7 sintomas de diverticulite e como é o diagnóstico

A diverticulite pode causar sintomas como dor na parte inferior esquerda do abdome, náusea, vômitos, perda de apetite, inchaço na barriga, diarreia ou prisão de ventre e febre.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A diverticulite é a inflamação dos divertículos, que são alterações na parede do intestino em forma de saco, sendo mais comum em pessoas com prisão de ventre, sedentárias e que possuem uma alimentação rica em gorduras e pobre em fibras. Entenda melhor o que é diverticulite.

Em caso de suspeita de diverticulite, é recomendado procurar a emergência hospitalar para avaliação e confirmação de diagnóstico. O tratamento normalmente é feito com antibióticos e, nos casos mais graves, pode necessitar ser feito no hospital, algumas vezes podendo ser indicada a cirurgia.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os principais sintomas de diverticulite são:

1. Dor na parte inferior esquerda do abdome

A diverticulite normalmente causa uma dor no abdome que tende a ser constante e afetar especialmente a parte inferior do lado esquerdo da barriga.

2. Abdome mais sensível

Devido à inflamação causada pela diverticulite, é comum o abdome ficar mais sensível e a dor piorar especialmente ao se apertar a barriga com a mão. 

3. Náusea e vômitos

Náusea e vômitos podem surgir devido à inflamação provocada pela diverticulite, que pode afetar o funcionamento do intestino, prejudicando a passagem das fezes e, algumas vezes, causando obstrução intestinal.

4. Febre

A diverticulite pode causar febre, especialmente quando a inflamação leva ao acúmulo de pus no abdome, formando um abscesso, ou quando ocorre a perfuração do divertículo inflamado.

5. Perda de apetite

A perda do apetite pode acontecer devido à náusea e alterações no funcionamento do intestino causadas pela inflamação.

6. Barriga inchada

A diverticulite pode causar inchaço da barriga em alguns casos, principalmente quando surge prisão de ventre. 

7. Alteração da frequência de evacuação

Alterações na frequência de evacuação são comuns na diverticulite devido à inflamação do intestino, podendo surgir diarreia e, especialmente em caso de obstrução intestinal,  prisão de ventre.

Teste de sintomas

Para saber o risco de estar com diverticulite, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Dor no lado esquerdo da barriga que não passa
  2. 2. Enjoos e vômitos
  3. 3. Barriga inchada
  4. 4. Febre acima de 38º C com calafrios
  5. 5. Perda de apetite
  6. 6. Alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista ou clínico geral.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da diverticulite é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas e resultados de exames, como o ultrassom do abdome e a tomografia computadorizada, que ajudam a confirmar a inflamação dos divertículos.

Além disso, após o tratamento da diverticulite, o médico algumas vezes pode indicar fazer a colonoscopia, para identificar alterações no intestino que podem ser indicativas doenças como tumores ou doença inflamatória intestinal.

Leia também: Colonoscopia: o que é, para que serve, preparo e como é feita tuasaude.com/colonoscopia

Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para investigar se os sintomas que apresenta são sinais de diverticulite:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o tratamento

O tratamento para diverticulite deve ser orientado pelo gastroenterologista ou clínico geral e, algumas vezes, pode ser feito em casa com o uso de medicamentos como antibióticos, por cerca de 10 dias, e analgésicos para aliviar a dor.

Durante o tratamento para diverticulite é recomendado repouso e, inicialmente, durante 3 dias, fazer uma dieta líquida, adicionando lentamente os alimentos sólidos. Depois de tratar a diverticulite, é importante fazer uma alimentação rica em fibras, orientada por um nutricionista, para evitar que os divertículos inflamem novamente.

Nos casos mais graves, em que surgem complicações como perfuração do divertículo ou infecção generalizada, o tratamento pode necessitar ser realizado no hospital e, algumas vezes, ser feito por cirurgia. Veja mais detalhes do tratamento para diverticulite.

Confira no vídeo a seguir mais dicas sobre o que comer para aliviar os sintomas da diverticulite:

Dieta e tratamento para diverticulite

04:31 | 643.656 visualizações

Vídeos relacionados

Dieta e tratamento para diverticulite

04:31 | 643.656 visualizações