Sarcopen: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Sarcopen é um suplemento alimentar indicado para o tratamento da sarcopenia, que é uma condição que leva à perda de massa muscular, redução da força e do desempenho da musculatura esquelética.

Isso porque esse suplemento contém vitaminas, peptídeos de colágeno e aminoácidos de cadeia ramificada, que ajudam na formação de proteínas e metabolismo muscular.

O Sarcopen pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de sachês com sabor de tangerina, com o nome Sarcopen MPVA-4 ou S-Copen MPVA-4, e deve ser usado com indicação do nutrólogo ou nutricionista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Sarcopen é indicado para:

  • Perda de massa muscular;
  • Fraqueza muscular;
  • Diminuição da força e do desempenho muscular;
  • Melhorar a função da musculatura esquelética.

Essas condições estão relacionadas à sarcopenia que leva à redução da quantidade e tamanho das fibras musculares, que afeta principalmente idosos ou pessoas com estilo de vida sedentário ou doenças crônicas.

Leia também: Sarcopenia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sarcopenia

O Sarcopen deve ser usado junto com uma alimentação equilibrada e nutritiva e prática de atividades físicas liberadas pelo médico.

Quando tomar Sarcopen?

O Sarcopen pode ser tomado por idosos ou pessoas que possuem doenças crônicas que afetam a musculatura ou dificultam a realização de atividades físicas.

Assim, o médico ou nutricionista podem indicar tomar o Sarcopen durante o tratamento do câncer, insuficiência cardíaca ou doença renal crônicas, diabetes, obesidade, DPOC ou HIV, por exemplo.

O Sarcopen também pode ser tomado em situações como ingestão inadequada de proteínas, diminuição da produção de estrogênio ou testosterona, ou redução da prática de atividade física.

Leia também: Alimentos ricos em proteínas (de origem animal e vegetal) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-proteinas

Como funciona

O Sarcopen possui vitaminas B6, B9, B12 e D, peptídeos de colágeno e aminoácidos, como leucina, isoleucina e valina, além de cobre, manganês, selênio e ácido fólico.

Esses componentes ajudam na formação de músculos e no metabolismo muscular, favorecendo o ganho de massa muscular, além de combater o excesso de radicais livres e diminuir o estresse oxidativo.

Leia também: 10 suplementos para ganhar massa muscular (e como usar) tuasaude.com/suplementos-para-ganhar-massa-muscular

Como tomar

O Sarcopen deve ser tomado por via oral, imediatamente após dissolver todo o conteúdo do sachê em 200 mL de água filtrada.

A dose normalmente recomendada é de 1 sachê de Sarcopen por dia, ou conforme orientação do nutrólogo ou nutricionista.

No entanto, a dose diária de Sarcopen deve ser sempre recomendada pelo médico ou nutricionista de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa.

Possíveis efeitos colaterais

O Sarcopen geralmente é bem tolerado e seus efeitos colaterais não são conhecidos.

Por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação do médico ou nutricionista.

Quem não deve tomar

O Sarcopen não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes deste suplemento.

Além disso, mulheres grávidas ou em amamentação, assim como pessoas com doenças crônicas, só devem tomar o Sarcopen sob a indicação do médico ou nutricionista.

Vídeos relacionados

Como saber o Melhor Suplemento para você

03:58 | 39.261 visualizações

Alimentos Ricos em Proteína para SECAR e GANHAR MASSA MUSCULAR

04:06 | 1.065.213 visualizações

Como crescer tomando CREATINA do jeito certo

10:27 | 58.021 visualizações