6 sintomas de estrabismo (e o que fazer)

Os sintomas de estrabismo incluem visão dupla ou embaçada, olhos desalinhados, dificuldade para enxergar, dor de cabeça, dor nos olhos, dificuldade em focar os objetos e piscar ou apertar os olhos constantemente.

O estrabismo é uma alteração onde há o desvio de um dos olhos, estando relacionada com situações que causam danos nos músculos oculares, como hipermetropia grave, traumatismo craniano, acidente vascular cerebral,  diabetes, miastenia gravis, Síndrome de Down ou paralisia cerebral, por exemplo.

Leia também: Estrabismo: o que é, sintomas e tratamento (com exercícios) tuasaude.com/como-tratar-o-estrabismo

Na presença de sintomas que indiquem o estrabismo, é aconselhado consultar o oftalmologista para que seja feito o diagnóstico e, se for necessário, indicado o tratamento adequado, que pode inclui o uso de óculos ou lentes de grau, exercícios, uso de tapa-olho e, em alguns casos, a cirurgia.

Menino com tapa-olho no olho esquerdo

Principais sintomas

Os principais sintomas de estrabismo são:

  1. Olhos desalinhados;
  2. Visão dupla ou embaçada;
  3. Olhos que não se movimentam juntos;
  4. Piscar ou apertar os olhos constantemente, principalmente sob luzes intensas;
  5. Inclinar a cabeça para olhar as coisas;
  6. Dificuldade para enxergar.

Além disso, o estrabismo também pode causar dificuldade em focar os objetos, dor de cabeça, vista cansada e dor nos olhos.

Os sintomas do estrabismo podem ser frequentes ou surgir apenas em alguns momentos.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Sintomas de estrabismo infantil

Os sintomas e sinais de estrabismo infantil incluem olhar em direções diferentes ao mesmo tempo, fechar um olho ou inclinar a cabeça ao olhar para um objeto, além de a criança também apresentar diminuição da visão em um dos olhos, que é conhecida como ambliopia ou "olho preguiçoso”

Leia também: Estrabismo infantil: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/estrabismo-em-bebe

Como saber se é estrabismo

Para saber se é estrabismo, é recomendado consultar o oftalmologista, para fazer uma avaliação dos sintomas e sinais apresentados, e do histórico de saúde da pessoa.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames oftalmológicos, como fundo de olho e teste de alinhamento dos olhos, por exemplo. Conheça outros tipos de exames oftalmológicos.

Como é feito o tratamento

O tratamento do estrabismo varia conforme a causa desta condição e inclui:

  • Uso de óculos ou lentes de contato de grau, quando os olhos se alinham totalmente ou parcialmente com o uso de óculos ou lentes de contato, com o objetivo de melhorar a visão e alinhar os olhos;
  • Exercícios para estrabismo, para treinar os olhos e o cérebro para trabalharem juntos, sendo recomendados em alguns casos de estrabismos pequenos;
  • Uso de tapa-olhos, que pode ser indicado pelo médico para tratar a ambliopia e a visão dupla, além de ajudar a melhorar os resultados após a cirurgia;
  • Aplicação de toxina botulínica, um procedimento que paralisa os músculos que impedem o alinhamento adequado dos olhos, estimulando a recuperação.

Já a cirurgia é indicada para melhorar o alinhamento dos olhos e ajudar a restaurar a visão, onde o médico faz um pequeno corte na conjuntiva do olho para corrigir o seu posicionamento.

Leia também: Cirurgia de estrabismo: quando fazer, recuperação e riscos tuasaude.com/quando-fazer-a-cirurgia-para-estrabismo