A infecção intestinal é a causa mais comum de diarreia e acontece quando se consome alimentos ou água contaminados por bactérias, parasitas ou vírus. Pode causar febre, dor abdominal, vômitos e diarreia frequente, sendo mais comum em pessoas que possuem o sistema imunológico fragilizado, como é o caso de crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas.
Na maioria dos casos a infecção intestinal é combatida apenas com o repouso, ingestão de líquidos e alimentação leve e de fácil digestão. No entanto é importante consultar o médico caso os sintomas não desapareçam em 2 dias, no caso das crianças, ou 3 dias no caso dos adultos.
É possível evitar a infecção intestinal por meio da melhora dos hábitos de higiene, tanto pessoal quanto alimentar, sendo recomendado lavar as mãos após usar o banheiro e lavar bem os alimentos antes de manusear ou ingerir.
Sintomas de infecção intestinal
Os principais sintomas de infecção intestinal são:
- Cólicas e dores abdominais;
- Prisão de ventre ou diarreia, podendo apresentar sangue nas fezes;
- Vômitos;
- Dor de cabeça;
- Aumento dos gases,
- Perda de apetite;
- Náuseas;
- Febre.
Estes sintomas podem surgir logo após o consumo dos alimentos contaminados ou até 3 dias após, variando de acordo com o tipo de microrganismo, gravidade da infecção, idade e estado geral de saúde da pessoa.
É importante lembrar que os sintomas de infecção intestinal são mais graves e preocupantes em crianças e idosos, pois possuem o sistema imunológico mas frágil, o que pode favorecer a proliferação mais rápida do microrganismo e, assim, tornar a infecção mais grave.
Como confirmar
Para confirmar a infecção intestinal, o médico deve avaliar os sinais e sintomas apresentados pela pessoa, não sendo necessário, na maioria dos casos, a realização de exames. Porém, quando os sintomas são persistentes, pode ser necessário realizar um exame de fezes para identificar o agente causador da infecção e, assim, ser possível fazer um tratamento mais direcionado.
Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo para investigar a causa dos sintomas e, assim, ser possível iniciar o melhor tratamento:
Principais causas
A infecção intestinal acontece devido à presença de microrganismos nos alimento ou na água ingerida. Os principais são:
- Bactérias: Salmonella spp., Escherichia coli, Listeria spp., Bacillus cereus, Clostridium perfringens, Staphylococcus aureus;
- Parasitas: Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, Toxoplasma gondii;
- Vírus: vírus da hepatite A, rotavírus, norovírus.
Pessoas com sistema imunológico fraco, como pacientes com AIDS ou em tratamento para câncer, crianças, grávidas e idosos têm uma maior chance de terem infecção intestinal, pois possuem o sistema imunológico mais enfraquecido, de forma que o agente infeccioso consegue proliferar mais facilmente.
Além disso, pessoas que têm gastrite ou azia ou que usam medicamentos para controlar a acidez do estômago, como Omeprazol, têm maior risco de terem infecção intestinal, pois a acidez do estômago é reduzida, dificultando o combate de vírus e bactérias.
Como é feito o tratamento
O tratamento para infecção intestinal tem como promover o alívio dos sintomas, sendo indicado que a pessoa permaneça em repouso, beba bastante líquidos e tenha uma alimentação leve e de fácil digestão, como arroz branco cozido, carnes brancas com pouco tempero e sucos coados, por exemplo. Veja mais detalhes do que comer em caso de infecção intestinal.
Além disso, não é indicado que a pessoa tome remédios para prender o intestino, pois isso faz com que o agente infeccioso não seja eliminado, o que pode prolongar os sintomas e trazer complicações.
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para aliviar o desconforto abdominal e o mal estar, além de antibióticos no caso da infecção ter sido por bactérias. Pode ser também indicado o uso de medicamentos probióticos para repor a flora bacteriana e, assim, regular o funcionamento do intestino e combater a infecção. Conheça mais sobre os remédios para infecção intestinal.
Como prevenir a infecção intestinal
Para prevenir infecções intestinais, é importante tomar cuidados de higiene pessoal e com os alimentos, como:
- Lavar bem as mãos após usar o banheiro ou tocar em animais domésticos;
- Lavar bem as mãos antes e depois de pegar em qualquer alimento;
- Evitar o consumo de carnes e ovos mal passados;
- Consumir água filtrada ou fervida.
Enquanto os sintomas de infecção alimentar estiverem presentes, é importante evitar preparar alimentos para outras pessoas, para prevenir que elas também fiquem doentes. Além disso, deve-se evitar consumir os alimentos que mais causam infecção intestinal, como alimentos crus e mal passados. Veja quais são os principais alimentos que causam dor de barriga.