Os sintomas característicos de micose incluem coceira e descamação da pele e surgimento de lesões característica na região, dependendo do tipo de micose que a pessoa possui.
Quando a micose é na unha, também conhecida por onicomicose, podem-se verificar variações na estrutura e coloração da unha e inchaço da região circundante.
Sintomas da micose na pele
Os sinais e sintomas características da micose na pele são:
- Coceira intensa;
- Vermelhidão ou escurecimento da área;
- Surgimento de manchas na pele.
Geralmente, a micose de pele é causada pela proliferação de fungos, que pode ser tratada com o uso de cremes ou pomadas antifúngicas, que devem ser recomendadas pelo médico. Saiba como é feito o tratamento da micose de pele.
Sintomas da micose no pé
Os sinais e sintomas característicos da micose no pé são:
- Coceira no pé;
- Surgimento de bolhas preenchidas de líquido;
- Descamação da região afetada;
- Alteração da cor da região afetada, que pode ficar esbranquiçada.
O tratamento da micose no pé, chamado popularmente de pé de atleta, pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas como clotrimazol ou cetoconazol, por exemplo, que devem ser usado conforme e orientação médica. Saiba quais os remédios indicados para pé de atleta.
Sintomas da micose na unha
Os principais sintomas de micose de unha são:
- Variações na espessura ou textura da unha, deixando-a frágil e quebradiça;
- Descolamento da unha;
- Mudança de cor da unha para amarelada, cinzenta ou esbranquiçada;
- Dor na unha afetada;
- Região ao redor do dedo inflamada, avermelhada, inchada e dolorida.
A micose de unha ou onicomicose é uma doença fúngica que afeta as unhas, sendo a micose mais difícil de ser tratada. Geralmente, são utilizados esmaltes antifúngicos ou medicação sistêmica oral, como a terbinafina, o itraconazol ou o fluconazol. O tratamento é geralmente demorado e a cura é atingida por volta dos 6 meses para as unhas das mãos e 9 meses para as unhas dos pés, quando é seguido corretamente.