O que é
A síndrome de Lennox-Gastaut é uma forma rara de epilepsia que pode surgir na infância, provocando crises convulsivas, atraso do desenvolvimento motor, dificuldade de aprendizado e problemas comportamentais.
A epilepsia é uma doença causada por alterações no funcionamento do cérebro que, no caso da síndrome de Lennox-Gastaut, surgem devido a malformações cerebrais e doenças como meningite ou encefalite, por exemplo. No entanto, nem sempre é possível identificar a causa. Entenda melhor o que é epilepsia.
Em caso de suspeita de síndrome de Lennox-Gastaut é importante consultar um neuropediatra. Embora não tenha cura, o tratamento com anticonvulsivantes, dieta cetogênica e/ou fisioterapia, pode melhorar a qualidade de vida.
Principais sintomas
Os principais sintomas da síndrome de Lennox-Gastaut são:
- Crises convulsiva;
- Atraso do desenvolvimento motor;
- Dificuldade de aprendizado;
- Problemas comportamentais, como agitação, agressividade ou irritabilidade.
As crises convulsivas tendem a ocorrer diariamente e podem provocar a contração e rigidez dos músculos no corpo, especialmente à noite. Além disso, podem acontecer quedas frequentes durante o dia e episódios de olhar fixo e vago, como se a criança estivesse “fora do ar” ou “desligada do mundo”. Conheça outros sintomas de crises convulsivas.
Os outros sintomas, como o atraso do desenvolvimento neurológico e problemas comportamentais, tendem a surgir após o início das crises convulsivas e piorar caso as crises não sejam tratadas adequadamente.
Possíveis causas
A Síndrome de Lennox-Gastaut normalmente é causada por doenças que podem afetar o funcionamento do cérebro, como meningite ou encefalite, malformações cerebrais ou lesões no cérebro devido a dificuldades no parto, por exemplo.
No entanto, algumas vezes nenhuma causa específica é identificada. Além disso, em alguns casos, a síndrome de West, uma outra doença que também provoca crises convulsivas, pode evoluir para a síndrome de Lennox-Gastaut. Entenda melhor o que é a síndrome de West.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de síndrome de Lennox-Gastaut normalmente é confirmado pelo neuropediatra levando em consideração os sintomas apresentados e o resultado do eletroencefalograma, que pode identificar alterações características da síndrome.
Como é feito o tratamento
O tratamento da síndrome de Lennox-Gastaut pode envolver o uso de medicamentos, como ácido valpróico, topiramato e lamotrigina, a adoção de dietas específicas, como a dieta cetogênica, e até cirurgia para controlar as crises convulsivas. Entenda como é o tratamento de crises convulsivas em caso de epilepsia.
Além disso, dependendo das dificuldades de movimentação e alimentação, por exemplo, a reabilitação com fisioterapia e fonoaudiologia, também podem ser indicadas para evitar complicações, como dor, deformidades nas articulações e engasgos durante a alimentação.
Síndrome de Lennox-Gastaut tem cura?
A síndrome de Lennox-Gastaut não tem cura, no entanto, por meio do tratamento adequado é possível controlar as crises e melhorar a qualidade de vida em alguns casos.
É comum que as crises sejam de difícil controle, necessitando de mais de um anticonvulsivante no seu tratamento.