Salto de desenvolvimento: 10 principais saltos e como identificar

Os saltos de desenvolvimento são períodos em que o bebê está adquirindo novas habilidades, podendo demonstrar desejos e emoções de forma nova, explorar o ambiente de maneira diferente de antes e passar a interagir mais com os pais e cuidadores.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Durante o salto de desenvolvimento, o bebê adquire habilidades novas, como rolar, sentar sozinho, pegar objetos ao seu alcance e andar, que permitem o bebê explorar e interagir com o ambiente em que vive cada vez mais.

Em caso de suspeita de alterações no desenvolvimento do bebê, é importante consultar um pediatra, que é o médico mais indicado para identificar inicialmente se o bebê está adquirindo habilidades novas no tempo esperado.

Imagem ilustrativa número 1

Saltos de desenvolvimento no bebê

Os principais saltos de desenvolvimento no bebê são:

1. Salto do 1º mês

Durante o salto de desenvolvimento do 1º mês, o bebê aprende a observar o rosto das pessoas, diferenciar a voz dos pais, chorar, emitir alguns sons e levantar o queixo quando colocado de barriga para baixo. Confira como é o desenvolvimento do bebê com 1 mês.

2. Salto dos 2 meses

Aos 2 meses, durante o salto de desenvolvimento, o bebê aprende a sorrir, emitir sons parecidos com vogais, juntar as mãos na frente do corpo e elevar a cabeça quando de bruços.  

Além disso, o bebê também começa a seguir objetos com os olhos e emitir barulhos ao interagir com seus pais ou cuidadores nesta fase. Entenda melhor como é o desenvolvimento do bebê com 2 meses.

3. Salto dos 3 meses

No salto de desenvolvimento dos 3 meses, o bebê se torna capaz de erguer a cabeça e o peito se apoiando com os braços ao ser colocado de bruços, esticar e encolher as pernas e agarrar ou balançar objetos.

Nesta fase, o bebê também começa a levar as mãos à boca, reagir a sons que ouve e gostar de interagir com outras pessoas, por exemplo.

4. Salto dos 4 meses

Durante o salto de desenvolvimento dos 4 meses, é comum o bebê emitir sons, sorrir, olhar e se movimentar para chamar a atenção dos pais, emitir sons ao conversarem com ele, tentar pegar objetos ao seu alcance e virar a cabeça para procurar sons que ouve. Veja como é o desenvolvimento do bebê com 4 meses.

5. Salto dos 5 meses

No salto de desenvolvimento que acontece em torno dos 5 meses, o bebê começa a interagir mais, reconhecendo quando é chamado pelo nome, chorando quando deseja estar perto dos pais e derrubando brinquedos no chão para serem apanhados. 

Além disso, nesta fase o bebê já mantém a cabeça firme ao ser colocado sentado com apoio e tenta permanecer nesta posição mesmo sem apoio, por exemplo. Saiba como é o desenvolvimento do bebê com 5 meses.

6. Salto dos 6 meses

Durante o salto de desenvolvimento dos 6 meses, o bebê começa a rir, observar a própria imagem no espelho, rolar, se apoiar com os braços quando está sentado, passar objetos de uma mão para a outra e estranhar pessoas desconhecidas, por exemplo.

Além disso, é neste período que o bebê começa a levar alimentos para boca com as mãos para comer e segurar a mamadeira para mamar, por exemplo. Confira como é o desenvolvimento do bebê com 6 meses.

7. Salto dos 7 meses

Neste salto de desenvolvimento, o bebê passa a sentar sem apoio e usar os braços para se equilibrar nesta posição, reconhecer alguns objetos pelo nome, olhando na sua direção, e procurar os pais quando precisa de ajuda. Entenda como é o desenvolvimento do bebê com 7 meses.

8. Salto dos 8 meses

Durante o salto de desenvolvimento dos 8 meses, o bebê continua a interagir cada vez mais, balançando a cabeça quando não quer algo e procurando por pessoas conhecidas quando estimulado, por exemplo, e já tenta sentar sozinho. Veja mais detalhes do desenvolvimento do bebê com 8 meses.

9. Salto dos 9 meses

Aos 9 meses, durante o salto de desenvolvimento o bebê se torna capaz de fazer vários sons diferentes, como “mamama” ou “dadada”, passa para a posição sentada sozinho, brinca com brinquedos nesta posição e puxa com os braços, tentando ficar de pé. 

Além disso, aos 9 meses o bebê também aprende a olhar para onde é apontado e levanta os braços quando deseja ser carregado. Saiba como é o desenvolvimento do bebê com 9 meses.

10. Salto dos 10 meses

O salto de desenvolvimento dos 10 meses é marcado pelo surgimento de habilidades como apoiar os pés e tentar dar passos quando segurado pelas mãos, acenar para “dar tchau” e procurar por objetos que são escondidos do seu campo de visão, por exemplo. Confira mais detalhes do desenvolvimento do bebê com 10 meses.

11. Salto dos 11 meses

Durante o salto de desenvolvimento dos 11 meses o bebê aprende a permanecer de pé por alguns segundos sem apoio, dar passos ao ser segurado por uma de suas mãos, observar as figuras em um livro e parar o que está fazendo quando lhe dizem “não”.

Nesta fase, o bebê também se torna cooperativo para trocar de roupa e emite sons ao se cantar músicas que gosta. Entenda melhor como é o desenvolvimento do bebê com 11 meses.

12. Salto dos 12 meses

É neste salto de desenvolvimento que o bebê normalmente aprende a chamar os pais por nomes específicos, como “mama” ou “papa”, dar passos sem apoio, usar mais gestos, especialmente o de apontar, e obedecer a comandos simples. Veja mais detalhes do desenvolvimento do bebê com 1 ano.

Como identificar

O salto de desenvolvimento é inicialmente identificado quando o bebê:

  • Mostra que está adquirindo novas habilidades, como rolar, sentar sozinho e apontar para objetos ou pessoas;
  • Começa a interagir com o ambiente de maneira diferente, passando a pegar objetos ao seu alcance, se arrastando pela casa para chegar onde deseja ou segurando em um móvel para ficar de pé, por exemplo; 
  • Passa a gostar de outros brinquedos ou brincadeiras, se divertindo e interagindo mais nestes momentos;
  • Demonstra desejos e emoções de forma nova, utilizando mais gestos, expressões faciais, choro e sons, por exemplo;
  • Muda o padrão de sono, passando a dormir menos durante o dia e despertando menos vezes à noite.

No entanto, para confirmar se o bebê está passando pelo salto de desenvolvimento esperado para a sua idade é recomendado consultar um pediatra, que geralmente avalia o desenvolvimento do bebê durante o exame.

Para saber o salto de desenvolvimento que o bebê está passando, marque uma consulta com o pediatra mais próximo de você: 

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que fazer durante o salto do desenvolvimento

Durante os saltos de desenvolvimento é recomendado aos pais e cuidadores:

  • Interagir com o bebê quando ele emitir sons ou expressões, principalmente sorrindo e demonstrando felicidade, para que aprenda como funciona a comunicação; 
  • Conversar, cantar e brincar com o bebê, para ajudá-lo a desenvolver a linguagem;
  • Apontar e nomear objetos para o bebê, para que aprenda a reconhecê-los;
  • Conversar e agir sempre com calma quando o bebê chorar, para ensiná-lo a se acalmar;
  • Ensinar o bebê como deve se comportar, demonstrando felicidade sempre que fizer o que é esperado;
  • Criar um ambiente seguro para que o bebê possa explorar, removendo móveis e objetos que possam machucar o bebê, por exemplo.    

Estas recomendações são importantes para estimular o bebê a usar e aprimorar as habilidades que está aprendendo. Além disso, devem ser seguidas respeitando-se o estágio do desenvolvimento do bebê. Conheça algumas brincadeiras para ajudar o desenvolvimento do bebê.

Vídeos relacionados

Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

12:46 | 2.070.474 visualizações