Os principais sintomas de Zika são febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele, e podem aparecer até 10 dias após a infecção pelo vírus.
Normalmente a transmissão do Zika vírus ocorre através da picada do mosquito, mas também existem casos de pessoas que se contaminaram através do contato sexual sem camisinha. Uma das maiores complicações desta doença ocorre quando a gestante é contaminada com o vírus, o que pode gerar microcefalia no bebê. Conheça mais sobre a zika.
Os sintomas da Zika são semelhantes aos da Dengue, porém, o Zika vírus é mais fraco e por isso, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias.
Sintomas da Zika
Os principais sintomas de Zika são:
1. Febre baixa
A febre baixa, que pode variar entre 37,8°C e 38,5°C, ocorre porque com a entrada do vírus no organismo existe um aumento da produção de anticorpos e este aumento eleva a temperatura corporal. Assim a febre não deve ser encarada como sendo algo ruim, mas que sinaliza que os anticorpos estão trabalhando para combater o agente invasor.
Como aliviar: além dos remédios indicados pelo médico pode ser útil evitar roupas muito quentes, tomar banho levemente mornos para adequar a temperatura da pele e colocar panos frios na nuca e axilas, para diminuir a temperatura corporal.
2. Manchas vermelhas na pele
Estas ocorrem por todo corpo e apresentam-se ligeiramente elevadas. Elas iniciam no rosto e depois se espalham pelo corpo e algumas vezes podem ser confundidas com o sarampo ou com a dengue, por exemplo. No posto médico, a realização da prova do laço pode diferenciar os sintomas da dengue, já que o resultado será sempre negativo em caso de Zika. Diferentemente da dengue, a Zika não causa complicações hemorrágicas.
3. Coceira no corpo
Além das pequenas manchinhas na pele a Zika também provoca coceira na pele na maioria dos casos, no entanto a coceira tende a diminuir em 5 dias e pode ser tratada com anti-histamínicos receitados pelo médico.
Como aliviar: tomar banhos frios também pode ajudar a aliviar a coceira. Aplicar papa de maisena ou aveia fina nas áreas mais afetadas também pode ajudar a controlar este sintoma.
4. Dor nas articulações e nos músculos
A dor causada pelo Zika afeta todos os músculos do corpo, e ocorre principalmente nas pequenas articulações das mãos e dos pés. Além disso a região pode ficar levemente inchada e avermelhada, como também ocorre em caso de artrite. A dor pode ser mais intensa quando se movimenta, doendo menos quando em repouso.
Como aliviar: medicamentos como o Paracetamol e Dipirona são úteis para aliviar esta dor, mas compressas frias também podem ajudar a desinchar as articulações, aliviando a dor e o desconforto, além disso, deve-se repousar sempre que possível.
5. Dor de cabeça
A dor de cabeça causada pelo Zika afeta principalmente a parte detrás dos olhos, a pessoa pode ter a sensação que a cabeça está latejando, mas em algumas pessoas a dor de cabeça não é muito forte ou é inexistente.
Como aliviar: colocar compressas de água fria na testa e tomar um chá morno de camomila podem ajudar a aliviar este desconforto.
6. Cansaço físico e mental
Com a atuação do sistema imune contra o vírus, há um maior gasto energético e consequentemente a pessoa se sente mais cansada, com dificuldade para se movimentar e se concentrar. Isso ocorre como forma de proteção para que a pessoa descanse e o corpo possa se concentrar em combater o vírus.
Como aliviar: deve-se descansar o máximo possível, beber bastante água e soro de reidratação oral, semelhante a quantidade orientada para tratamento da dengue, e avaliar a possibilidade de não frequentar a escola ou o trabalho.
7. Vermelhidão e sensibilidade nos olhos
Esta vermelhidão é provocada pelo aumento da circulação sanguínea periorbital. Apesar de ser semelhante à conjuntivite não há qualquer secreção amarelada, embora possa haver um ligeiro aumento da produção de lágrimas. Além disso, os olhos ficam mais sensíveis à luz do dia e pode ser mais confortável usar óculos escuros.
O que fazer em caso de suspeita
Quando existe suspeita de se estar com Zika é recomendado ir imediatamente ao hospital para que o médico observe os sintomas e avalie se podem estar sendo causados pelo vírus da Zika.
Além disso, o médico também pode pedir alguns exames para garantir que não existe alguma outra doença que possa estar causando os mesmos sintomas.