Inflamação no ovário: sintomas, causas e tratamento

A inflamação nos ovários pode provocar sintomas como dor na parte de baixo da barriga, dor ao urinar, dor durante a relação sexual, enjoos, febre constante, sangramento fora do período vaginal e vômitos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A inflamação nos ovários, também conhecida como ooforite ou ovarite, na maioria dos casos acontece quando agentes infecciosos se multiplicam nos ovários, provocando a sua inflamação. No entanto, a inflamação pode ser também consequência de outras situações, como doenças autoimunes e endometriose.

É importante que o ginecologista seja consultado assim que surgirem os primeiros sintomas de inflamação no ovário, pois assim é possível iniciar o tratamento mais adequado e evitar a inflamação nas trompas e no útero, o que pode trazer complicações para a mulher.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principias sintomas de inflamação nos ovários são:

  1. Dor na parte inferior da barriga;
  2. Dor ao urinar ou durante o contato íntimo;
  3. Dor na parte final das costas;
  4. Sangramento vaginal fora do período menstrual;
  5. Febre constante acima de 37,5º C
  6. Calafrios;
  7. Enjoos e vômitos.

Além disso, algumas mulheres que possuem inflamação nos ovários também podem ter maior dificuldade para engravidar.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de inflamação no ovário deve ser feito pelo ginecologista a partir da avaliação inicial dos sintomas apresentados pela mulher, além de exames laboratoriais e de imagem, como hemograma, hemossedimentação, ultrassonografia e/ ou radiografia.

Fazer um exame físico bem feito com toque vaginal bimanual para avaliar o útero, dor a mobilização do colo uterino e em anexos e também realizar um exame especular, resolvem a grande maioria das queixas de infecção pélvica, e o ginecologista, dessa forma, consegue dar uma hipótese diagnóstica.

Consulte o ginecologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para avaliar a possibilidade de inflamação no ovário:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, quando há suspeita de infecção sexualmente transmissível, o médico pode também recomendar a realização de cultura da secreção vaginal com o objetivo de diagnosticar a presença de bactérias.

Nos casos mais complicados, pode ser necessária a realização de videolaparoscopia diagnóstica para observar diretamente os ovários. Veja como é feita a videolaparoscopia.

Possíveis causas

As principais causas de inflamação no ovário são:

1. Doença autoimune

Nas doenças autoimunes o próprio sistema imunológico produz células de defesa contra o próprio corpo, provocando uma inflamação. Assim, em caso de ooforite autoimune, por exemplo, as células da imunidade atacam um ou os dois ovários, provocando uma disfunção nesses órgãos e provocando a sua inflamação.

2. Doença inflamatória pélvica

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma inflamação que tem início na vagina e que pode se espalhar para o útero, trompas e ovários caso não seja identificada e tratada. A DIP é normalmente consequência de uma infecção que não foi devidamente tratada, como vaginose bacteriana e infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia. Conheça mais sobre a DIP.

3. Infecção sexualmente transmissível

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como clamídia e gonorreia, pode provocar inflamação nos ovários, bexiga e intestino, e deixar sequelas como infertilidade ou dor crônica, caso não sejam identificadas e tratadas corretamente. Essa inflamação acontece devido ao dano causado pelos microrganismos nos tecidos em que se desenvolvem, sendo fundamental que o tratamento com antibióticos seja iniciado assim que possível.

4. Câncer

O câncer pode provocar inflamação dos ovários quando se desenvolve nesses órgãos ou quando há metástase no local, provocando sintomas como inchaço do ovário, dor abdominal e sangramento fora do período menstrual. Veja outros sintomas de câncer no ovário.

5. Aborto

O aborto pode causar dor na região pélvica e nos ovários, além de provocar sangramento que pode durar entre 2 e 3 dias. Isso acontece porque o aborto provoca uma inflamação nos ovários, que pode diminuir em poucos dias.

6. Endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória crônica, ou seja, que se desenvolve ao longo do tempo provocando inflamação e levando ao aparecimento dos sintomas. A endometriose é o crescimento anormal do tecido endometrial fora do útero, em locais como ovários, trompas de Falópio, intestino ou bexiga, causando sintomas como dor pélvica intensa, fluxo menstrual muito intenso e cansaço excessivo. Conheça mais sobre a endometriose.

Tipos de inflamação no ovário

De acordo com a causa, a inflamação no ovário pode ser classificada em alguns tipos principais:

  • Inflamação autoimune, quando acontece devido a uma alteração autoimune, em que o próprio corpo ataca e tenta destruir as células do ovário. É o tipo mais grave e pode levar a infertilidade e até a cirurgia de retirada dos ovários;
  • Inflamação crônica, em que a inflamação acontece ao longo do tempo, estando principalmente relacionada com a endometriose, que é caracterizada pelo crescimento do endométrio fora do útero, provocando inflamação progressiva dos ovários e de outros órgãos da região;
  • Inflamação aguda, que normalmente está relacionada com uma infecção sexualmente transmissível, em que o agente infeccioso provoca a inflamação do ovário e aparecimento dos sintomas.

É importante que o tipo de inflamação no ovário seja identificado pelo ginecologista para que o tratamento mais adequado seja recomendado.

Tratamento da inflamação no ovário

O tratamento da inflamação do ovário deve ser orientado pelo ginecologista de acordo com a causa, podendo ser recomendado o uso de medicamentos ou cirurgia.

1. Uso de medicamentos

No caso da inflamação ser causada por microrganismos, pode ser recomendado pelo médico o uso de antibióticos, como doxiciclina ou a azitromicina, e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou mesmo corticoides, dependendo do caso. Além disso, o médico pode também recomendar o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Quando a inflamação no ovário é crônica ou quando a mulher também apresenta inflamação nas trompas, pode ser necessária a internação para fazer uso de remédios que são injetados direto na veia.

2. Cirurgia

A cirurgia costuma ser indicada quando a inflamação nos ovários é crônica e/ ou os sintomas são debilitantes e acontecem com frequência, sendo recomendada a retirada dos ovários. Saiba como é feita a cirurgia para retirar os ovários.