Saia-branca: Para que serve e Efeitos

​A Saia-branca é uma planta medicinal também conhecida como Trombeta ou Trombeteira, que pode ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas do coração.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

O seu nome científico é Brugmansia suaveolens e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Com esta planta também é possível produzir um chá alucinógeno, podendo ser considerada uma droga natural. 

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

Para que serve 

Quando usada corretamente a saia-branca serve para ajudar no tratamento de Parkinson, infecções urinárias, problemas cardíacos ou tensão pré-menstrual.

Imagem ilustrativa número 1
Imagem ilustrativa número 2

Propriedades 

As propriedades da Saia-branca incluem sua ação antiasmática, anticonvulsivante, cardiotônica, dilatadora, emética e narcótica.

Modo de uso 

As partes usadas da Saia-branca incluem suas folhas, flores e sementes pra fazer chás e infusões, no entanto, é recomendado que se adquira as preparações da farmácias de manipulação e apenas sob orientação do médico, uma vez que esta planta é tóxica quando consumida em excesso, e seu chá não deve ser consumido, por ter ação alucinógena. 

Efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais da Saia-branca incluem náuseas, vômitos, olhos secos, aumento da frequência cardíaca, vertigens e delírios ou morte, quando consumida em excesso.

Contraindicações 

A Saia-branca está contraindicada para gestantes, mulheres a amamentar e crianças com menos de 12 anos.