Saco gestacional: o que é, tamanho e problemas comuns

O saco gestacional é a primeira estrutura formada na gravidez, para envolver e abrigar o bebê. O saco gestacional é ainda responsável por dar origem à placenta e à bolsa amniótica, estando presente até aproximadamente a 12ª semana de gestação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

O saco gestacional normalmente é visualizado no ultrassom entre 4,5 e 5 semanas de gravidez, quando mede de 2 a 3 mm de diâmetro e está localizado na parte central do útero. No entanto, neste período o embrião pode ainda não ser identificado, aparecendo somente em torno da 6ª semana de gestação.

A avaliação do saco gestacional é um bom parâmetro para verificar se a gravidez está evoluindo como deveria. Os parâmetros avaliados pelo médico são a implantação, o tamanho, a forma e o conteúdo do saco gestacional. Confira outros exames para avaliar a evolução da gravidez.

Imagem ilustrativa número 1

Tamanho do saco gestacional

O saco gestacional aumenta de tamanho com a evolução da gravidez:

Idade Gestacional Diâmetro (mm) Variante (mm)
4 semanas 5 2 a 8
5 semanas 10 6 a 16
6 semanas 16 9 a 23
7 semanas 23 15 a 31
8 semanas 30 22 a 38
9 semanas 37 28 a 16
10 semanas 43 35 a 51
11 semanas 51 42 a 60
12 semanas 60 51 a 69

Os valores de referência da tabela do tamanho do saco gestacional permitem ao médico identificar com antecedência problemas e anomalias no desenvolvimento da gravidez.

Problemas comuns com o saco gestacional

O saco gestacional saudável apresenta contornos regulares, simétricos e boa implantação. Quando apresenta irregularidades ou implantação baixa, as chances da gravidez não evoluir são grandes. Os problemas mais comuns são:

1. Saco gestacional vazio

Após a 6ª semana da gravidez, se o feto não for visualizado pelo ultrassom, significa que o saco gestacional está vazio e por isso o embrião não se desenvolveu após a fecundação. Este tipo de gestação é também chamada de gravidez anembrionária ou ovo cego. Saiba mais sobre gravidez anembrionária e porque acontece.

As causas mais comuns do feto não se desenvolver são divisão celular anormal e baixa qualidade do esperma ou do óvulo. Geralmente, o médico solicita repetir o ultrassom por volta da 8ª semana para confirmação da gestação anembrionária. Caso seja confirmada, o médico poderá optar por aguardar alguns dias pelo aborto espontâneo ou fazer a curetagem, neste caso é necessária internação hospitalar. 

2. Deslocamento do saco gestacional

O deslocamento do saco gestacional pode ocorrer por aparecimento de um hematoma no saco gestacional, devido a esforço físico, queda ou alterações hormonais, como desregulação da progesterona, pressão alta, uso de álcool e drogas.

Os sinais de deslocamento são cólica leve ou intensa e sangramento marrom ou vermelho vivo. Geralmente, quando o deslocamento é superior a 50%, as chances de aborto espontâneo são grandes. Não existe uma forma eficaz para prevenir o deslocamento, mas quando acontece, o médico indicará medicamentos e repouso absoluto por pelo menos 15 dias. Nos casos mais graves, é necessária internação.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como saber se o saco gestacional saiu

Quando o saco gestacional sai, é comum surgirem sintomas como dor no abdome e sangramento vaginal. Normalmente, este sangramento tende a ser parecido com aquele que ocorre na menstruação, mas pode ser mais volumoso e, aparentemente, ter coágulos maiores. Além disso, pode não ser possível visualizar o saco gestacional.

Caso suspeite da saída do saco gestacional, é indicado consultar o obstetra assim que possível para uma avaliação. Para confirmar a sua saída, podem ser indicados exames como o ultrassom e dosagem de beta-hCG no sangue. Entenda melhor como identificar o saco gestacional expelido e o que fazer. 

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico se surgirem sintomas de cólica intensa ou sangramento, neste caso deve-se procurar imediatamente a maternidade ou pronto-atendimento e entrar em contato com o médico que faz o acompanhamento da gestação. O diagnóstico de problemas no saco gestacional somente é feito pelo médico por ultrassom, por isso, é importante iniciar o pré-natal logo se saiba da gravidez.