A saburra lingual é uma placa esbranquiçada e pastosa que se forma em cima da língua, e que pode provocar desconforto ao comer e mau hálito.
A saburra lingual, popularmente conhecida como "língua branca", acontece principalmente devido à falta de higienização ou cuidados incorretos com a língua, embora também possa ser sinal de algumas doenças, como diabetes ou problemas no fígado.
Sempre que existe alguma alteração na língua é importante consultar um dentista ou um gastroenterologista, para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado.
Principais causas
As principais causas de saburra lingual são:
- Higienização incorreta dos dentes e da língua;
- Fatores psicológicos, como estresse e depressão, pois deixa o sistema imune mais fragilizado;
- Jejum prolongado;
- Dieta rica em alimentos pastosos;
- Papilas gustativas elevadas;
- Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas;
- Desidratação;
- Presença de fissuras na língua, permitindo que os microrganismos não sejam removidos facilmente da língua.
A saburra lingual é um processo natural que acontece como consequência da diminuição da produção de saliva e do acúmulo e microrganismos na língua, resto de alimentos e restos celulares.
A língua saburrosa também pode ser sinal ou sintoma de algumas doenças, como diabetes, alterações no estômago ou problemas no fígado, sendo importante ir ao médico caso existam outros sintomas além da saburra. Conheça outras causas de língua branca.
Como é feito o tratamento
Como se trata de um processo natural, não há tratamento específico, havendo apenas prevenção e controle. No entanto, quando a saburra lingual é frequente e não melhora mesmo com mudança nos hábitos de higiene bucal, é importante ir ao clínico geral para que seja investigada a causa da saburra, já que pode ser sintoma de alguma doença.
Assim, para prevenir a língua saburrosa, é recomendado fazer a higienização correta da língua, realizando movimentos para trás e para frente com a escova ou utilizando um limpador de línguas. É importante também ir regularmente ao dentista para que se possa fazer uma limpeza mais profunda dos dentes e da língua.
Além disso, a remoção da saburra lingual é muito importante, pois caso contrário pode haver mais chance de haver inflamações, como gengivite, por exemplo, ou, nos casos mais graves, os microrganismos presentes na saburra podem chegar à orofaringe e se espalhar para outros locais do corpo com mais facilidade, podendo trazer graves complicações.
Como a saburra lingual está relacionada com o mau hálito, além da boa escovação dos dentes e da língua é importante beber bastante água e evitar ficar muito tempo em jejum. Confira algumas formas de evitar a saburra lingual e o mau hálito assistindo o vídeo a seguir: