Presbiopia: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é:

A presbiopia é a dificuldade para enxergar de perto, sendo difícil focar os objetos de forma nítida. Essa alteração da visão está associada ao envelhecimento do olho e, por isso, também é chamada popularmente de vista cansada.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

De forma geral, a presbiopia tem início aos 40 anos e pode atingir a sua intensidade máxima por volta dos 65 anos, manifestando-se sintomas como cansaço ocular, dificuldade para ler letras pequenas ou visão desfocada, por exemplo.

Na presença de sinais e sintomas de presbiopia, é recomendado consultar o oftalmologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, o que pode ser feito com o uso de óculos ou lentes de contato, o que ajuda a focar melhor as imagens. Em alguns casos, pode ser indicada a realização de cirurgia a laser.

Imagem ilustrativa número 3

Sintomas de presbiopia

Os principais sintomas de presbiopia são:

  • Visão desfocada de perto ou à distância normal de leitura;
  • Dificuldade em ler letras pequenas de perto;
  • Tendência para segurar no material de leitura mais longe para conseguir ler;
  • Dores de cabeça;
  • Cansaço nos olhos;
  • Ardor nos olhos ao tentar ler;
  • Sensação de pálpebras pesadas.

De forma geral, os sintomas tendem a piorar quando se está cansado ou a pessoa está em uma área com pouca luz.

Possíveis causas

A presbiopia acontece principalmente como consequência do envelhecimento, em que há maior enrijecimento do cristalino, que é uma estrutura do olho responsável pelo foco. Assim, quanto menos flexível fica o cristalino, maior é a dificuldade para mudar de forma e focar as imagens corretamente.

Além da idade, outros fatores de risco para a presbiopia também são o uso de alguns medicamentos, como os antialérgicos, diuréticos e antidepressivos, assim como algumas doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla, por exemplo.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da presbiopia deve ser feito pelo oftalmologista a partir da realização do exame oftalmológico básico. Em alguns casos, o médico pode colocar colírio para dilatar as pupilas e observar melhor o interior dos olhos.

Caso deseje, marque uma consulta com o oftalmologista mais próximo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a presbiopia tem como objetivo corrigir a dificuldade do olho para focar os objetos que estão a uma curta distância. Assim, o oftalmologista pode recomendar:

  • Correção ocular com óculos, em que podem ser utilizadas lentes simples, bifocais, trifocais ou progressivas multifocais;
  • Lentes de contato, que podem ser bifocais, monovisão ou monovisão modificada;
  • Cirurgia refrativa, que modifica a forma da córnea, podendo ser realizada a técnica LASIK, LASEK ou PRK, por exemplo;
  • Colocação de uma lente intraocular, em que é feita a extração do cristalino de cada olho e é feito a colocação de um cristalino sintético conhecido como lente intraocular.

Além disso, também existe outro procedimento conhecido como incrustação de tecido da córnea, um pequeno anel de plástico com uma abertura central na córnea de um olho.