, obstrução das vias aéreas e alterações nas cordas vocais que não melhoram com o tratamento com fonoaudiologia, por exemplo.

6. Remédios caseiros para rouquidão

Remédios caseiros, como chá de limão e mel ou xarope de mel com própolis, podem ser utilizados no tratamento da rouquidão para aliviar sintomas, como dor de garganta ou dor para engolir, caso existam, devido a propriedades antioxidantes e cicatrizantes. Conheça mais remédios caseiros para rouquidão.

No entanto, o uso de remédios caseiros não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

Vídeos relacionados

Como tratar a ROUQUIDÃO

10:01 | 427.105 visualizações