O que é:
A giardíase é uma infecção causada pelo protozoário Giardia lamblia, que pode acontecer devido à ingestão dos cistos desse parasita presentes em água, alimentos ou objetos contaminados.
A giardíase é mais comum de acontecer em crianças e pode ser percebida devido ao aparecimento de alguns sintomas como diarreia, náuseas, fezes amareladas, dor e distensão abdominal, sendo importante consultar o médico para que possa ser iniciado o tratamento.
Para tratar a giardíase, o médico poderá indicar medicamentos que combatem o parasita, como Metronidazol, Secnidazol ou Tinidazol, sendo também recomendado o repouso e o consumo de líquidos para minimizar a desidratação provocada pela diarreia.
Sintomas de giardíase
Os principais sintomas de giardíase:
- Diarreia, que pode surgir de forma aguda e intensa ou pode ser leve e persistente;
- Cólicas abdominais;
- Náuseas e dor de estômago;
- Inchaço abdominal e excesso de gases;
- Perda de peso não intencional;
- Fezes amareladas, que flutuam com facilidade, indicando a presença de gordura nas fezes;
- Azia, queimação e má digestão.
Esses sintomas geralmente aparecem 7 a 10 dias após a ingestão da Giardia lamblia, podendo surgir de repente ou de forma gradual.
No entanto, algumas pessoas podem não apresentar sintomas ou apresentar sintomas intermitentes, ou seja, aparecem e depois desaparecem. Veja outros 5 sintomas que podem indicar vermes.
Veja os sintomas desta e outras infecções por parasitas:
Sintomas de VERMES que você NÃO PODE ignorar!
07:35 | 687.466 visualizaçõesComo é feito o diagnóstico
O diagnóstico de giardíase é feito pelo gastroenterologista, pediatra ou clínico geral a partir da avaliação dos sinais e sintomas, além de ser necessária a realização do exame de fezes.
Marque uma consulta com um gastroenterologista na região mais próxima:
Geralmente, o exame de fezes é realizado através da coleta de uma amostra das fezes vários dias, para ser analisados no laboratório, permitindo identificar a presença de cistos do parasita. Entenda como é feito o exame de fezes.
No entanto, não é incomum que o exame esteja negativo, mesmo na presença da infecção e, por isso, muitas vezes é necessário repetir o exame ou fazer outros tipos de exames com métodos mais confiáveis, como testes imunológicos no sangue e nas fezes ou, até mesmo, a coleta de aspirado ou biópsia do intestino.
É importante diagnosticar a infecção o mais rápido possível para reduzir o risco de a pessoa desenvolver problemas como desnutrição e/ou anemia, devido à má absorção dos nutrientes no intestino.
Transmissão da giardíase
A transmissão da giardíase acontece pela ingestão de cistos maduros da Giardia lamblia, que pode acontecer das seguintes formas:
- Ingestão de água contaminada;
- Consumo de alimentos contaminados, como vegetais crus ou mal lavados;
- De pessoa para pessoa, através do contato com mãos contaminadas, mais comum em locais com aglomeração de pessoas, como creches;
- Contato íntimo anal.
Além disso, os animais domésticos também podem ser infectados e transmitir os cistos de Giardia lamblia, por isso, devem ser tratados caso haja suspeita.
Como é feito o tratamento
O tratamento da giardíase é feito com o uso de medicamentos que combatem o protozoário causador da doença, como Metronidazol, Tinidazol, Secnidazol ou Imidazol, por exemplo, orientados pelo médico.
Em geral, o tratamento dura de 1 a 5 dias, a depender do medicamento utilizado e do quadro clínico da pessoa, entretanto, em casos persistentes ou recorrentes, o médico pode prescrever o uso de medicamentos por até 3 semanas. Saiba mais sobre os remédios indicados para cada tipo de verme e como tomar.
Além disso, repousar e manter o corpo hidratado, bebendo bastante líquido, como água, sucos, sopa, soro caseiro ou sais de reidratação oral. Nos casos mais graves, pode ser necessário aplicação de soro na veia no hospital para prevenir ou tratar a desidratação causada pela diarreia.
Como prevenir a giardíase
Para prevenir a giardíase são necessários, principalmente, medidas de higiene como:
- Lavar as mãos após usar o banheiro, manusear animais, trocar fraldas ou trabalhar no jardim;
- Lavar as mãos antes de manusear alimentos ou bebidas;
- Lavar corretamente os vegetais, principalmente aqueles que são consumidos crus;
- Manter os animais de estimação desparasitados, dando o tratamento adequado caso estejam infectados;
- Evitar beber água de rios e lagos ou diretamente da torneira, principalmente em lugarem em que a água não é potável, devendo-se nesses casos fervê-la ou filtrá-la corretamente antes de consumi-la. Veja como tornar a água potável.
Nos casos em que existe suspeita ou diagnóstico confirmado de giardíase, é importante adotar algumas medidas, como evitar ir à escola no caso de crianças e evitar preparar alimentos em casa enquanto existirem os sintomas.
Além disso, deve-se evitar compartilhar toalhas, utensílios de cozinha e evitar usar piscinas por 2 semanas após o fim da diarreia.