Alguns dos sintomas que podem indicar a aterosclerose incluem dor ou desconforto no peito, dificuldade para respirar, batimento irregular do coração, suor frio e dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.
A aterosclerose é uma doença inflamatória caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, podendo ser causada por fatores como colesterol alto, diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo.
Leia também: Aterosclerose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/ateroscleroseNa suspeita de aterosclerose, é aconselhado consultar o cardiologista, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que inclui mudanças no estilo de vida, dieta e uso de medicamentos. Já na presença de sintomas de aterosclerose, é importante procurar um atendimento de emergência mais próximo, para evitar complicações.
Sintomas de aterosclerose
Os principais sintomas de aterosclerose são:
- Dor ou desconforto no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Dor, peso ou cãibra nas pernas ao caminhar ou subir escadas;
- Tontura;
- Batimento cardíaco irregular;
- Suor frio e palidez;
- Perda temporária da visão de um dos olhos;
- Cansaço excessivo;
- Desmaios;
- Disfunção erétil;
- Fraqueza ou dormência em um lado do corpo ou rosto;
- Dificuldades de memória e raciocínio.
Os sintomas da aterosclerose variam conforme a artéria afetada, podendo ocorrer nas artérias do coração, rins, cérebro, pernas ou intestinos, por exemplo.
É importante ressaltar que, por ser uma doença silenciosa e que evolui gradativamente, a pessoa geralmente não apresenta sintomas nos estágios iniciais da aterosclerose.
Como confirmar a aterosclerose
Para confirmar a aterosclerose, o cardiologista ou clínico geral, avalia os sintomas apresentados e o histórico de saúde e familiar da pessoa.
O médico também avalia a pressão arterial, os batimentos cardíacos e os níveis de oxigênio, e solicita exames de imagem e laboratoriais, como exame de ultrassonografia e eletrocardiograma.
Leia também: 10 principais exames do coração (e para que servem) tuasaude.com/exames-para-o-coracaoO que fazer
Os tratamentos indicados para aterosclerose são:
- Alterações no estilo de vida: praticar regularmente atividades físicas, manter o peso ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e parar de fumar;
- Alimentação saudável: comer mais alimentos com fibras e evitar alimentos gordurosos ou açucarados, para ajudar a baixar o colesterol;
- Uso de medicamentos: atorvastatina ou rosuvastatina, indicados pelo médico quando as mudanças no estilo de vida e a dieta não conseguem baixar o colesterol.
Ja a cirurgia, como angioplastia, colocação de stent coronariano ou ponte de safena, pode ser indicada pelo médico para retirar as placas de gordura das artérias.
Leia também: 8 opções de tratamento para aterosclerose tuasaude.com/tratamento-para-aterosclerosePossíveis complicações da aterosclerose
Algumas possíveis complicações da aterosclerose incluem acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, ataque isquêmico transitório, doença arterial periférica, aneurisma da aorta.
A aterosclerose também pode provocar perda dos membros e morte súbita.
Por isso, na presença de sintomas indicativos de aterosclerose, é importante ir ao hospital mais próximo para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.