Dor de garganta, manchas vermelho vivo na pele, febre, rosto avermelhado e língua vermelha e inflamada com aspecto de framboesa são alguns dos principais sintomas causados pela escarlatina, que é uma doença infecciosa causada pela bactéria Streptococcus do grupo A.
A escarlatina é mais comum de acontecer em crianças e adolescentes até aos 15 anos de idade, e os sintomas costumam surgir 2 a 5 dias depois do contato com o vírus. Conheça mais sobre a escarlatina.
Na presença de sinais e sintomas indicativos de escarlatina, é importante que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de antibiótico.
Sintomas da escarlatina
Os principais sintomas de escarlatina são:
- Dor e infecção na garganta;
- Febre alta acima de 39ºC;
- Coceira na pele;
- Bolinhas vermelho vivo na pele, semelhantes à cabeça de alfinete;
- Rosto e boca avermelhados;
- Língua vermelha e inflamada com cor de framboesa;
- Náuseas e vômitos;
- Dor de cabeça;
- Mal estar geral;
- Falta de apetite;
- Tosse seca.
Na maioria dos casos, depois de iniciar o tratamento, os sintomas começam a diminuir passadas 24 horas, e no final de 6 dias de tratamento as manchas vermelhas na pele desaparecem e a pele descama.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da escarlatina inicialmente pode ser feito pelo médico através da realização de exame físico, em que é feita a observação dos sintomas. Existe suspeita de escarlatina se o bebe ou criança apresentar febre, dor de garganta, manchas e bolhas vermelhas vivas na pele ou língua inflamada e vermelha.
Para confirmar as suspeitas de escarlatina, o médico pode usar um kit rápido de laboratório para fazer um teste que detecta infecções por Streptococcus sp. na garganta ou pode recolher uma amostra de saliva e/ ou de secreção da garganta para ser analisada em laboratório. Além disso, outra forma para diagnosticar esta doença consiste em pedir um exame de sangue para avaliar os níveis de glóbulos brancos no sangue, que se forem elevados indicam a presença de uma infecção no organismo.