O que é:
A síndrome de couvade corresponde a um conjunto de sintomas que podem aparecer nos homens durante a gestação da companheira, que exprimem psicologicamente a gravidez apresentando sensações semelhantes. Assim, o homem pode engordar, sofrer com enjoos, desejos, crises de choro ou mesmo depressão.
Os sintomas também demonstram a necessidade que muitos homens têm de se tornarem pais, ou a forte ligação afetiva e emocional com a mulher, que acaba por transferir para o marido uma série de sensações que costumam se manifestar somente na mulher.
Sintomas da síndrome de couvade
Os homem pode apresentar sintomas físicos e psicológicos de gravidez, sendo os principais:
- Náusea;
- Azia;
- Dor abdominal;
- Inchaço;
- Aumento ou diminuição do apetite;
- Alterações respiratórias;
- Dor nas costas;
- Cãibras nas pernas;
- Alterações no sono;
- Ansiedade;
- Inquietação;
- Depressão;
- Alteração do apetite sexual.
A síndrome de couvade não costuma causar distúrbios psíquicos, no entanto, é aconselhável procurar um especialista somente quando a situação foge de controle e passa a incomodar o casal e as pessoas próximas.
Possíveis causas
Ainda não se sabe ao certo o que causa esta síndrome, mas pensa-se que pode estar relacionada com a ansiedade do homem em relação à gravidez e à paternidade, ou que seja uma adaptação inconsciente do cérebro para que o futuro pai se possa relacionar e apegar ao bebê.
Esta síndrome é mais frequente em homens que têm um desejo muito forte de serem pais, que estão emocionalmente muito ligados à companheira grávida, e se a gravidez for de risco, há ainda maior probabilidade de manifestar estes sintomas.
Como é feito o tratamento
Como não é considerada uma doença, a síndrome de couvade não tem um tratamento específico, podendo os sintomas persistirem no homem até ao nascimento do bebê. Nestes casos é aconselhado que o homem tente relaxar, o que pode ajudar a atenuar os sintomas.
Caso os sintomas sejam muito intensos e frequentes, ou caso fuja do controle e passe a incomodar o casal e as pessoas próximas, é aconselhado consultar um terapeuta.