Quando ocorre dor anal e sangramento, principalmente, durante o ato de evacuar, surgindo fezes com estrias de sangue ou manchando o papel higiênico com sangue, pode indicar presença de hemorroidas.
As hemorroidas podem estar visíveis no exterior do ânus ou no interior e saírem pelo reto quando se faz força para defecar, existindo vários graus de hemorroidas, sendo que as grau 1 encontram-se no interior do ânus, grau 2 saem do ânus durante a evacuação e grau 3 e 4 encontram-se fora do ânus, sendo visíveis.
É importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação das características das hemorroidas e dos sintomas presentes e, assim, seja possível iniciar o tratamento mais adequado.
Principais sintomas
Os sintomas que podem indicar hemorroidas incluem:
- Dor no ânus quando a sua superfície é friccionada pelo papel higiênico ou pela roupa íntima;
- Pequena bolinha no ânus que vai aumentando de volume;
- Desconforto que pode se tornar persistente devido à dilatação das veias hemorroidais;
- Liberação de muco e sensação de que o reto não foi totalmente esvaziado;
- Coceira anal, devido à dificuldade de limpeza do anus por causa da dor.
Quando a hemorroida não é exteriorizada pelo ânus, seu principal sintoma é a dor aguda na região anal e a presença de sangue nas fezes, vaso sanitário ou no papel higiênico após evacuar.
Quando podem surgir hemorroidas
Uma pessoa pode ter mais de uma hemorroida e estas podem surgir em qualquer fase da vida, embora sejam mais comuns nos adultos e idosos, afetando especialmente pessoas que sofrem com intestino preso, e precisam fazer muita força para evacuar, e pessoas com excesso de peso. As gravidas também podem sofrer com hemorroidas.
As hemorroidas também são frequentes durante a gravidez, apresentando os mesmos sintomas e o tratamento também pode ser realizado sob orientação do obstetra ou proctologista.
Como tratar a hemorroida
A hemorroida pode ser tratada com uso de pomada para hemorroida, banhos de assento, amolecimento das fezes e nos casos mais graves, o médico poderá indicar até mesmo uma cirurgia. Veja algumas pomadas indicadas para hemorroidas.
Fazer um banho de assento com chá de camomila, cipreste ou castanha-da-índia, é uma boa forma de aliviar a dor e o desconforto causados pela hemorroida.
Além disso, é importante evitar alimentos picantes e refrigerantes, e aumentar a ingestão de frutas e alimentos integrais, além de beber bastante água, para assim ajudar a amolecer as fezes, evitando a dor. Confira outras dicas para acabar com as hemorroidas.
Quando ir ao médico
É aconselhado ir ao médico na presença de sintomas que possam indicar a presença de hemorroidas. Assim, o médico poderá avaliar os sinais e sintomas apresentados e fazer uma avaliação física, indicando a forma de tratamento mais adequada.
Embora o clínico geral ou o gastroenterologista possam identificar a hemorroida, o tratamento e a cirurgia normalmente são feitos pelo proctologista.
Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre a hemorroida: