Sarna humana é uma doença infecciosa causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, que atinge a pele e leva ao aparecimento de sintomas como coceira intensa na pele que piora à noite e vermelhidão.
Esta doença, também conhecida como escabiose, é facilmente transmitida entre pessoas da mesma família através da partilha de roupas, lençóis ou toalhas, por exemplo. Embora também seja frequente em animais, a sarna não se pega do cachorro, pois os parasitas são diferentes.
A sarna humana tem cura através da realização do tratamento indicado pelo dermatologista, que normalmente inclui o uso de remédios como permetrina ou benzoíla, que ajudam a eliminar o ácaro e a aliviar os sintomas da sarna.
Sintomas de sarna humana
Os principais sintomas de sarna humana são:
- Coceira muito intensa na pele, que piora durante a noite;
- Pequenas bolhas vermelhas na pele;
- Inchaços na pele;
- Linhas brancas na pele, próximo a região em que o ácaro está presente.
Os sintomas da sarna humana são mais comuns nas regiões de dobras de pele, como entre os dedos das mãos e dos pés, nas axilas, ao redor da cintura, mamas ou pulsos, cotovelos, virilhas ou nádegas.
Quando se trata da primeira infecção, os sintomas costumam surgir em até 2 meses, no entanto nos casos seguintes, os sintomas podem surgir mais rápido, aparecendo em menos de 4 dias.
Teste online de sintomas
Se acha que pode estar com esta doença, selecione qual dos sintomas está sentindo:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo com o diagnóstico e nem substituindo a consulta com o dermatologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da sarna humana é feito pelo dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico da pele.
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode fazer um exame de dermatoscopia, pois permite avaliar detalhadamente a pele e identificar o ácaro, assim como ovos, larvas e fezes. Entenda como é feita a dermatoscopia.
Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Como se pega sarna humana
A sarna humana é uma doença bastante contagiosa que pode passar facilmente entre pessoas através do contato direto com a pele ou com superfícies contaminadas, como lençóis, colchões ou aparelhos de academia, por exemplo.
Além disso, a doença pode ser transmitida mesmo que não esteja causando sintomas ainda.
Tratamento para sarna humana
O tratamento para a sarna humana deve ser orientado por um dermatologista e é feito com remédios para sarna como:
- Permetrina: é um creme que deve ser passado na pele para eliminar o ácaro e seus ovos. Pode ser usado em adultos, grávidas e crianças com mais de 2 meses;
- Crotamiton: pode ser comprada em forma de creme ou loção que deve ser aplicado diariamente. Não deve ser usado por grávidas ou mulheres a amamentar;
- Ivermectina: é um medicamento antiparasitário na forma de comprimido que ajuda a eliminar o ácaro. Não deve ser utilizado por grávidas, mulheres a amamentar ou crianças com menos de 15 Kg.
Além disso, durante o tratamento também é importante manter uma higiene corporal adequada e lavar em água quente todas as roupas, lençóis ou toalhas que tenham estado em contato direto com a pele. Veja mais remédios para sarna.
Opções de tratamento caseiro
Um excelente remédio caseiro natural para aliviar os sintomas da sarna e complementar o seu tratamento é o gel de babosa, que pode ser aplicado sobre pele afetada e possui propriedades que diminuem a coceira e podem ajudar a eliminar os ácaros. Confira outros remédios naturais para sarna.
Vinagre é bom para sarna humana?
O vinagre normalmente não é indicado no tratamento da sarna humana, porque não é capaz de eliminar o parasita da pele. Embora a aplicação de compressas com vinagre algumas vezes possa ser indicada para aliviar sintomas como coceira, não é suficiente para curar a sarna. Conheça remédios caseiros para coceira na pele.
Como prevenir
Alguns cuidados são importantes para evitar a transmissão da sarna humana, como:
- Não partilhar toalhas de banho;
- Evitar compartilhar roupas não lavadas;
- Lavar a pele, pelo menos, 1 vez por dia;
- Desinfetar superfícies compartilhadas com várias pessoas, como aparelhos de academia e colchonetes, por exemplo;
- Evitar o contato direto com pessoas que vivam em locais com poucas condições de higiene.
No caso de roupas que não podem ser lavadas frequentemente, uma boa opção é colocá-las no interior de um saco de plástico fechado enquanto não estão sendo utilizadas, pois isso impede que o ácaro se consiga alimentar, acabando por ser eliminado.
Mesmo quando a pessoa não tem sintomas, mas está infectada, a doença pode ser transmitida para outras pessoas.
Por isso, caso seja identificado um caso de sarna na família, é importante que todas as pessoas que estiveram em contato direto também façam o tratamento para sarna humana.