O que é:
A síndrome de vômito cíclico é um transtorno gastrointestinal que causa episódios de vômitos e náuseas repentinos, frequentes e intensos, que podem durar de algumas horas ou até vários dias.
A síndrome do vômito cíclico pode surgir em crianças e adultos, e acredita-se que seja causada por fatores como problemas hormonais ou gastrointestinais e alterações na comunicação entre o cérebro e o trato digestório, por exemplo.
Embora essa síndrome não tenha cura, o gastroenterologista pode indicar o uso de remédios antieméticos e analgésicos para evitar os vômitos, diminuir a dor, e prevenir o surgimento de complicações.
Principais sintomas
Os principais sintomas da síndrome do vômito cíclico são:
- Episódios intensos e repetitivos de vômitos;
- Dor abdominal;
- Suor intenso;
- Náuseas;
- Dor de cabeça;
- Palidez;
- Diarreia;
- Perda de apetite;
- Cansaço;
- Tontura;
- Sede excessiva;
- Sensibilidade à luz.
A fase de recuperação começa quando a pessoa para de vomitar e sente menos enjoo, melhorando gradativamente. Após essa fase, o apetite e a disposição retornam.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico dessa síndrome deve ser feito por um gastroenterologista, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, e do histórico de saúde familiar e da pessoa.
Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita alguns exames, como hemograma completo, ultrassonografia do abdômen e endoscopia, um exame indicado para avaliar a saúde do esôfago, estômago e a parte inicial do intestino. Veja como é feita a endoscopia.
Possíveis causas
Ainda não se sabe exatamente o que causa a síndrome do vômito cíclico. No entanto, acredita-se que essa síndrome seja provocada por alterações na comunicação entre o cérebro e o trato digestório; mutações genéticas; ou problemas hormonais, gastrointestinais ou no sistema endócrino.
Além disso, alguns fatores que podem provocar os episódios de vômitos são:
- Estresse;
- Ansiedade ou ataques de pânico, principalmente em adultos;
- Infecções respiratórias;
- Alergias alimentares;
- Entusiasmo intenso antes de aniversários, viagens ou férias, especialmente em crianças;
- Períodos menstruais;
- Poucas horas de sono;
- Jejum.
A ingestão de alguns alimentos e bebidas, como chocolate, queijo, alimentos com glutamato monossódico ou bebidas alcoólicas também podem provocar episódios de vômitos.
Como é o tratamento
Embora esse transtorno não tenha cura, o tratamento da síndrome dos vômitos cíclicos é indicado pelo médico e inclui o uso de medicamentos para diminuir controlar a náusea, os vômitos e a dor como ondansetrona, prometazina e ibuprofeno, por exemplo.
Já em casos graves de vômitos, o tratamento dessa síndrome deve ser feito no hospital com a administração de soro e medicamentos diretamente na veia.
Após encerrar os episódios de vômitos, é recomendado fazer uma dieta líquida, bebendo bastante água, sucos de frutas e caldos de vegetais, e introduzindo os alimentos mais sólidos gradativamente na alimentação.
Possíveis complicações
As possíveis complicações da síndrome do vômito cíclico são:
- Desidratação;
- Esofagite;
- Síndrome de Mallory-Weiss;
- Cáries.
Além disso, essa síndrome também pode provocar lesões renais, devido à desidratação, e gastrite.