Cancro duro: o que é, sintomas e tratamento

Cancro duro é uma pequena lesão que pode aparecer na vagina, pênis, ou região oral ou anal, causada pela bactéria Treponema pallidum, sendo um dos primeiros sintomas de sífilis.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Por isso, o aparecimento do cancro duro recebe o nome de sífilis primária, e muitas vezes passa despercebido, por não causa dor ou desconforto e muitas vezes está localizada no ânus ou na vagina, não conseguindo ser visualizado.

Leia também: Sífilis primária: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/sifilis-primaria

O cancro duro é altamente contagioso e, por isso, a relação sexual desprotegida favorece a transmissão dessa bactéria. Por isso, é importante que seja identificado e tratado, para evitar transmitir para outra pessoa e desenvolver formas mais graves da infecção.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de cancro duro

Os principais sintomas de cancro duro são:

  • Pequeno caroço rosado que pode evoluir para úlcera;
  • Bordas elevadas e endurecidas;
  • Centro da lesão mais claro;
  • Pode estar coberto por secreção transparente;
  • O caroço não dói, coça ou causa desconforto.

O cancro duro normalmente surge cerca de 10 a 20 dias após o contato com a bactéria, que acontece através de relação sexual vaginal, anal ou oral sem camisinha.

Assim, o cancro duro pode aparecer na boca, na língua, no ânus, no pênis ou na vagina.

Leia também: 18 sintomas de sífilis no homem (e o que fazer) tuasaude.com/sifilis-sintomas-em-homem

Quanto tempo fica o cancro duro?

O cancro duro pode durar 4 a 5 semanas, desaparecendo desaparecer, sem deixar cicatrizes ou levar ao aparecimento de outros sinais ou sintomas.

No entanto, o desaparecimento do cancro duro não é sinal de cura da sífilis, mas sim de que a bactéria está se espalhando pelo organismo e que pode levar ao aparecimento de outros sintomas à medida que desenvolve-se. Conheça mais sobre a sífilis.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do cancro duro é feito pelo ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral através da avaliação da lesão na região genital, anal ou bucal.

Marque uma consulta com o infectologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico deve avaliar o histórico de saúde e de contato íntimo desprotegido.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode realizar uma raspagem da ferida para avaliar a presença da bactéria no local e exame de VDRL, que indica se há ou não infecção por Treponema pallidum. Entenda como é feito o VDRL e como entender o resultado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o cancro duro deve ser feito com orientação do ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral e tem como objetivo eliminar a bactéria do organismo.

Assim, o tratamento é feito com injeções de penicilina, cuja dose e duração devem ser recomendado pelo médico de acordo com o resultado dos exames.

É importante que durante e após o tratamento a pessoa realize o exame para sífilis para que se saiba se o tratamento está sendo eficaz. Veja mais detalhes sobre o tratamento para sífilis.

Como prevenir

Para prevenir o aparecimento do cancro duro é preciso diminuir o risco de contato com a bactéria Treponema pallidum e, para isso, é importante que seja utilizado preservativo durante as relações sexuais, mesmo que não exista penetração.

Isso porque o cancro duro é altamente contagioso e, assim, a bactéria pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra.

Confira no vídeo a seguir mais informações sobre a sífilis:

Tudo que precisa saber sobre SÍFILIS

08:49 | 114.793 visualizações

Vídeos relacionados

Tudo que precisa saber sobre SÍFILIS

08:49 | 114.793 visualizações