10 sintomas de anemia e como confirmar

Os principais sintomas de anemia são cansaço frequente, pele mais pálida, falta de disposição, dor de cabeça constante, unhas fracas, tonturas e falta de apetite, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Hematologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os sintomas de anemia estão principalmente relacionados com a diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, que é um componente das hemácias responsável por transportar oxigênio por todo o organismo. Isso pode acontecer devido a alimentação pobre em ferro, alteração na absorção de ferro ou menstruação excessiva. Conheça as principais causas da anemia.

É importante que o médico seja consultado na presença de sinais e sintomas indicativos de anemia, pois assim o médico consegue identificar a causa da anemia e indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver alteração nos hábitos alimentares e/ ou uso de suplemento de ferro, por exemplo. Saiba como é feito o tratamento da anemia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de anemia

Os principais sintomas de anemia são:

  1. Cansaço frequente;
  2. Palidez da pele, gengivas e parte interna do olho;
  3. Falta de disposição;
  4. Dor de cabeça constante;
  5. Unhas e cabelos fracos;
  6. Falta de apetite;
  7. Problemas de memória ou dificuldade de concentração;
  8. Vontade de comer coisas que não são comestíveis, como tijolo ou terra, por exemplo;
  9. Tonturas;
  10. Alteração do batimento cardíaco, em alguns casos.

Na presença de sinais e sintomas de anemia, é importante consultar o clínico geral para que seja feita uma avaliação e sejam indicados exames de sangue que ajudem a confirmar o diagnóstico e, assim, seja possível iniciar o tratamento mais adequado. Veja mais sobre a anemia.

Teste de sintomas

Se acha que pode estar com anemia, selecione os sinais e sintomas a seguir para saber o seu risco:

  1. 1. Falta de energia e cansaço excessivo
  2. 2. Pele pálida
  3. 3. Falta de disposição e baixa produtividade
  4. 4. Dor de cabeça constante
  5. 5. Irritabilidade fácil
  6. 6. Vontade inexplicável de comer algo estranho como tijolo ou barro
  7. 7. Perda de memória ou dificuldade para se concentrar

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral.

Como confirmar a anemia

Para confirmar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar os níveis de hemoglobina. Além disso, o médico também pode indicar exames para avaliar os níveis de ferro, vitamina B12 e ácido fólico no sangue, além de exames que ajudam a avaliar o funcionamento do fígado e dos rins. Conheça todos os exames indicados para confirmar a anemia.

Os valores de hemoglobina que indicam anemia variam de acordo com a idade e se a mulher está grávida ou não. É considerada anemia quando os níveis de hemoglobina no sangue são menores que 12 g/dL em mulheres, menor que 13 g/dL em homens e abaixo de 11g/dL em mulheres grávidas.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar a possibilidade de anemia:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como combater a anemia

O tratamento da anemia normalmente é feito com o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, feijão e beterraba, e , em casos mais graves, o médico também pode recomendar o uso de suplementos de ferro ou a transfusão de sangue.

1. O que comer

Para combater a anemia é importante comer mais alimentos fonte de ferro, como carnes vermelhas, miúdos, como fígado e coração, frango, peixes, frutos do mar, espinafre, brócolis e sementes de abóbora. Saiba como comer mais alimentos fonte de ferro.

Além disso, é recomendado também comer, de preferência na mesma refeição, alimentos fonte de vitamina C, como caju, acerola, abacaxi e goiaba, que ajudam a aumentar a absorção de ferro no organismo. Veja uma lista de alimentos ricos em vitamina C.

2. Suplemento de ferro

Para o tratamento da anemia moderada ou grave o médico pode recomendar o uso de suplemento de ferro elementar, como sulfato ferroso, gluconato ferroso ou hidróxido de ferro da seguinte forma:

  • Crianças menores de 5 anos: 3 mg de ferro / Kg de peso corporal por dia, por 3 meses;
  • Adultos: 120 mg de ferro por dia, por 3 meses;
  • Gestantes: 60 mg de ferro, 2 vezes ao dia, até a normalização dos níveis de hemoglobina.

Para melhor absorção do ferro, o suplemento deve ser tomado junto do almoço ou jantar, preferencialmente com uma fruta cítrica, como laranja, limão ou tangerina. Veja também os principais remédios para anemia.

Veja no vídeo a seguir outras sugestões para melhorar a absorção de ferro e combater a anemia mais rápido:

3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

05:57 | 963.138 visualizações

Vídeos relacionados

3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

05:57 | 963.138 visualizações

Tratamento para Anemia

03:04 | 1.391.491 visualizações