7 principais sintomas de gripe

Dr.ª Clarisse Bezerra
Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Janeiro 2022

Os sintomas da gripe comum começam a ser sentidos cerca de 2 a 3 dias após estar em contato com alguém gripado ou após estar exposto a fatores que aumentam as chances de contrair a gripe, como o frio ou a poluição, por exemplo.

Os principais sintomas da gripe são:

  1. Febre, normalmente entre 38 e 40ºC;
  2. Calafrios;
  3. Dor de cabeça;
  4. Tosse, espirros e nariz escorrendo;
  5. Dor de garganta;
  6. Dor muscular, especialmente nas costas e pernas;
  7. Perda de apetite e cansaço.

Normalmente, estes sintomas aparecem de forma repentina e costumam durar de 2 a 7 dias. Em geral, a febre dura cerca de 3 dias, enquanto os outros sintomas desaparecem 3 dias depois da febre baixar.

Como aliviar os sintomas

Para se curar de uma gripe forte, é importante descansar, beber bastante água e, caso indicado por um médico, tomar remédios para aliviar a dor e a febre, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo.

Além disso, para aliviar os principais sintomas é recomendado:

1. Febre e calafrios

Para baixar a febre e aliviar os calafrios, deve-se tomar os medicamentos antitérmicos indicados pelo médico, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo. Além disso, algumas formas naturais de diminuir a febre e os calafrios incluem tomar um banho levemente frio e colocar panos úmidos na testa e nas axilas, para ajudar a regular a temperatura corporal. Veja mais sobre os calafrios e o que fazer.

2. Nariz entupido e espirros

Para melhorar a respiração, pode-se utilizar a inalação de vapor de água fervente ou nebulização com soro fisiológico, além de lavar de lavar o nariz com uma solução salina ou água do mar, encontrada à venda em farmácias.

Além disso, também se pode usar um descongestionante nasal, com oximetazolina, por exemplo, mas não se devem exceder os 5 dias de utilização, já que utilizações prolongadas podem causar um efeito rebote. Confira 8 formas naturais de desentupir o nariz.

3. Tosse

Para melhorar a tosse e tornar a secreção mais fluida, deve-se beber bastante água e usar remédios caseiros que acalmem a garganta, como mel com limão, chá de canela e cravo-da-índia e chá de urtiga.

Além disso, também se pode usar um xarope para a tosse, que pode ser comprado em farmácias, para aliviar a tosse e eliminar a expectoração. Veja qual o xarope que deve escolher

4. Dor de cabeça e nos músculos

Algumas dicas que podem contribuir para aliviar a dor de cabeça é o descanso, a ingestão de um chá, que pode ser de camomila, por exemplo e colocar um pano úmido na testa. Caso a dor seja forte, pode-se tomar um paracetamol ou ibuprofeno, por exemplo, com indicação do médico.

5. Dor de garganta

A dor de garganta pode ser aliviada com gargarejos de água morna e sal, assim como a ingestão de chás para dor de garganta, como hortelã ou gengibre. Nos casos em que a dor é muito forte ou não melhora, deve-se consultar um médico, já que pode ser necessário o uso de um anti-inflamatório, como o ibuprofeno, por exemplo. Confira uma lista de 7 remédios naturais para dor de garganta.

Gripe em grávidas, crianças e idosos

A gripe em grávidas, crianças e idosos pode causar sintomas mais fortes, podendo ocorrer também vômitos e diarreia, pois esses grupos têm o sistema imune mais fraco, o que deixa o organismo mais sensível.

Por isso, e porque não é aconselhado que as grávidas e crianças tomem medicamentos sem a recomendação do médico, além de seguir as dicas caseiras para aliviar os sintomas, deve-se ir ao médico e só tomar medicamentos de acordo com a orientação médica, para não prejudicar o bebê ou causar o agravamento da doença. Veja como tratar a gripe na gravidez.

Diferença entre gripe e resfriado

A contrário da gripe, geralmente o resfriado não causa febre e normalmente não traz complicações, como diarreia, dor de cabeça forte e dificuldade para respirar.

Em geral, o resfriado dura cerca de 5 dias, mas em alguns casos, os sintomas de nariz escorrendo, espirros e tosse podem durar até 2 semanas.

Diferença entre gripe, dengue e zika

A principal diferença entre a gripe e a dengue e a zika, é que a dengue e a zika além dos sintomas comuns da gripe, também causam coceira no corpo e manchas vermelhas na pele. A zika demora cerca de 7 dias para desaparecer, enquanto os sintomas da dengue são mais fortes e só melhoram após cerca de 7 a 15 dias. Veja também quais são os sintomas da gripe suína.

Quando ir ao médico

Embora não seja necessário ir ao médico para curar a gripe, é aconselhado consultar um clínico geral quando:

  • A gripe demora mais de 3 dias para melhorar;
  • Os sintomas pioram ao longo dos dias, ao invés de melhorar;
  • Surgem outros sintomas como dor no peito, suores noturnos, febre acima de 40ºC, falta de ar ou tosse com catarro esverdeado.

Além disso, crianças, idosos e pacientes com fatores de risco, como asma e outros tipos de problemas respiratórios, devem fazer a vacinação contra a gripe todos os anos.

Para saber se a secreção da gripe é preocupante, veja o que quer dizer cada cor de catarro.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde em Janeiro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra, Médica de Saúde Familiar em Fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • MANUAL MSD - VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Influenza (Gripe). 2020. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/influenza>. Acesso em 26 Jan 2021
  • GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Orientações para o atendimento de gestantes com síndrome gripal. Disponível em: <http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1307972609167Protocolo%20de%20Atendimento%20de%20Gestantes%20com%20S%EDndrome%20Gripal.pdf>. Acesso em 14 Jan 2020
Mostrar bibliografia completa
  • ROTINAS ASSISTENCIAIS DA MATERNIDADE-ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Gripe. Disponível em: <http://www.me.ufrj.br/images/pdfs/protocolos/obstetricia/gripe_na_gravidez.pdf>. Acesso em 14 Jan 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Vídeos relacionados

  • O melhor remédio natural para gripe H3N2

    12:17 | 365353 visualizações
  • Os Melhores Alimentos para a GRIPE

    03:14 | 475000 visualizações
  • 7 Remédios Caseiros para a DOR DE GARGANTA

    01:37 | 726194 visualizações
  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1073383 visualizações
2.9 milhões