Cancro duro é uma pequena lesão que pode aparecer na vagina, pênis, ou região oral ou anal, causada pela bactéria Treponema pallidum, sendo um dos primeiros sintomas de sífilis.
Por isso, o aparecimento do cancro duro recebe o nome de sífilis primária, e muitas vezes passa despercebido, por não causa dor ou desconforto e muitas vezes está localizada no ânus ou na vagina, não conseguindo ser visualizado.
Leia também: Sífilis primária: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/sifilis-primariaO cancro duro é altamente contagioso e, por isso, a relação sexual desprotegida favorece a transmissão dessa bactéria. Por isso, é importante que seja identificado e tratado, para evitar transmitir para outra pessoa e desenvolver formas mais graves da infecção.
Sintomas de cancro duro
Os principais sintomas de cancro duro são:
- Pequeno caroço rosado que pode evoluir para úlcera;
- Bordas elevadas e endurecidas;
- Centro da lesão mais claro;
- Pode estar coberto por secreção transparente;
- O caroço não dói, coça ou causa desconforto.
O cancro duro normalmente surge cerca de 10 a 20 dias após o contato com a bactéria, que acontece através de relação sexual vaginal, anal ou oral sem camisinha.
Assim, o cancro duro pode aparecer na boca, na língua, no ânus, no pênis ou na vagina.
Leia também: 18 sintomas de sífilis no homem (e o que fazer) tuasaude.com/sifilis-sintomas-em-homemQuanto tempo fica o cancro duro?
O cancro duro pode durar 4 a 5 semanas, desaparecendo desaparecer, sem deixar cicatrizes ou levar ao aparecimento de outros sinais ou sintomas.
No entanto, o desaparecimento do cancro duro não é sinal de cura da sífilis, mas sim de que a bactéria está se espalhando pelo organismo e que pode levar ao aparecimento de outros sintomas à medida que desenvolve-se. Conheça mais sobre a sífilis.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do cancro duro é feito pelo ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral através da avaliação da lesão na região genital, anal ou bucal.
Marque uma consulta com o infectologista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico deve avaliar o histórico de saúde e de contato íntimo desprotegido.
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode realizar uma raspagem da ferida para avaliar a presença da bactéria no local e exame de VDRL, que indica se há ou não infecção por Treponema pallidum. Entenda como é feito o VDRL e como entender o resultado.
Como é feito o tratamento
O tratamento para o cancro duro deve ser feito com orientação do ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral e tem como objetivo eliminar a bactéria do organismo.
Assim, o tratamento é feito com injeções de penicilina, cuja dose e duração devem ser recomendado pelo médico de acordo com o resultado dos exames.
É importante que durante e após o tratamento a pessoa realize o exame para sífilis para que se saiba se o tratamento está sendo eficaz. Veja mais detalhes sobre o tratamento para sífilis.
Como prevenir
Para prevenir o aparecimento do cancro duro é preciso diminuir o risco de contato com a bactéria Treponema pallidum e, para isso, é importante que seja utilizado preservativo durante as relações sexuais, mesmo que não exista penetração.
Isso porque o cancro duro é altamente contagioso e, assim, a bactéria pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra.
Confira no vídeo a seguir mais informações sobre a sífilis: