Faringite viral é a inflamação da faringe causada por vírus, geralmente associada ao resfriado comum ou gripe, resultando em sintomas como dificuldade para engolir, dor de garganta e febre.
A faringite geralmente ocorre em conjunto com uma gripe ou outra infecção do trato respiratório, no entanto, também pode ocorrer de forma independente, afetando apenas a faringe.
Leia também: Infecção respiratória: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/infeccao-respiratoriaSe os sintomas da faringite persistirem por mais de sete dias ou se surgirem outros sintomas, como manchas vermelhas na pele ou ínguas doloridas no pescoço, recomenda-se consultar um clínico geral ou otorrinolaringologista para avaliação, confirmação do diagnóstico e iniciar do tratamento mais adequado.
Sintomas de faringite viral
Os principais sintomas de faringite viral são:
- Dificuldade e dor ao engolir;
- Dor de garganta e vermelhidão;
- Febre leve;
- Dor de cabeça constante;
- Dores musculares ou nas articulações;
- Tosse seca e coriza;
- Mal estar geral;
- Ínguas no pescoço.
Muitas vezes, a faringite surge associada a outro problema de saúde e, por isso, a inflamação da faringe pode não ser identificada, sendo tratado apenas o problema principal, que pode ser uma gripe ou mononucleose, por exemplo.
Leia também: 7 sintomas de faringite, como confirmar (e como tratar) tuasaude.com/faringite-sintomasComo saber se estou com faringite viral ou bacteriana?
A faringite bacteriana também pode causar dor de garganta, dificuldade para engolir, febre e vermelhidão na garganta, que também ocorre na faringite viral.
No entanto, diferentemente da faringite viral, a faringite bacteriana pode causar outros sintomas, como vermelhidão na garganta e presença de placas brancas cheias de pus, náusea, vômito e/ou erupção cutânea. Veja outros sintomas da faringite bacteriana.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da faringite viral é feito pelo clínico geral ou otorrinolaringologista, através da avaliação dos sintomas e do exame físico.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
Em alguns casos, para identificar se é uma faringite viral ou bacteriana, o médico pode solicitar um esfregaço da garganta para identificar se há bactérias que possam estar causando a infecção e um antibiograma.
Além disso, o médico pode solicitar um hemograma, velocidade de sedimentação de eritrócitos (VSH) ou nível de antiestreptolisina (ASLO), se necessário.
Possíveis causas
A faringite viral é a forma mais comum de faringite e normalmente é causadas por vírus relacionados à gripe e ao resfriado comum, como rinovírus, coronavírus, adenovírus e influenza.
Outros vírus. que também podem causar a faringite viral são o vírus Coxsackie A, causador da herpangina e da febre aftosa, o vírus Herpes simplex tipo 1, causador da gengivoestomatite herpética, o citomegalovírus ou o vírus Epstein-Barr, este último responsável pela mononucleose. Entenda o que é mononucleose e como identificar.
Como ocorre a transmissão
A faringite viral pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra, respirando pequenas gotículas de ar que contêm o vírus causador da infecção, pelo contato com algumas superfícies contaminadas ou pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados.
Como é feito o tratamento
Não existe tratamento específico para a faringite viral, pois o corpo geralmente é capaz de eliminar o vírus espontaneamente em um período de cerca de sete dias.
No entanto, o médico pode recomendar repouso, aumento da ingestão de líquidos e uma alimentação saudável. Dependendo do desconforto na garganta, pode ser sugerida uma dieta leve, bem como a recomendação de evitar alimentos muito quentes que possam agravar o desconforto.
Leia também: 10 remédios caseiros para dor de garganta tuasaude.com/remedio-caseiro-para-dor-de-gargantaEm alguns casos, o clínico geral ou otorrinolaringologista pode recomendar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, por exemplo, para aliviar os sintomas associados à faringite.