O colesterol alto pode causar sintomas como acúmulos de gordura nas pálpebras e/ou partes do corpo como mãos, joelhos ou cotovelos, inchaço no abdome ou o aparecimento de um anel branco nos olhos em alguns casos.
No entanto, na maioria das vezes, o colesterol alto não causa sintomas e, mesmo assim, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC, sendo importante a sua identificação e tratamento adequado.
Leia também: Colesterol alto: sintomas, causas, riscos e como baixar tuasaude.com/colesterol-altoA única forma de confirmar o colesterol alto é por meio do exame de sangue, sendo recomendado consultar um cardiologista ou clínico geral, especialmente em caso de suspeita. Além de medidas como ter uma alimentação saudável, o médico pode indicar medicamentos para ajudar a controlar o colesterol.
Principais sintomas
Os principais sintomas de colesterol alto são:
- Bolinhas de gordura nas pálpebras, conhecido como xantelasma;
- Anel cinza ou branco nos olhos, que também é chamado de arco senil;
- Nódulos em partes do corpo como mãos, joelhos, cotovelos ou calcanhar, conhecidos como xantomas;
- Inchaço do abdômen sem razão aparente;
- Aumento da sensibilidade na região da barriga.
No entanto, o colesterol alto normalmente não provoca sinais ou sintomas, exceto quando os níveis de colesterol no sangue estão muito elevados, como em caso de hipercolesterolemia familiar.
Leia também: Hipercolesterolemia familiar: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipercolesterolemia-familiarAlém disso, o inchaço abdominal e a sensibilidade nessa região normalmente são provocados pelo aumento do fígado e do baço que ocorre quando as concentrações de triglicerídeos no sangue atingirem valores próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue, podendo até produzir outros sintomas como dor abdominal intensa e náuseas frequentes.
Como confirmar se é colesterol alto
A única forma de confirmar se o colesterol está alto ou não é por meio do exame de sangue para verificar os níveis de colesterol na circulação. Normalmente, o médico indica a verificação dos níveis de colesterol total, LDL, VLDL, HDL e triglicerídeos no sangue para confirmar o diagnóstico.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um cardiologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
O exame de colesterol é relativamente simples e normalmente é feito após um jejum de 8 a 12 horas. Veja mais detalhes do exame de colesterol e como é feito.
Calculadora do colesterol
Informe na calculadora abaixo o resultado do seu exame de colesterol para saber se está alto:
O que causa o colesterol alto
A principal causa do colesterol alto é uma alimentação pouco saudável, rica em alimentos com gordura como queijos, embutidos, doces, frituras ou produtos industrializados, o que faz com que o colesterol no sangue aumente muito rápido, não permitindo que o corpo o elimine adequadamente.
No entanto, a falta de exercício físico ou os hábitos de vida pouco saudáveis como o cigarro ou o consumo de álcool também aumentam o risco de ter mais colesterol ruim (LDL).
Além disso, existem ainda pessoas que sofrem com colesterol alto hereditário que acontece mesmo quando têm cuidado com a alimentação e fazem exercício físico, estando relacionado com uma tendência genética para a doença e que, normalmente, também afeta outros membros da família.
Como se trata o colesterol alto
O principal tratamento para colesterol alto é feito com medidas como ter uma alimentação saudável, pobre em gorduras saturadas ou trans e rica em fibras, frutas e verduras, parar de fumar, perder peso em caso de sobrepeso ou obesidade e fazer exercícios físicos regularmente.
Leia também: Dieta para colesterol alto: alimentos permitidos e a evitar tuasaude.com/dieta-para-baixar-colesterolNo entanto, especialmente nos casos mais graves ou quando é difícil reduzir o colesterol no sangue, o médico pode indicar medicamentos para colesterol, como Sinvastatina ou Atorvastatina, que ajudam o corpo a eliminá-lo. Veja mais detalhes do tratamento para colesterol alto.
Existem também alguns remédios caseiros que podem complementar o tratamento indicado pelo médico, ajudando o organismo a eliminar o excesso de colesterol, como o chá-mate ou de alcachofra. Confira algumas receitas de remédios caseiros para baixar o colesterol alto.
Confira algumas dicas sobre como controlar os níveis de colesterol com a Nutricionista Tatiana Zanin no vídeo abaixo: