O início do trabalho de parto é identificado por meio de sinais como contrações uterinas ritmadas, dilatação do colo do útero e mudança da sua espessura, além da perda do tampão mucoso e o rompimento da bolsa.
O trabalho de parto pode surgir a partir das 20 semanas de gestação, no caso de bebês prematuros ou a partir de 37 semanas, para os bebês a termo, e a duração do parto pode variar entre 11 a 24 horas, mas este tempo pode diminuir a cada gravidez.
Leia também: Trabalho de parto: sinais, como confirmar, fases e o que fazer tuasaude.com/trabalho-de-partoOs sinais do trabalho de parto geralmente surgem pouco a pouco, com cólicas parecidas com as da menstruação e que vão se tornando mais intensas e dolorosas. Conheça algumas causas da cólica na gravidez.
Sinais do trabalho de parto
Os 6 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são:
1. Contrações ritmadas
Contrações são relativamente frequentes ao longo da gravidez, especialmente no último trimestre, período em que o corpo começa a preparar os músculos para o momento do parto.
No entanto, algumas horas antes do parto essas contrações começam a ser mais frequentes, mais fortes e a surgir em menor espaço de tempo entre elas, tornando-se mais ritmadas. Geralmente é indicado ir para o hospital quando as contrações duram entre 45 e 60 segundos e aparecem a cada 3 a 5 minutos.
2. Perda do tampão mucoso
A perda do tampão mucoso, que é uma secreção espessa que se forma no colo do útero durante a gravidez, é comum quando o trabalho de parto começa e acontece devido à dilatação do colo uterino.
Normalmente, o tampão mucoso é identificado quando a mulher vai ao banheiro e, ao se limpar, percebe uma secreção gelatinosa rosada, ligeiramente marrom ou contendo um pouco de sangue. Veja como identificar o tampão mucoso.
3. Rompimento da bolsa
O rompimento da bolsa normalmente acontece durante o trabalho de parto, provocando a saída de um líquido semelhante à urina, porém com uma cor mais clara, turva e que pode conter alguns traços esbranquiçados.
Ao contrário da vontade de urinar, quando a bolsa das águas se rompe, a mulher não consegue segurar a saída do líquido.
4. Respiração mais fácil
A sensação de respirar mais facilmente tende a surgir de poucas semanas até algumas horas antes de iniciar o trabalho de parto, porque o bebê começa a se posicionar dentro da barriga de forma a deixar de comprimir o diafragma, facilitando a respiração.
5. Dilatação do colo do útero
Outro sinal do início do trabalho de parto é a dilatação do colo do útero, que é o aumento da abertura do colo uterino para permitir a saída do bebê, mas que só pode ser observado no hospital pelo obstetra por meio do exame de "toque".
É preciso uma dilatação de 10 centímetros do colo do útero para permitir a passagem do bebê.
6. Mudança na espessura do colo uterino
Quando o trabalho de parto começa é comum o colo do útero se esticar e se tornar mais fino, especialmente quando a dilatação do colo está acontecendo, sendo chamado de apagamento do colo uterino.
Normalmente, o apagamento do colo uterino só é identificado no hospital pelo obstetra por meio do exame de “toque”.
Diarreia é sinal de trabalho de parto?
Diarreia normalmente não é um sinal de que o trabalho de parto irá começar, sendo importante consultar o obstetra para uma avaliação, especialmente caso surjam outros sintomas como febre, vômitos ou presença de sangue nas fezes.
Como é a dor durante o parto?
A dor durante o parto é causada pela contração e distensão dos músculos, variando de acordo com a sensibilidade de cada mulher e a fase do parto. Na fase inicial do parto, a dor é similar a uma cólica muito forte, que costuma acontecer somente durante as contrações, surgindo na parte inferior do abdômen e se espalhando para a região lombar e coxas.
Já na última fase do parto, a dor ocorre na região da lombar, abdômen, nádegas e vagina, sendo mais intensa e profunda e acontece porque os ossos da região pélvica estão sendo movidos e os músculos da região do ânus e vagina são estendidos para permitir a passagem do bebê.
No entanto, algumas técnicas e opções naturais, como massagens, terapia com água morna e aromaterapia, são algumas opções que podem ajudar a diminuir as dores durante o parto. Conheça outras formas de aliviar as dores durante o parto.
Estou em trabalho de parto! E agora?
Ao identificar que está em trabalho de parto é importante levar em consideração o tipo de parto que se planejou junto ao obstetra:
1. Cesárea
Quando a mulher deseja fazer uma cesárea deve informar o obstetra sobre os sintomas que está sentindo enquanto se desloca até o hospital.
Na maior parte dos casos de cesárea, a cirurgia é agendada para alguns dias antes da data provável do parto e, por isso, a mulher pode não apresentar sinais de trabalho de parto.
2. Parto normal
Se a mulher planejou o parto normal e descobre que entrou em trabalho de parto, é importante manter a calma e acompanhar o tempo de intervalo e duração das contrações. Isto porque o trabalho de parto normal é demorado e não existe necessidade de ir imediatamente para o hospital após os primeiros sinais, especialmente se as contrações não forem ritmadas e frequentes.
No início do trabalho de parto a mulher pode fazer atividades simples e leves em casa, assim como é recomendado beber bastante água e fazer pequenas refeições. Veja o que comer e o que evitar durante o trabalho de parto.
Quando ir para o hospital
É importante ir para o hospital quando as contrações ficarem muito fortes, durando entre 45 e 60 segundos e surgirem a cada 3 a 5 minutos. Durante o trabalho de parto a dor deverá ir aumentando aos poucos, mas quanto mais calma e relaxada a mulher estiver, melhor será o processo de parto.