Colocar uma pitadinha de sal embaixo da língua quando a pessoa apresenta sintomas de pressão baixa, como tontura, dor de cabeça e sensação de desmaio, não ajuda a regular a pressão, isso porque o efeito do sal sobre a pressão sanguínea é progressivo e demora horas para acontecer. Inicialmente, o sal vai reter os líquidos do corpo e só depois é que irá aumentar o volume de sangue, combatendo a pressão baixa.
Assim, durante uma crise de pressão baixa, o mais recomendado é que a pessoa fique deitada e as pernas sejam levantadas, pois assim é possível favorecer o retorno do sangue para o coração, ajudando a melhorar a pressão mais rapidamente.
Apesar da ingestão de sal ajudar no controle da pressão baixa não é preciso que a pessoa que tem pressão baixa aumente a quantidade de sal em suas refeições, isso porque a quantidade de sal que é ingerida no Brasil é de cerca de 12 gramas por dia, mais que o dobro que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de apenas 5 g diários.
O que fazer em caso de crise de pressão baixa
O que se recomenda fazer quando a pessoa está com pressão baixa e sente que vai desmaiar, é deitá-la no chão deixando as pernas mais elevadas do que o resto do corpo. Assim, o sangue irá fluir mais rapidamente para o coração e para o cérebro e o mal estar desaparecerá em instantes.
Além disso, tomar bebidas isotônicas, como água de coco, por exemplo, também podem ajudar a regular a pressão, já que essas bebidas ajudam a regular os níveis de minerais no organismo, ajudando a aumentar a pressão mais rapidamente. O café, o chá preto e um biscoito salgado também podem ser usados durante a crise de pressão baixa, pois a cafeína ajuda a estimular a digestão, o que tem como consequência o aumento da circulação sanguínea, aumentando os batimentos cardíacos e regulando a pressão. Veja mais detalhes sobre o que fazer durante a crise de pressão baixa.
Como regular a pressão naturalmente
As pessoas que tem pressão baixa podem sofrer com a pressão alta no futuro, porque tendem a consumir mais alimentos ricos em sal e sódio no seu dia a dia. Assim, é recomendado que a pessoa que tem pressão baixa consuma apenas as 5 gramas de sal e sódio indicados pela OMS, isso significa que:
- Não adicionar sal as refeições prontas, como nas saladas e sopas, já que contém quantidade suficiente de sódio;
- Não deve ter o saleiro em cima da mesa para evitar o uso excessivo de sal;
- Comer regularmente, a cada 3 ou 4 horas, evitando períodos prolongados de jejum;
- Embora possa cozinhar com sal também deve investir na ervas aromáticas para conferir mais sabor aos alimentos. Conheça as melhores ervas e como usar para temperar.
Além disso também é recomendado evitar ficar em lugares muito quentes, e sob a exposição direta do sol na rua, na praia ou na piscina porque isso favorece a desidratação e consequentemente a queda da pressão.
Veja no vídeo a seguir como fazer o sal de ervas para manter a pressão regulada: