Nos casos de intolerância à lactose, é importante saber a quantidade de lactose dos alimentos, pois os que têm maior teor devem ser evitados para prevenir o surgimento de sintomas, como cólicas, barriga inchada, diarreia, excesso de gases ou dor de cabeça.
Pessoas com intolerância à lactose geralmente toleram até 12 gramas desse carboidrato sem apresentarem sintomas significativos, mas isso varia de uma pessoa para outra. Assim, saber a quantidade de lactose dos alimentos ajuda a manter uma dieta com os alimentos são mais toleráveis.
No entanto, a redução do consumo de alimentos com lactose pode aumentar as necessidades nutricionais de cálcio e vitamina D. Assim, é aconselhado priorizar outras fontes de alimentos sem lactose e que contêm esses minerais, como brócolis, espinafre, amêndoas e amendoim, para evitar a deficiência desses nutrientes.
Alimentos que contêm lactose
A quantidade de lactose nos alimentos varia conforme o tipo e o processamento do alimento.
Lista de alimentos com alta quantidade de lactose
A tabela a seguir contém um alista de alimentos com alta quantidade de lactose:
A lactose está presente em todos os leites e derivados e, por isso, não é recomendado substituir o leite de vaca por outro tipo de leite, como o de cabra, por exemplo.
Lista de alimentos com baixa quantidade de lactose
A tabela a seguir indica alguns alimentos que têm baixa quantidade de lactose:
É importante lembrar que o teor de lactose dos alimentos pode variar conforme o tipo do alimento e o processamento, como fermentação e maturação. Assim, é aconselhado sempre ler o rótulo dos alimentos o teor de lactose informado, ou ainda se contém ou não esse carboidrato. Entenda como ler o rótulo dos alimentos.
Alimentos que podem substituir o leite e derivados
Alguns alimentos que podem substituir o leite e derivados são as bebidas vegetais como soja, arroz, amêndoa, coco ou aveia. Embora as bebidas vegetais sejam popularmente conhecidas como “leite”, elas não contêm lactose e são uma boa alternativa para pessoas com intolerância à lactose. Já os iogurtes podem ser substituídos por iogurtes às base de soja, de leite de coco ou de leite de amêndoa, que podem ser comprados ou feitos em casa.
Além disso, para consumir queijos, é recomendado sempre testar a tolerância aos laticínios ou optar por versões com menor teor de lactose. Entretanto, pode-se usar também outros tipos de pastas como creme de abacate, homus ou manteiga de amendoim, por exemplo. Veja como deve ser a dieta para intolerância à lactose.
Assista ao vídeo a seguir e veja o que comer na intolerância à lactose: