A síndrome do túnel do carpo é uma compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão, podendo causar formigamento e sensação de agulhas no polegar, anelar, indicador ou dedo médio.
Geralmente, os sintomas da síndrome do túnel do carpo pioram com o tempo e tendem a ser mais intensos durante a noite, sendo mais comum em pessoas que fazem movimentos repetitivos das mãos diariamente, mas também pode surgir devido a fraturas na região ou doenças crônicas, como diabetes e problemas autoimunes.
Leia também: 7 sintomas de síndrome do túnel do carpo (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-sindrome-do-tunel-do-carpoO tratamento da síndrome do túnel do carpo pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e, em alguns casos, pode ser necessário fazer cirurgia para que os sintomas desapareçam completamente.
Sintomas da síndrome do túnel do carpo
Os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo são:
- Formigamento ou sensação de picadas na mão;
- Dedos ou mão inchados;
- Dormência nos dedos;
- Sensação de queimação ou formigamento no antebraço, em alguns casos;
- Fraqueza e dificuldade para segurar objetos;
- Dor no pulso, principalmente durante a noite;
- Dificuldade para diferenciar calor do frio.
Os sintomas da síndrome do túnel do carpo podem surgir em apenas uma ou nas duas mãos e são mais intensos durante a noite.
Caso a pessoa identifique alguns destes sintomas, é recomendado consultar o ortopedista para que seja feita uma avaliação e o tratamento mais adequado possa ser iniciado.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito pelo ortopedista a partir da avaliação dos sintomas, além de ser feito um exame físico em que são realizados movimentos com o punho com o objetivo de verificar se a pessoa sente dor e qual a sua intensidade.
Marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima de você:
Para concluir o diagnóstico, o médico pode também indicar a realização de exames, como a raio X do punho, ultrassom ou eletroneuromiografia, para avaliar possíveis danos nos nervos periféricos. Conheça mais sobre o exame eletroneuromiografia.
Possíveis causas
A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo mediano que passa pelo punho e inerva para a palma da mão, resultando nos sintomas.
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo, como:
- Alterações anatômicas no túnel do carpo;
- Movimentos repetidos com a mão e/ou o pulso;
- Fraturas ou luxação no pulso;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Menopausa;
- Artrite reumatoide.
Além disso, disfunções na tireoide, retenção de líquidos, linfedema, doença renal, pressão arterial alta ou uso de remédios, como o anastrozol, também podem aumentar o risco de síndrome do túnel do carpo.
Como é feito o tratamento
O tratamento da síndrome do túnel do carpo deve ser orientado pelo ortopedista de acordo com os sintomas apresentados e tem como objetivo promover a diminuição da pressão e inflamação do nervo, o que ajuda a diminuir a dor e o desconforto.
Os principais tratamentos para a síndrome do túnel do carpo são:
- Repouso, devendo ser evitados movimentos que sobrecarreguem o punho;
- Munhequeira, que é uma pulseira ortopédica que serve para imobilizar o pulso, e que pode ser usado também durante a noite, que ajuda a reduzir a sensação de formigamento e a dor;
- Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou paracetamol, que reduzem a inflamação local, aliviando a dor causada pela síndrome;
- Fisioterapia, com exercícios que ajudam a desinflamar e reduzir a compressão do nervo mediano;
- Injeções de corticoides, que são administradas pelo médico na região do túnel do carpo, para diminuir o inchaço e a pressão provocada sobre o nervo mediano.
Além disso, nos casos em que a síndrome do túnel do carpo é provocada por doenças, como a artrite reumatoide, é importante iniciar o tratamento adequado para esse problema de forma a eliminar completamente os sintomas. Veja mais detalhes do tratamento para síndrome do túnel do carpo.
A cirurgia para síndrome do túnel do carpo, normalmente, só é feita em casos mais graves, em que não é possível aliviar os sintomas com outros tratamentos.
Assim, durante a cirurgia, o médico faz um corte no ligamento que está fazendo pressão sobre o nervo mediano, resolvendo os sintomas. Saiba mais sobre a cirurgia para a síndrome do túnel do carpo.
Tratamento natural para síndrome do túnel do carpo
Outra forma de aliviar os sintomas é aplicando uma bolsa de água quente sobre o punho durante 10 minutos e, em seguida, realizar exercícios de alongamento, esticando o braço e dobrando o punho para um lado e para o outro cerca de 10 vezes.
No final, deve-se aplicar uma bolsa de água fria por mais 10 minutos e repetir o processo até 2 vezes por dia.
Veja mais dicas para tratar a síndrome do túnel do carpo no vídeo a seguir: