Alguns dos sintomas de gravidez que ninguém sabe são dor de cabeça, sensação de estômago cheio e barriga inchada, coceira na pele, nariz entupido, excesso de gases e corrimento vaginal.
Além dos sintomas de gravidez que ninguém sabe, existem também outros sintomas mais conhecidos desta fase, como cansaço e sono excessivo, enjoos, náuseas, azia e aversão a cheiros fortes, por exemplo.
Leia também: 14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana) tuasaude.com/10-primeiros-sintomas-de-gravidezNa presença de sintomas que podem indicar uma gravidez, é recomendado fazer o teste de gravidez de farmácia e consultar o ginecologista, para fazer um exame que indique a quantidade de hormônios Beta HCG no sangue.
Principais sintomas
Os principais sintomas de gravidez que ninguém sabe são:
1. Corrimento vaginal
Um dos sintomas de gravidez que ninguém sabe é o corrimento vaginal cor-de-rosa, que é o corrimento normal que a mulher apresenta mensalmente, mas que contém um pouco de sangue devido a implantação do óvulo fecundado no útero.
Este corrimento pode surgir alguns minutos após a relação ou até 3 dias depois, podendo ser observado após urinar.
Além disso, o corrimento da mulher pode ficar mais espesso devido às alterações hormonais que acontecem durante a gravidez. Este corrimento geralmente apresenta uma coloração levemente esbranquiçada.
Leia também: Corrimento na gravidez: é normal? causas e quando ir ao médico tuasaude.com/corrimento-na-gravidez2. Alteração nas aréolas e mamilos
O escurecimento das aréolas, que é a pele ao redor dos mamilos, e dos mamilos é provocado por alterações de hormônios que atuam na pigmentação da pele. Confira outras alterações nos seios comuns durante a gravidez.
Além disso, os mamilos ficam mais salientes, as aréolas e os mamilos ficam maiores. A mulher também pode observar pequenas bolinhas nas aréolas, que são glândulas produtoras de gordura necessárias para a amamentação.
3. Dor de cabeça
A dor de cabeça leve também é um sintoma de gravidez que ninguém sabe, sendo muito comum nos primeiros meses de gestação e sendo causada por alterações hormonais comuns deste período. Entenda melhor as causas da dor de cabeça na gravidez.
Já a presença de dor de cabeça frequente após as 20 semanas de gravidez pode indicar uma condição de gravidez mais grave chamada pré-eclâmpsia. A pré-eclâmpsia é uma condição onde a pressão arterial está acima de 140 x 90 mmHg, causando dor de cabeça ou no abdome, em alguns casos.
4. Sensação de estômago cheio e barriga inchada
A sensação de estômago cheio, barriga inchada e enjoo, são um dos sintomas de gravidez que ninguém sabe. Esse sintoma surge devido ao aumento do fluxo sanguíneo e o crescimento do útero, que causam o inchaço abdominal.
Além disso, alterações hormonais comuns desse período, também podem causar a prisão de ventre e gases, que também podem causar a sensação de barriga inchada.
Leia também: Sensação de estômago cheio e barriga inchada: 11 causas (e como aliviar) tuasaude.com/sensacao-de-estomago-cheio-e-barriga-inchada5. Pequeno sangramento vaginal
Outro possível sintoma de gravidez que ninguém sabe é o pequeno sangramento vaginal rosado ou marrom, que pode acontecer entre 10 a 14 dias após a nidação e durar poucas horas ou até três dias.
Leia também: Nidação: o que é, quando ocorre e sintomas tuasaude.com/nidacaoNo entanto, como existem diversas causas de sangramento vaginal na gravidez, é aconselhado consultar o médico o mais breve possível, para fazer uma avaliação completa e, se necessário, indicar o tratamento adequado.
6. Coceira na pele
Um sintoma de gravidez que ninguém sabe é a coceira na pele, uma condição provocada por alterações hormonais comuns nesta fase que provocam o ressecamento da pele da mulher durante a gestação.
Além disso, alguns problemas de pele que também podem surgir ou piorar neste período, causando a coceira na pele são colestase gestacional, dermatose papular, penfigoide gestacional e urticária gestacional, por exemplo.
7. Nariz entupido
O nariz entupido é outro sintoma de gravidez que ninguém sabe, principalmente durante o 2º e 3º trimestres da gestação, sendo causado pelo aumento do fluxo de sangue e a dilatação dos vasos sanguíneos do nariz, causando uma maior produção e acúmulo de muco.
Além disso, o nariz entupido na gravidez também pode ocorrer devido a rinite, sinusite, gripes ou resfriados. Nestes casos, o nariz entupido é acompanhado de outros sintomas, como dor no corpo, febre, dor de cabeça ou catarro, por exemplo.
Leia também: Nariz entupido na gravidez: principais causas e o que fazer tuasaude.com/nariz-entupido-na-gravidez8. Alterações na pele
Algumas alterações na pele que podem surgir na gravidez são:
- Oleosidade e acne;
- Línea nigra;
- Melasma;
- Estrias;
- Veias varicosas.
As alterações na pele, como pele mais oleosa ou ressecada, é um dos sintomas de gravidez que ninguém sabe. Essas alterações são causadas por mudanças no hormônios sexuais, no fluxo sanguíneo e no sistema imunológico.
9. Alterações nos cabelos
Nesta fase, devido aos hormônios da gravidez, os cabelos e unhas da mulher podem crescer mais rápido. A textura do cabelo também pode mudar, fazendo com que o cabelo fique mais grosso, seco ou oleoso.
Embora seja menos comum, a mulher também pode apresentar crescimento de pelos no rosto, barriga, tórax e braços, na segunda metade da gravidez, principalmente em mulheres com pelos escuros.
10. Mudanças nos olhos
As mudanças nos olhos são alguns dos sintomas de gravidez que ninguém sabe, sendo provocadas por alterações hormonais, podendo causar visão embaçada, síndrome do olho seco e queda da pressão intraocular.
Já em casos de pressão alta ou pré-eclâmpsia, a mulher grávida também pode apresentar a visão turva, visão dupla e aumento da sensibilidade à luz.
11. Excesso de gases
O excesso de gases é um sintoma de gravidez que ninguém sabe, mas que é bastante comum no início e final da gestação, podendo ser acompanhado de outros sintomas, como dor de barriga intensa, inchaço ou desconforto abdominal.
Os gases na gravidez são causados pela diminuição dos movimentos intestinais ou prisão de ventre, devido às alterações hormonais normais desta fase.
Leia também: Gases na gravidez: sintomas, causas e como aliviar tuasaude.com/gases-na-gravidez12. Aumento da frequência urinária
Durante a gravidez, a mulher pode apresentar aumento da frequência urinária durante o dia ou noite.
Isso pode acontecer devido ao maior fluxo de sangue para a região pélvica; do crescimento do útero que pode pressionar a bexiga; ou porque os rins se tornam mais eficientes para eliminar as toxinas do corpo.
Como saber se estou grávida
Para saber se está grávida, é preciso ter atenção a sinais e sintomas que surgem logo nas primeiras semanas de gravidez. Em seguida, é importante fazer testes que ajudem a confirmar a gestação.
Inicialmente, pode-se fazer o teste de farmácia. No entanto, a gravidez deve ser confirmada através de exame de sangue, solicitado pleo médico, que indica a quantidade de hormônio beta-hCG circulante no corpo, ajudando a identificar a semana de gestação.
Teste online de gravidez
Responda ao teste online a seguir para saber quais as suas chances de estar grávida:
Sempre que existir a suspeita de gravidez, é recomendado fazer um teste de gravidez de farmácia e consultar o ginecologista.