Os sintomas de gota são provocados pela inflamação da articulação afetada e incluem dor, vermelhidão, calor e inchaço, que podem surgir nos dedos dos pés ou das mãos, tornozelo, joelho ou cotovelo, por exemplo.
Embora os sintomas desapareçam em alguns dias, o tratamento da gota pode ser indicado e envolver medicamentos como analgésicos e corticoides. Além disso, quando não tratada adequadamente e os níveis de ácido úrico continuam elevados, as crises de dor podem ocorrer novamente e a gota pode causar deformidades e nódulos nas articulações. Confira como identificar e tratar o ácido úrico elevado.
Assim, em caso de suspeita de suspeita de gota, é importante consultar um clínico geral ou reumatologista para uma avaliação, iniciar o tratamento apropriado e evitar que a doença evolua.
Principais sintomas
Os principais sintomas de gota são:
- Dor na articulação, que surge subitamente;
- Vermelhidão no local da dor;
- Inchaço na região afetada;
- Piora da dor ao toque na região;
- Calor no local da dor;
- Febre e mal-estar;
- Nódulos na pele das articulações afetadas;
- Deformidades articulares;
- Dificuldade de movimentação da articulação envolvida.
A dor na crise de gota pode envolver uma ou mais articulações do corpo, geralmente afetando os dedos dos pés, tornozelos ou joelhos, e tende a ocorrer à noite ou pela manhã. Além disso, embora normalmente não seja aliviada por analgésicos, como paracetamol ou dipirona, a dor costuma regredir entre 3 e 14 dias mesmo sem tratamento.
Em caso de suspeita de gota é importante consultar um clínico geral ou reumatologista para uma avaliação e iniciar o tratamento apropriado, porque, quando não tratada, a gota pode causar novas crises de dor e levar a deformidades e nódulos nas articulações com o tempo.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico geralmente é confirmado pelo clínico geral ou reumatologista levando em consideração os sintomas presentes, no entanto, em alguns casos a análise do líquido sinovial, que é o fluido dentro da articulação, pode ser indicada, já que permite a identificação dos cristais que causam a inflamação.
Além disso, outros exames como o ultrassom, tomografia computadorizada e a dosagem de ácido úrico no sangue também podem ser indicados. Saiba mais sobre as causas e diagnóstico da gota.
Como é o tratamento
O tratamento da crise de gota geralmente envolve medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como diclofenaco e indometacina, corticoides orais ou a colchicina, que também é um tipo de anti-inflamatório. Além disso, também é recomendado realizar compressas de água fria para ajudar a aliviar os sintomas localizados durante as crises.
Após a crise, medicamentos para controlar os níveis de ácido úrico, como o alopurinol, podem ser indicados e medidas como evitar consumo de carnes, bebidas alcóolicas e controle do peso também são recomendadas para evitar novas crises de dor. Confira mais opções de medicamentos e como tratar a gota.