Qual o significado das cores na cromoterapia

Dezembro 2021

A cromoterapia, também conhecida como terapia das cores, é uma terapia complementar em que são utilizadas cores básicas como vermelho, laranja, amarelo, verde, azul ou violeta, por exemplo, para auxiliar no tratamento de certas doenças, como febre, insônia ou doenças psiquiátricas.

Na cromoterapia, cada cor possui vibrações, frequências eletromagnéticas e propriedades terapêuticas específicas, que ajudam a pessoa a conhecer e explorar o seu interior, influenciando o sistema nervoso, de acordo com os objetivos do tratamento. Entenda como é feita a cromoterapia e os principais cuidados

É importante ressaltar que a cromoterapia, apesar de ser oferecida pelo SUS como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), não é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina e não substitui o tratamento médico com remédios alopáticos, sem que haja conhecimento prévio do médico que o prescreveu.

Qual o significado das cores na cromoterapia

Para que serve cada cor

Na cromoterapia cada cor tem um propósito diferente, sendo utilizadas nas seguintes situações: 

1. Vermelho

O vermelho é uma cor quente com propriedades estimulantes que, quando usado, é capaz de ativar e energizar os órgãos e todos os 5 sentidos, audição, tato, visão, olfato e paladar. 

Além disso, a cor vermelha estimula o sistema nervoso central, podendo ajudar a reduzir fadiga, o cansaço e o desânimo, e aumentar a motivação, disposição e o desejo sexual.

O vermelho também contribui para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

2. Laranja

O laranja é uma cor que deriva da junção entre o amarelo e o vermelho e pode ajudar a estimular a criatividade e emoções felizes, e aumentar a energia dos pulmões, da respiração e da digestão, auxiliando também no tratamento das náuseas. 

Além disso, a cor amarela pode aumentar a pulsação, estimular a atividade mental, a tireóide, o crescimento dos ossos, e aliviar cãibras e espasmos musculares. 

3. Amarelo

O amarelo é uma cor que ajuda a energizar e tonificar os músculos, ativar os gânglios linfáticos e melhorar o sistema digestivo, acelerando a digestão por estimular os intestinos, pâncreas e os fluidos digestivos. 

Essa cor é considerada estimulante do sistema nervoso central, ajudando a aumentar a inspiração, melhorar estados de depressão, apatia e desânimo, e a reduzir o esgotamento mental. 

Além disso, a cor amarela também contribui para a eliminação de imperfeições da pele e age como um purificador do sangue. 

4. Verde

O verde é a cor mais abundante no planeta, presente na vegetação e contribui para aliviar a tensão, trazendo sensação de equilíbrio, calma e harmonia, e ajuda a estimular a glândula pituitária, que controla todas as outras glândulas do corpo, ajudando nos desequilíbrios hormonais. 

Essa cor ajuda a estabilizar as disfunções crônicas e agudas, e é a mais usada para aliviar gripes e resfriados e tratar infecções.

5. Azul

O azul é uma cor que ajuda a acalmar e a tranquilizar, aliviando a raiva ou agressividade, além de ajudar a eliminar as toxinas através da respiração, estimulando poderes intuitivos e construindo vitalidade. 

Além disso, alivia a irritação, coceira e a dor de afecções cutâneas, alivia a febre, dor de cabeça e a inflamação e ativa a glândula pineal.

6. Violeta

A cor violeta contribui para o controle da fome, por interferir no metabolismo, ajuda a acalmar os órgãos do organismo, relaxar os músculos, incluindo o coração, e ajuda a combater infecções. 

Além disso, o violeta pode contribuir para a purificação do sangue, e é um calmante usado em meditação, ajudando também a acalmar o estresse mental e emocional, a melhorar o sono, e a aliviar a dor.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • AZEEMI, S. T. Y.; RAZA, S. M. A Critical Analysis of Chromotherapy and Its Scientific Evolution. Evid Based Complement Alternat Med. 2. 4; 481–488, 2005
  • MARRA, Massimo. Progettazione e sviluppo di un sistema cromoterapico mediante una rete di sensori wireless. Corso di Laurea Magistrale in Ingegneria Informatica, 2011. UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI PADOVA.
  • AZEEMI, Samina Tazayyen Yousuf. A QUANTITATIVE STUDY ON CHROMOTHERAPY A QUANTITATIVE STUDY ON CHROMOTHERAPY . THE DEGREE OF DOCTORATE OF PHILOSOPHY IN THE UNIVERSITY OF BALOCHISTAN, QUETTA.
Mais sobre este assunto: