Síndrome do túnel do carpo: o que é, sintomas, causas e tratamento

A síndrome do túnel do carpo surge devido à compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão, podendo causar formigamento e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio.

Geralmente, a síndrome do túnel do carpo piora ao longo do tempo desde que surge, agravando-se especialmente durante a noite, podendo acontecer devido a fraturas, doenças, como diabetes ou doenças autoimunes, ou ser consequência da realização de movimentos repetitivos.

O tratamento da síndrome do túnel do carpo pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e, em alguns casos, pode ser necessário fazer cirurgia para que os sintomas desapareçam completamente.

Síndrome do túnel do carpo: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas da síndrome do túnel do carpo

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo pode surgir em apenas uma ou nas duas mãos e são mais intensos durante a noite, sendo os principais:

  • Formigamento ou sensação de picadas na mão;
  • Inchaço nos dedos e/ou na mão;
  • Dormência nos dedos;
  • Sensação de queimação ou formigamento no antebraço, em alguns casos;
  • Fraqueza e dificuldade para segurar objetos;
  • Dor no pulso, principalmente durante a noite;
  • Dificuldade para diferenciar calor do frio.

Caso a pessoa identifique alguns destes sintomas, é recomendado consultar o ortopedista para que seja feita uma avaliação e o tratamento mais adequado possa ser iniciado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito pelo ortopedista a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser feita um exame físico em que são realizados movimentos com o punho com o objetivo de verificar se a pessoa sente dor e qual a sua intensidade.

Para concluir o diagnóstico, o médico pode também indicar a realização de exames, como a eletroneuromiografia, também chamado de exame da condução nervosa, que é um exame que avalia possíveis danos nos nervos periféricos, sendo útil no diagnóstico da síndrome do túnel do carpo. Conheça mais sobre o exame eletroneuromiografia.

Principais causas

A dor característica da síndrome do túnel do carpo resulta da pressão no pulso e na região do nervo mediano, devido a uma inflamação, que pode ser causada por doenças como obesidade, diabetes, disfunções na tireoide, retenção de líquidos, pressão arterial alta, doenças autoimunes ou lesões no pulso, como fratura ou deslocação, por exemplo.

Além disso, movimentos repetidos com a mão e/ou o pulso ou quedas e fraturas, também podem levar ao desenvolvimento desta síndrome.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a síndrome do túnel do carpo deve ser orientado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados e tem como objetivo promover a diminuição da pressão e inflamação do nervo, o que ajuda a diminuir a dor e o desconforto. Em todos os casos, é indicado repouso, devendo ser evitados movimentos que sobrecarreguem o punho, o que poderia intensificar os sintomas. Além do repouso, algumas das formas de tratamento que podem ser indicadas são:

  • Munhequeira: é um dispositivo médico que serve para imobilizar o pulso, e que pode ser usado também durante a noite, que ajuda a reduzir a sensação de formigamento e a dor;
  • Remédios analgésicos anti-inflamatórios: como o ibuprofeno, que reduzem a inflamação local, aliviando a dor causada pela síndrome;
  • Injeções de corticoides: que são administradas na região do túnel do carpo, para diminuir o inchaço e a pressão provocada sobre o nervo mediano.

Outra forma de aliviar os sintomas é aplicando uma bolsa de água quente sobre o punho durante 10 minutos e, em seguida, realizar exercícios de alongamento, esticando o braço e dobrando o punho para um lado e para o outro cerca de 10 vezes. No final, deve-se aplicar uma bolsa de água fria por mais 10 minutos e repetir o processo até 2 vezes por dia.

Além disso, o médico pode ainda recomendar a realização de fisioterapia, para complementar outros tratamentos. Nos casos em que a síndrome do túnel do carpo é provocada por doenças, como a artrite reumatoide, é importante iniciar o tratamento adequado para esse problema de forma a eliminar completamente os sintomas. Veja mais detalhes do tratamento para síndrome do túnel do carpo.

A cirurgia para síndrome do túnel do carpo, normalmente, só é feita em casos mais graves, em que não é possível aliviar os sintomas com outros tratamentos. Assim, durante a cirurgia, o médico faz um corte no ligamento que está fazendo pressão sobre o nervo mediano, resolvendo os sintomas. Saiba mais sobre a cirurgia para a síndrome do túnel do carpo.

Veja mais dicas para tratar a síndrome do túnel do carpo no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CHAMMAS, Michel et. al.. Síndrome do túnel do carpo – Parte I (anatomia, fisiologia, etiologia e diagnóstico). Revista Brasileira de Ortopedia. 49. 5; 429-436, 2014
  • MAYO CLINIC. Carpal tunnel syndrome. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/carpal-tunnel-syndrome/symptoms-causes/syc-20355603>. Acesso em 26 Set 2019
Mais sobre este assunto: