O que é:
O Luftal é um remédio que contém simeticona na sua composição, indicado para o alívio do excesso de gases no estômago ou no intestino, pois age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão na barriga causada pelo excesso de gases.
O Luftal pode ser também recomendado pelo médico na preparação para realização de alguns exames, como endoscopia digestiva ou a colonoscopia, por exemplo.
O Luftal está disponível em farmácias e drogarias, encontrado na forma de comprimidos, solução em gotas ou cápsulas gelatinosas, administrados por via oral, e deve ser usado com orientação médica, especialmente para bebês e crianças.
Para que serve
O Luftal serve para aliviar os seguintes sintomas:
- Desconforto abdominal;
- Aumento do volume abdominal;
- Dor e cólicas no abdômen.
Além disso, também pode ser usado como medicação auxiliar para a preparação de pacientes em exames médicos, como é o caso da endoscopia digestiva ou colonoscopia.
Como funciona
A simeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos e levando ao rompimento das bolhas e impedindo a formação de bolhas maiores, permitindo que sejam eliminadas mais facilmente, resultando no alívio dos sintomas associados com a retenção de gases.
Como usar
A posologia depende da forma farmacêutica que se pretende utilizar:
1. Luftal gotas 75 mg/mL
O Luftal gotas pode ser usado por adultos, bebês e crianças, e a dose varia com a idade:
- Crianças lactentes: 3 a 5 gotas por via oral, até 3 vezes por dia;
- Crianças até 12 anos: 5 a 10 gotas por via oral, até 3 vezes por dia;
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 13 gotas por via oral, até 3 vezes por dia.
Para dar a dose para o bebê ou criança, pode-se misturar a simeticona com água, fórmula para bebês ou outros alimentos para facilitar a deglutição.
É importante agitar o frasco de simeticona gotas antes de utilizar e deve sempre ser usada com orientação médica, principalmente para bebês e crianças, pois o pediatra deve indicar a quantidade a ser tomada e o tempo de tratamento.
2. Luftal comprimido 40 mg
O Luftal comprimidos deve ser usado somente por adultos sendo que a dose recomendada é de 1 comprimido de 40 mg por via oral até 3 vezes por dia, junto com as refeições. A dose máxima não deve ultrapassar 500 mg por dia, que equivale a 12 comprimidos.
3. Luftal cápsulas gelatinosas 125 mg
O Luftal cápsulas gelatinosas é recomendado somente para adultos e a dose é de 1 cápsula de 125 mg por via oral de 6 em 6 horas, tomada após uma refeição. A dose máxima por dia é de 4 cápsulas de 125 mg.
Possíveis efeitos colaterais
O Luftal geralmente é bem tolerado pois não é absorvido pelo corpo, agindo somente nos gases presentes no estômago ou intestino sendo totalmente eliminada pelas fezes.
No entanto, alguns efeitos colaterais podem surgir durante o uso do Luftal como urticária ou coceira, inchaço e vermelhidão na pele.
Quem não deve usar
O Luftal não deve ser usado por pessoas alérgicas à simeticona ou por pessoas que apresentam perfuração ou obstrução no intestino, distensão abdominal, cólica grave, dor persistente por mais de 36 horas ou que sintam uma massa palpável na região do abdômen.
Esse remédio só deve ser usado na gravidez ou amamentação com recomendação e orientação médica.
Grávida pode tomar Luftal?
O Luftal pode ser usado por grávidas somente se for recomendado pelo médico.