Os principais sintomas de hérnia de hiato são sensação de queimação na garganta e no estômago, dor no peito, vontade de vomitar, arrotos frequentes, dificuldade para engolir e tosse persistente.
Os sintomas acontecem devido ao fato de uma pequena porção do estômago passar pelo hiato, que é o orifício presente no diafragma que deve deixar passar apenas o esôfago. Dessa forma, como há alteração no estômago, o ácido gástrico consegue subir até o esôfago e provocar irritação nas paredes, levando ao aparecimento dos sintomas.
Os sintomas de hérnia de hiato são bastante desconfortáveis e são mais intensos após as refeições, especialmente quando estas são compostas por alimentos gordurosos, picantes, frituras ou por bebidas alcoólicas. Saiba mais sobre a hérnia de hiato.
Sintomas de hérnia de hiato
Os principais sintomas de hérnia de hiato são:
- Sensação de queimação na garganta;
- Azia ou queimação no estômago;
- Dor no peito;
- Sensação de vômito;
- Arrotos frequentes;
- Dificuldade para engolir;
- Tosse seca persistente;
- Gosto amargo na boca;
- Mau hálito;
- Volta de alimentos ou bebidas para a boca;
- Sensação de estômago muito cheio após as refeições.
Além disso, em alguns casos a pessoa pode apresentar sintomas como dor de garganta, rouquidão, tosse crônica ou asma.
É importante que na presença de sintomas de hérnia de hiato, o gastroenterologista seja consultado, pois assim é possível avaliar a frequência e intensidade dos sintomas.
Sintomas de hérnia de hiato grave
Os principais sintomas de hérnia de hiato grave são:
- Febre;
- Náuseas;
- Vômito com sangue;
- Dor muito intensa no abdômen.
Esses sintomas podem estar associados com o estrangulamento da hérnia, em que o conteúdo que está presente no local fica preso, prejudicando a circulação sanguínea.
Além disso, outros sintomas de gravidade de hérnia de hiato estão relacionados com o fato do conteúdo ácido do estômago ficar em contato direto e frequente com a parede do esôfago, causando ainda mais irritação local e favorecendo o aparecimento de úlceras bastante dolorosas e que podem sangrar.
Como confirmar a hérnia de hiato
Para confirmar o diagnóstico da hérnia de hiato, deve-se consultar o gastroenterologista, para avaliar os sintomas e realizar exames.
Os principais exames que o médico pode solicitar são raio X de tórax, endoscopia digestiva alta, manometria esofágica ou esofagrama, por exemplo. Saiba como é feito o esofagrama.
Assim, o médico pode indicar o tratamento mais adequado, de acordo com a gravidade da hérnia de hiato e dos sintomas.
Como aliviar os sintomas
A melhor forma de aliviar os sintomas da hérnia de hiato é:
- Evitar fazer refeições muito volumosas e alimentos muito gordurosos ou condimentados;
- Manter o peso ideal;
- Parar de fumar;
- Evitar deitar depois de comer;
- Elevar a cabeceira da cama para dormir, para permitir que o conteúdo do estômago não suba para o esôfago.
Em alguns casos, o gastroenterologista também pode receitar remédios protetores gástricos, como omeprazol ou pantoprazol, para proteger as paredes do esôfago e aliviar os sintomas.
Leia também: Dieta para refluxo: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-refluxo-gastroesofagicoNos casos mais graves, em que os sintomas não melhoram com as alterações na dieta ou o uso de medicação, pode ainda ser necessário fazer cirurgia para tentar corrigir a hérnia de hiato.
Veja também algumas dicas que ajudam a aliviar os sintomas da hérnia de hiato no vídeo a seguir: