Os principais sintomas de gonorreia são dor ou ardor ao urinar, saída de secreção branco-amarelada pela uretra, vagina ou ânus, dor no abdome, inchaço nos testículos, dor de garganta ou coceira no ânus, por exemplo.
A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, podendo afetar homens e mulheres, sendo transmitida através da relação sexual sem camisinha vaginal, anal ou oral, com uma pessoa infectada, mas também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto. Entenda como se pega gonorreia.
É importante consultar o ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral assim que surgem os sintomas de gonorreia feminina ou masculina, para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento que normalmente envolve o uso de antibióticos.
Os sintomas de gonorreia variam de acordo com gênero da pessoa ou local afetado, sendo os principais:
Sintomas de gonorreia feminina
Os principais sintomas de gonorreia feminina são:
- Corrimento vaginal branco-amarelado, semelhante ao pus, ou verde;
- Dor ou ardor ao urinar;
- Dor pélvica ou abdominal;
- Inchaço e dor nos lábios vaginais;
- Formação de abscesso vaginal, devido a inflamação das glândulas de Bartholin;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Dor durante o contato íntimo;
- Sensação de queimação ou desconforto na região genital.
Na maioria das mulheres, a gonorreia não causa nenhum sintoma, sendo identificada apenas no momento da realização de exames ginecológicos de rotina.
No entanto, a mulher pode apresentar os sintomas da gonorreia feminina que, geralmente, surgem após 10 dias do contato com a bactéria. Saiba mais sobre a gonorreia feminina.
É importante consultar o ginecologista sempre que surgirem sintomas de gonorreia feminina, pois pode causar complicações se não for tratada, como doença inflamatória pélvica (DIP) e infertilidade, além de aumentar o risco de gravidez ectópica ou complicações na gravidez.
Sintomas de gonorreia masculina
Os principais sintomas de gonorreia no homem são:
- Inchaço ou dor nos testículos;
- Saída de secreção branca, amarelada ou esverdeada pelo pênis;
- Dor ou ardor ao urinar.
Em homens, os sintomas da gonorreia masculina surgem poucos dias depois do contato sexual desprotegido.
Teste online de sintomas
Para saber quais as chances de ter gonorreia, por favor, indique abaixo os sintomas que apresenta:
Este teste é apenas uma ferramenta de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral.
Sintomas de gonorreia na boca
Os sintomas de gonorreia oral são:
- Coceira, irritação ou inchaço na garganta;
- Dor de garganta;
- Sensação de queimação na garganta ou na boca;
- Feridas ou úlceras na boca ou garganta;
- Dificuldade para engolir;
- Alteração na voz;
- Manchas brancas na boca ou garganta.
Esses sintomas surgem devido a transmissão da bactéria Neisseria gonorrhoeae pelo sexo oral desprotegido com com uma pessoa infectada.
Os sintomas da gonorreia orofaríngea são muito parecidos com a faringite estreptocócica, sendo importante consultar o clínico geral, otorrinolaringologista ou infectologista caso surjam os sintomas, para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento.
Sintomas de gonorreia anal
Os principais sintomas de gonorreia no ânus são:
- Coceira no ânus;
- Secreção com aspecto de pus;
- Dor ao defecar;
- Sangue vermelho vivo no papel higiênico.
Os sintomas da gonorreia no ânus podem surgir devido a infecção através do sexo anal desprotegido, podendo afetar homens, principalmente os receptivos do sexo anal, ou mulheres.
Sintomas de gonorreia no bebê
Os principais sintomas de gonorreia no recém-nascido são:
- Dor nos olhos;
- Inchaço nas pálpebras;
- Ínguas próximo às orelhas;
- Secreção purulenta no olho;
- Dificuldade para abrir os olhos
A gonorreia no bebê, também chamada de gonorreia neonatal, é transmitida da mãe para o recém-nascido durante o parto, provocando conjuntivite gonocócica, que se não tratada rapidamente, pode levar à cegueira. Veja os riscos da gonorreia na gravidez.
Como saber se tenho gonorreia
Para saber se tem gonorreia, é recomendado consultar o ginecologista, no caso de mulheres, ou o urologista no caso de homens, para qe sejam realizados o exame físico e exames laboratoriais.
Assim, o médico deve coletar uma amostra do corrimento ou secreção vaginal, uretral, anal, oral ou ocular, para ser analisado em laboratório e confirmar a presença da bactéria Neisseria gonorrhoeae.
Após a confirmação do diagnostico de gonorreia, o médico deve indicar o tratamento, que normalmente é feito com antibióticos. Veja como é feito o tratamento da gonorreia.
Leia também: Tratamentos caseiros para gonorreia tuasaude.com/remedio-caseiro-para-gonorreiaQual é a cor do corrimento da gonorreia?
O corrimento da gonorreia é branco-amarelado, tendo um aspecto semelhante a pus, que pode estar presente na vagina, pênis, garganta, ânus ou olhos.
Em homens, também pode ser esverdeado saindo no pênis através da uretra.
Leia também: Como curar a gonorreia tuasaude.com/gonorreia-tem-cura